Pular para o conteúdo

Coisas para não esquecer de fazer ao trocar de celular

  • por
trocar de celular

Os smartphones se tornaram nossos melhores amigos, nos acompanhando aonde quer que vamos e carregando informações sobre muitas áreas de nossas vidas. São mensagens, fotos, vídeos, senhas, acessos bancários, entre outros. Por isso, trocar de celular pode demandar alguns procedimentos para que todo esse conteúdo seja migrado para o dispositivo novo com o menor esforço possível, por exemplo.

Além disso, vale lembrar que é recomendável eliminar informações pessoais antes de passar o celular adiante. Com relação a mensagens com criptografia, como as do WhatsApp, a recuperação não é tão simples, mas todo cuidado é pouco nesse momento.

Usuários de iPhone podem se valer da ferramenta Início Rápido, disponível em smartphones com sistema operacional iOS a partir da versão 12.4. Além dela, a sincronização do iCloud dá cabo de transferir automaticamente uma quantidade significativa de arquivos presentes no telefone antigo.

Já usuários do sistema operacional Android têm duas opções. A primeira é o uso de armazenamento em nuvem, o que permite o rápido acesso a partir do novo aparelho. Para isso, a conta do Google é a opção mais eficiente, porém também há One Drive, Google Drive e Dropbox para certos tipos de ficheiro.

Depois, você pode fazer uso de softwares, como o Helium, além de usar o bom e velho cartão de memória, mas já meio ultrapassado para a finalidade.

Portanto, muita calma nessa hora e fique atento às dicas desse post!

Leia também: Qual a melhor forma de comprar e vender um celular usado?

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Procedimentos ao trocar de celular

Trocando de celular com Android

  1. Conta Google

A conta Google é uma ferramenta poderosa ao trocar de celular, pois você simplesmente precisa ativar a sincronização com a nuvem e, magicamente, seus arquivos aparecerão como disponíveis no seu novo dispositivo. Porém, é importante indicar às configurações dela quais são os arquivos que devem ser sincronizados.

Para que você saiba o que estará disponível em seu novo aparelho quando você trocar de celular, vá até Configurações > Contas > Conta Google e confira todas as opções de arquivos que estão sendo sincronizados.

Aqueles que tiverem a caixinha marcada são aqueles que podem ser recuperados automaticamente quando você ingressar sua conta no novo aparelho.

  1. Google Fotos

Outra ferramenta importante do Google é o aplicativo Fotos, que realiza um tipo de sincronização automática de todas as fotos do seu celular com um espaço de nuvem virtual. Por isso, é importante visitar o aplicativo e conferir se a Sincronização está ativa.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

  1. WhatsApp

Esse procedimento é necessário em ambos os sistemas operacionais, tanto Android quanto iOS, para que você não tenha problemas com recuperar aquela mensagem que estava no seu histórico depois de trocar de celular.

Então, vá até Configurações do WhatsApp > Conversas > Backup de Conversas e verifique se os backups estão ativos. Isso faz com que, ao se logar em outro celular, seu próprio aplicativo dê conta de recuperar suas mensagens. Nesse momento, é possível, inclusive, ativar a sincronização de vídeos.

Vale lembrar, porém, que os backups podem ser programados para uma certa hora do dia, como durante a madrugada. Assim, se você houver trocado mensagens há pouco tempo, minutos ou horas, e ainda não houver um salvamento sobreposto, é melhor esperar que a sincronização automática seja finalizada.

  1. Aplicativos

Os aplicativos do Android, quando originais, serão sincronizados diretamente a partir da sua conta Google, e você não precisa se preocupar. Por exemplo, se tiver pagado por uma versão premium, ela estará disponibilizada depois de você configurar o aparelho novo quando trocar de celular.

Os apps não-originais (que não são disponibilizados na PlayStore), por outro lado, não vão contar com essa facilidade. Para eles, porém, existe o Helium – App Sync and Backup.

E essa ferramenta é poderosa, pois é capaz, inclusive, de manter os dados do seu aplicativo. Nesse sentido, aquele seu jogo será restaurado no celular novo inclusive na fase em que você está.

Você deve instalar a ferramenta em ambos os celulares, o novo e o antigo, além de instalar o cliente em algum computador caso seu aparelho não tenha permissões root. Contudo, o processo é bastante intuitivo, e permite o uso de nuvens para a realização das transferências.

E a interface também é bastante simples, funcionando como a maioria das entradas de seleção com que os sistemas operacionais atualmente contam: caixinhas para serem marcadas.

Trocando de celular com iOS

  1. Início Rápido

Se você acabou de adquirir um novo modelo de iPhone, tal como um iPhone 11, 11 Pro Max ou algum outro recente, com iOS a partir de 12.4, existe uma ferramenta que facilitará muito a sua vida. Porém, é preciso fazer algumas ressalvas.

Primeiro, o seu telefone antigo também precisa ser um iPhone para que esse procedimento funcione. E, mais, ele precisará ter um sistema operacional que seja, pelo menos, iOS 11. Ou seja, basicamente qualquer modelo que ainda funcione pode ser “transmitido” para um telefone atual, visto que há modelos iPhone 5 que rodam com esse sistema operacional.

O que fazer? Simplesmente ligar o aparelho novo depois de realizar o login em um conta do iCloud, colocá-lo perto do aparelho antigo e ele inicializará o reconhecimento para disparar o aplicativo de Início Rápido. Depois, será necessário apontar a câmera do celular antigo para a tela do iPhone novo, onde aparecerá um tipo de QR Code.

Na sequência, serão necessários o código de desbloqueio do celular novo e o cartão SIM do telefone antigo no novo. Depois, acontecem a sincronização e o backup, e o iCloud dá conta de equipar se novo dispositivo com tudo aquilo que está programado para ser sincronizado.

Você sabe o que está sendo sincronizado com seu iCloud? Para descobrir, o caminho é bem simples:

Ajustes do iPhone > Backup > Ajustes de Backup > iCloud e, aí, basta conferir tudo o que está sendo sincronizado.

Vale ressaltar: a) aplicativos tradicionalmente não são sincronizados, e precisam ser baixados de novo; além disso, b) formas de pagamento da Apple Pay também não são transferidos; e, por fim, c) aparelhos bluetooth, como fones ou caixinhas de som, precisarão novamente ser emparelhados.

  1. WhatsApp

Vale lembrar que, para o WhatsApp, o procedimento é o mesmo do realizado para Android, no interior do próprio mensageiro.

Limpando o celular antigo

Depois de transferir seus arquivos, trocar de celular também impõe limpar o celular antigo, de forma a evitar que seus arquivos caiam nas mãos de terceiros, quaisquer que sejam suas naturezas: nudes, bancos, mensagens. Então, faça o seguinte:

  1. Ao trocar um Android

Se você vai trocar um Android, o procedimento é um pouco mais específico do que o que acontece com iPhones. Isso, pois pode haver mais de um caminho. Contudo, em termos gerais, o passo abaixo (sequencial) é suficiente para que você consiga limpar o seu aparelho:

  • Configurações > Gerenciamento Geral > Restaurar > Restaurar padrão de fábrica

Esse caminho irá zerar o aparelho deixando-o como novo, o que impedirá o acesso a seus antigos arquivos.

  1. Ao trocar um iPhone

Se você vai trocar um iPhone, o ajuste é simples:

  • Ajustes > Geral > Redefinir > Apagar Conteúdos e Ajustes.

Esse procedimento limpa o seu celular, deixando-o novo para o próximo usuário.

Leia mais: 8 tendências tecnológicas que vão impactar 2020

Agora que você já conheceu todos os procedimentos a serem realizados ao trocar de celular, que tal conhecer os planos imperdíveis da TIM e da Claro que mais se adaptam às suas necessidades?

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Compara Plano, pois estamos muito satisfeitos em te ver por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *