Entenda como funciona a troca de chip remota de celular

Com a pandemia do novo coronavírus as pessoas têm comprado de tudo pela internet. Ou pelo menos intensificado esse comportamento. Alimentos, medicamentos, eletrônicos, roupas, álcool em gel, a lista é imensa. Para completá-la, podemos acrescentar agora chip de celular. Sim, por conta das medidas restritivas, as operadoras de telefonia liberaram a troca de chip sem sair de casa. Neste post, você vai entender como fazer.

Em suma, a necessidade da troca de chip de celular pode ocorrer em algumas situações. Entre elas, a aquisição de um novo aparelho celular ou ainda a portabilidade para um plano de outra operadora (para a TIM ou para a Claro, por exemplo). Pode ser ainda por perda, roubo ou defeito da peça.

No entanto, antes da chegada do “novo normal”, era comum fazer isso de forma presencial, em alguma loja física ou revendedor credenciado. Agora, principalmente para pessoas do grupo de risco, sair de casa virou um perigo. Pensando nisso, as operadoras estão realizado a troca de chip com solicitação pela internet.

Desse modo, o produto chega na sua casa pelos Correios, o que é uma grande facilidade. Ao longo desse post você vai entender como funciona esse procedimento e porque o indicamos nesses tempos de pandemia.

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Troca de chip durante a pandemia: como fazer

Certamente, fazer a troca de chip do seu celular pode ser uma dor de cabeça nesse período de pandemia do novo coronavírus. Isso porque apenas dos estabelecimentos comerciais estarem abertos e cumprindo medidas sanitárias de prevenção, ainda é um risco sair de casa e estar sujeito à aglomerações e ao contágio.

Nesse sentido, as maiores operadoras de telefonia facilitaram um pouco as coisas para o usuário que precisa fazer o procedimento. A ideia é fazer a troca de maneira remota, por um canal de atendimento online ou via telefone. Após isso, o recebimento do chip ocorre pelo Correio direto para sua casa.

No entanto, as maneiras de trocar o chip são um pouco diferentes para cada operadora. Vamos relatar abaixo alguns caminhos a serem tomados pelos clientes em cada caso.

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Vivo

A operadora Vivo disponibilizou a todos os clientes, independente do tipo de plano móvel (pré-pago, controle ou pós-pago), a troca de chip com solicitação pelo telefone. O canal de atendimento, nesse caso, é o 1058 ou o *8486. Uma vez em contato por um desses números, o usuário pode fazer a solicitação de um chip e enviar para o seu endereço de cadastro.

Ao receber o dispositivo em casa, o cliente deve fazer novo contato com a Vivo para ativar o chip e colocá-lo no celular para começar a usar. Os prazos de entrega podem variar de acordo com a região.

Oi

Por sua vez, a operadora Oi está orientando os usuários que precisam fazer a troca de chip para também fazer contato pela central de atendimento, no número 1057. A partir da ligação, o cliente poderá fazer a solicitação de um novo chip.

Por medidas de segurança, a operadora solicita o envio de uma foto e a cópia do documento de identificação do cliente. Esse procedimento pode ser realizado pelo app Minha Oi de qualquer outro celular.

Depois dessa confirmação de segurança, o novo chip é enviado ao cliente pelo correio.

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TIM

Da mesma forma que a Oi e a Vivo, a TIM disponibiliza a sua central de atendimento por telefone, pelo número 1056, para solicitação de resgate/substituição de chips em caso de perda, roubo ou quebra do dispositivo. O procedimento é realizado para clientes dos planos pós-pago e controle.

Já quem é usuário de planos pré-pago e express da operadora devem adquirir novos chips em postos de venda físicos, como supermercados e farmácias. Após a compra do dispositivo, é preciso fazer a migração da linha original.

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Claro

Por sua vez, a Claro orienta os clientes com algum problema no chip dos planos pré ou pós-pago a comprar um novo dispositivo em redes de supermercados e farmácias da sua região. Após a aquisição, é preciso efetuar o cadastro e ativação da nova linha, de acordo com as orientações constantes em manual quem vem com o próprio chip.

Assim, o consumidor precisa entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 1052 para iniciar o processo. A linha nova e a antiga devem ter a mesma titularidade.

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Você conhece todos os tamanhos de chip antes da troca?

Quando falamos em troca de chip é importante também conhecer todos os tamanhos desse dispositivo disponíveis no mercado. Isso porque também é bastante comum clientes de qualquer operadora terem que trocar o chip após a compra de um novo aparelho de celular, cujo tamanho do chip é menor do que o anterior.

Algumas lojas de eletrônicos oferecem um serviço de corte de chip, modificando o tamanho manualmente. No entanto, não é recomendável. O ideal é procurar a operadora e solicitar o procedimento de envio de um novo chip de acordo com a necessidade.

Atualmente, são três tamanhos de chip disponíveis no mercado:  Mini, Micro e Nano. Geralmente, o que vai definir qual tipo de chip vai em cada celular é a geração do aparelho. Os mais antigos utilizam o dispositivo maior. Confira mais detalhes abaixo:

Mini Chip

Apesar do nome Mini, é o maior chip entre os três modelos. Foi lançado em 1996 e também é chamado de 2FF, com medidas de 25mm x 15mm x 0,76mm. É utilizado normalmente em celulares mais antigos ou com preços mais em conta.

Micro Chip

O chip Micro foi lançado em 2002 como a evolução do Mini. É conhecido por ter sido criado junto com o lançamento do iPhone 4. Suas medidas são 15mm x 12mm x 0,76mm. Utilizado em smartphones mais avançados tecnologicamente.

Nano Chip

O terceiro tipo de chip é o Nano, também chamado de 4FF. É o menor deles, com medidas de 12,3mm x 8,8mm x 0,67. Lançado em 2012, é usado nos últimos modelos de smartphones intermediários e top de linha.

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Troca de chip: pela pela internet!

Agora que você já conhece os procedimentos para troca de chip sem precisar sair de casa, que tal conferir uma lista com 10 indicações de celulares bons e baratos para economizar!

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