Pular para o conteúdo

Como trabalhar pelo celular? 8 ótimas alternativas

trabalhar pelo celular

O ato de trabalhar mudou bastante por causa da internet. Atualmente, empresas e funcionários optam pelo expediente remoto, com ajuda dos celulares e computadores. Trabalhar pelo celular, aliás, nunca foi tão fácil e prático.

Essa mudança acontece também devido à pandemia da Covid-19, onde tivemos que encontrar formas de ganhar dinheiro de casa, com recursos próprios.

Assim, operar pelo celular se tornou algo muito mais constante. Afinal, o mercado exige do profissional conhecimento de tecnologias atuais. E, vamos ser sinceros, o smartphone é essencial, então essa tendência faz muito sentido.

Pensando nisso, separamos alternativas para te ajudar a ganhar dinheiro pelo smartphone. Se você precisa de um extra ou uma renda principal, nosso guia mostra quais opções para entrar nesse mundo.

Ficou curioso? Continue lendo.

Leia também: Dados móveis: o que são e como economizar para não ficar sem internet

Como trabalhar pelo celular?

Como comentamos, o trabalho remoto está na moda. Porém, “remoto” não significa operar apenas de casa. Com o aparelho, você consegue ganhar dinheiro independente de onde estiver. Escritório, apartamento, qualquer lugar é indicado.

Assim, cada app oferece uma forma específica de ganhar dinheiro. Existe, por exemplo, plataformas com espaço para o usuário vender objetos, como a OLX. Outras, concentram serviços oferecidos pelos usuários, ou seja, se você é professor, pode desenvolver cursos para Udemy, por exemplo.

Parece bem interessante, não? E é bem mais fácil do que se imagina. A maioria dos apps não têm grandes burocracias e sempre há um capaz de ajudar no que você tem a oferecer.

Uma boa internet é essencial!

No seu expediente, vai precisar de uma boa conexão de internet. Alguns dos apps usam muita web, assim, assine uma internet de qualidade e não fique para trás. Existem muitas opções e uma delas com certeza cabe no seu bolso.

Além disso, um smartphone relativamente moderno também é necessário. Afinal, para ter acesso aos aplicativos mais recentes, é necessário de um sistema operacional novo. Mas não fique preocupado! Não compre um celular ultra caro, com muitas ferramentas. Invista em um bom, mas com preço justo.

Alternativas para trabalhar com seu celular

Depois de entender os requisitos, só resta apresentar os aplicativos que vão ajudar nesse novo desafio. Vamos lá?!

1. Enjoei

Tá cheio de roupas e acessórios no armário? O Enjoei ajuda a encontrar pessoas interessadas em objetos não essenciais do seu dia a dia.

O aplicativo é bem tradicional e muita gente utiliza, especialmente para uma grana extra. Ele funciona como um brechó: você cadastra roupas e acessórios em bom estado, e administra suas vendas de forma simples e direta.

Apesar de ser bem popular para roupas, você pode vender eletrodomésticos e móveis também. Isso se eles estiverem em boas condições, é claro.

Pra conseguir uma conta no Enjoei, você informa seu CPF e conta bancária. Porém, precisa ter mais de 18 anos para usar o site. Além disso, sua câmera deve estar funcionando para fotografar os objetos.

2. OLX

A OLX também funciona como local para vender o que você não precisa mais. Diferente do Enjoei, a OLX tem um número maior de categorias de produtos e isso ajuda muito na hora da venda.

Você vai poder negociar eletrodomésticos, eletrônicos e celulares, além de imóveis! É muita opção!

A OLX está disponível em todos os estados do Brasil e disponibiliza limite de anúncios gratuitos por mês para cada usuário. Além disso, os clientes podem entrar em contato com você, caso surja alguma dúvida.

3. NuvemShop

Outra opção de loja online, a NuvemShop dá espaço para produtos de forma simples e direta. O design do aplicativo é bem intuitivo e você pode personalizar sua loja da forma que preferir.

A NuvemShop deixa o usuário categorizar os produtos e controlar a compra e venda. O pagamento é feito por meio de ferramentas como o PayPal e PagSeguro, além de boleto bancário e transferência.

4. 99Freelas

Se você quer oferecer seu serviços como Freelancer, o 99Freelas é uma boa opção para ser notado.

Com o aplicativo, o usuário cria gratuitamente um perfil e oferece seu trabalho. Você poderá colocar o curriculum e portfólio, além de suas habilidades e competências. Assim, encontrará vagas que encaixam com o seu perfil. Após isso, poderá se candidatar e aumentar sua renda.

Entre os profissionais, existem designers, escritores, videomakers, fotógrafos, marqueteiros. No fim, sempre existe alguém interessado no seu trabalho.

5. Foap

Os fotógrafos também têm a opção de vender suas produções pelo Foap. Essa plataforma atua como uma rede social, onde o usuário disponibiliza suas fotos.

As produções são vendidas pelo preço fixo de US$ 10,00 e o valor é depositado via PayPal. Apesar do dinheiro não ser tão grande, o Foap oferece desafio temáticos, onde os usuários cadastram fotos e concorrem a prêmios em dinheiro.

Se você já é fotógrafo, é uma boa forma de renda extra. Porém, o site é gringo, então vai precisar de um bom inglês para lidar com os detalhes de cadastro e dinheiro.

6. Udemy

Vagas para professores são difíceis, mas ao trabalhar com seu celular, pode conseguir uma chance de exercitar suas competências.

A Udemy é uma boa opção se você é especialista e está disposto a desenvolver aulas para ajudar outras pessoas. Com a plataforma, o usuário poderá oferecer cursos no formato EAD.

7. Airbnb

Tem um imóvel sobrando, ou mesmo um quarto sempre disponível em casa? O Airbnb é a plataforma ideal para anunciar uma casa/apartamento ou quarto para alugar por um período curto. Assim, você conseguirá usar algo seu para garantir mais dinheiro.

Para fazer uma conta, você deve especificar tudo sobre o local, inclusive com fotos. Por isso, tenha uma boa câmera e registre as melhores imagens possíveis.

Além disso, para validar o cadastro, os documentos do imóvel devem estar certinhos, com impostos pagos e tudo.

8. Uber

A Uber é uma conhecida empresa de transporte. Com ela, o funcionário cadastra seu veículo e atua no transporte de passageiros, sendo perfeito para uma renda extra.

Para ser parte da Uber, você precisa de um carro relativamente novo e com espaço para várias pessoas. Além do mais, documentos como carteira de motorista e imposto sobre o veículo devem estar regulares. Apesar disso, o cadastro é tranquilo.

O smartphone vai ser seu melhor amigo: com ele você gerencia suas corridas.

Vale a pena trabalhar pelo celular?

Já deu para perceber as muitas opções para trabalhar pelo celular. É prático, o investimento é baixo e você pode utilizar coisas comuns no seu dia a dia para ter uma boa renda.

Além disso, operando de forma remota, você administra seus horários e não gasta com ônibus ou metrô. Sem falar que o celular é super dinâmico e intuitivo. Não precisa fazer curso para lidar com ele.

Apesar disso, existem desvantagens. Você acaba se distraindo mais com a quantidade gigante de apps, especialmente as redes sociais e é difícil separar o horário pessoal do profissional.

Uma dica é definir um local específico para o trabalho e um cronograma. Assim, fica fácil separar o pessoal do profissional. Outra opção é ter dois smartphones: um para o trabalho e outro para você.

Ganhe dinheiro sem sair de casa

A internet mudou nossa vida e melhorou muitos aspectos. O trabalho está mais dinâmico e temos mais alternativas para atingir metas. Além disso, as empresas também têm se apoiado muito no home office, e essa onda tende a crescer ainda mais nos próximos anos.

Uma nova maneira de trabalhar é utilizando o celular, e vimos como essa alternativa pode vir a calhar num momento tão diferente da nossa sociedade, ainda muito afetada pela pandemia. Ainda assim, essa ferramenta pode ser a chave para continuarmos ativos.

Porém, quem define se esse tipo de trabalho funciona é você. Analise sua situação e escolha como será esse novo desafio. Para outros conteúdos sobre tecnologia, acompanhe o blog do Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *