Qual a melhor operadora para trabalhar em casa? Saiba como escolher!

Sem dúvida, trabalhar em casa virou a realidade (ou mesmo a única opção) de milhares de brasileiros por conta da pandemia do novo coronavírus. Com as restrições de aglomeração de pessoas, algumas empresas já estão contratando exclusivamente para homeoffice. Se você já aderiu a essa modalidade, é importante lembrar que precisa de uma internet confiável em sua casa para não se estressar.

Em algumas profissões, com a do design gráfico ou de engenheiros, ter um bom plano de internet faz toda a diferença para trabalhar em casa. Isso porque a internet precisa dar segurança e estabilidade para você não perder tempo. Nada mais incômodo do que não conseguir trabalhar em casa por causa de problemas com a sua internet.

Por essa razão, nesse post, vamos dar algumas dicas sobre como escolher o melhor plano para cada profissão. Além disso, orientar sobre como montar o seu cantinho de homeoffice perfeito para realizar os jobs com eficiência. Nessa linha, a TIM e a Claro tem opções bem atraentes, das mais acessíveis às mais completas. Vamos detalhar também nesse post.

Confira!

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Como saber qual a internet ideal para você trabalhar em casa?

Uma internet rápida e estável é o sonho para quem opta por trabalhar em casa. Na verdade, além de aspectos como ergonomia ou qualidade do seu computador, a velocidade da internet é um dos principais fatores para você ficar atento ao fazer o homeoffice. Sem uma rede segura, que atenta às suas necessidades, você certamente vai desistir da ideia de trabalhar em casa.

Por essa razão, na hora de contratar um plano de internet, é importante verificar a velocidade de download, que influencia para baixar arquivos e fazer videochamadas. Além da velocidade de upload, procedimento para enviar e compartilhar arquivos.

Muitas pessoas tem dado preferência à internet via fibra ótica, por ser mais veloz em relação à oferecida via cabo. A Claro, por exemplo, oferece várias opções de planos já em fibra ótica. Para isso, é preciso verificar a disponibilidade em cada região.

No Compara Plano é possível verificar muitas alternativas de planos de internet para sua residência de todas as operadoras antes de fazer a contratação.

Identifique seu perfil de usuário

O seu perfil de usuário de internet está diretamente ligado à sua profissão para trabalhar em casa. Ou seja, há ocupações em que você precisará investir em um plano mais top. Em outras, um plano básico já é o suficiente. Essa avaliação é muito particular. Em outras palavras, vai depender de cada caso. Mas não fogem muito desses três perfis abaixo:

  • Perfil básico – Na sua profissão ou trabalho, você precisa de internet apenas para verificar e-mails, acessar sites leves, como os de notícias, ou ainda o sistema interno da sua empresa. Podem ser jornalistas, advogados, produtores de conteúdo, ou até vendedores. Nesse caso você pode optar tranquilamente por planos econômicos, entre 15 e 20 mega de velocidade.
  • Perfil intermediário – Por outro lado, se você precisa de uma internet rápida para fazer downloads e uploads de arquivos mais pesados, o perfil é de usuário intermediário, como programadoras, designers e profissionais da informática. O ideal seriam planos com conexões superiores a 100 mega.
  • Perfil avançado – São as pessoas que utilizam a internet para jogos online, videoconferências com pessoas em outros países e plataformas de streaming. Ou, ainda, necessita de acesso remoto à servidores da sua empresa. Esse perfil é muito comum para gomers, desenvolvedores ou profissionais da TI. Desse modo, os planos ideais são entre 300 e 500 mega..

Leia também: Trabalhar em casa pela internet: tendência continua em 2020

Dicas para melhorar o sinal da internet sem fio para trabalhar em casa

Além de acertar na escolha do plano de acordo com o seu perfil, há outras maneiras de melhorar usa internet para trabalhar em casa. Abaixo, listamos algumas dicas fáceis para você ajustar sua conexão sem fio e obter o melhor resultado dentro do seu pacote.

Teste a sua conexão

Você desconfia que a operadora não está entregando a velocidade de internet que você contratou? Para isso, há um remédio perfeito: os testadores de conexão. Há diversas opções interessantes na web e, geralmente, o processo é concluído em segundos.

Uma das alternativas mais confiáveis é o site Brasil Banda Larga, serviço oferecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Portanto, quando você notar alguma instabilidade no seu sinal da internet, ou lentidão, faça um teste. Se o problema for frequente, aí será preciso entrar em contato com a sua operadora e revisar o contrato.

Leia também: Internet lenta? Conheça o teste de velocidade da Algar

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA A SUA INTERNET

Certifique-se dos dispositivos conectados

Pouco adianta ter uma internet que caiba no seu bolso, por exemplo, e forçar o sinal com uma série de dispositivos conectados. Como assim? Se você acessar ao mesmo tempo a sua internet com um tablet, um notebook, um desktop e o celular, por exemplo, via sinal sem fio, certamente vai ocorrer instabilidade.

Houve queda de velocidade? Então certamente você precisa desconectar alguns desses aparelhos da rede. Quanto mais dedicada a sua internet a apenas um dispositivo, sem dúvida trabalhar em casa será menos conflituoso. Outra dica é sempre colocar login e senha para entrar na sua Wi-Fi, para evitar usuários indesejáveis.

Para ver quem está acessando a sua rede, é preciso acessar o menu de configurações do roteador. Ou ainda usar aplicativos como o Tether ou MyDLink. Há também a possibilidade de ver isso diretamente pelo celular.

Priorize o dispositivo para você trabalhar em casa

Outra boa dica para ter o melhor rendimento da internet enquanto você trabalha em casa é utilizar a rede exclusivamente para o seu computador. Ou seja, limite o número de dispositivos conectados a sua internet na hora do seu trabalho homeoffice.

Preste atenção também na sua televisão. Evite utilizar aplicativos de streaming, como Netflix ou Amazon Prime, durante seu trabalho em casa. Essas plataformas são verdadeiras “sugadoras” de sinal de internet.

Leia também: Amazon Fire TV, Apple TV ou Netflix? Como escolher o melhor serviço de streaming?

Não use o microondas!

Sim, você não leu errado. Por incrível que pareça, o aparelho de microondas da sua cozinha pode prejudicar e muito o seu sinal de internet sem fio. Quando em funcionamento, o equipamento emite ondas que interferem nos sinais do roteador. Mas isso, claro, quando o microondas estiver ligado por um período mais longo.

Fique o mesmo cômodo do roteador

Outra dica bem importante é tentar trabalhar em casa no mesmo cômodo onde está instalado o seu roteador. Com isso, o sinal da internet Wi-Fi não precisará atravessar paredes e, com isso, enfraquecer.

Proteja seu trabalho em casa

Para você trabalhar em casa com segurança de informação, são também recomendadas algumas práticas:

  • Priorize sempre utilizar computadores oferecidos pela empresa, se possível;
  • Evite usar redes públicas de internet sem fio;
  • Fique atento a links suspeitos que chegam por e-mail ou aplicativos de mensagens. Podem ser hakers;
  • Acesse sites com conexão segura, reconhecida pelo código HTTPS no início da url;
  • Cuide das suas senhas e logins como se fosse a sua chave de casa;
  • Crie e mantenha um backup do seu trabalho.

E aí, escolheu seu plano para trabalhar em casa?

Agora que você já conhece as séries que bombaram na Netflix esse ano, que tal conferir quais os melhores planos de internet para seu celular? Certamente, você também vai precisar de um para trabalhar em casa.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat