Pular para o conteúdo

Trabalhar em casa pela internet: tendência continua em 2020

Se você nunca pensou que trabalhar em casa pela internet fosse algo possível, é melhor acostumar-se com a ideia. Isso porque o chamado home office já havia despontado há alguns anos e, em 2020, tem virado quase a salvação de muitos profissionais e empresas. Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas restritivas de contato social, trabalhar em casa pela internet já não mais, para muitos, uma opção. Mas, sim, a única forma de manter-se no mercado.

Em resumo, essa situação aumentou bastante as oportunidades de trabalho e ofertas de emprego em todas as áreas por home office. A verdade é que independente desse novo contexto que afetou as relações, trabalhar em casa pela internet sempre teve muitas vantagens. Uma delas, talvez a principal, é a flexibilidade de horários.

Certamente, um dos fatores que tem contribuído bastante para trabalhar em casa pela internet é a melhoria na qualidade. Operadoras de telefonia e TV optam por investir pesado nesse aspecto, como por exemplo, na fibra ótica, para melhorar a experiência online.

Se você tem interesse em trabalhar em casa pela internet, vamos falar mais sobre o assunto nesse post. Além disso, vamos dar dicas de ferramentas que ajudam no home office e também as melhores profissões para trabalhar em casa pela internet.

Confira!

Leia também: Por que a internet dos Sentidos vai mudar a tecnologia?

Trabalhar em casa pela internet está em alta

Definitivamente, o trabalho na modalidade home office é uma estratégia fortemente adotada por empresas no Brasil e no mundo. É o que comprova a consultoria Mercer, na Pesquisa de Tendências e Talentos Globais. O estudo cita a “flexibilidade permanente”, uma mistura entre trabalhos flexíveis ao estilo de vida atual das pessoas, mais digital do que nunca.

Em outras palavras, essa tendência leva a um repensar em toda a dinâmica do mercado de trabalho e suas relações. Além do home office, a pesquisa cita também como tendência para 2020 o nomadismo digital e os espaços flexíveis (coworkings).

Para você ter uma ideia, entre 680 empresas consultadas na pesquisa, 35% adotaram o home office a funcionários em dias da semana e 62% horários mais flexíveis de trabalho. O motivo é o que vamos detalhar mais a frente desse post, as vantagens de trabalhar em casa pela internet. Não perder tempo em congestionamentos, melhorando assim a qualidade de vida e a produtividade.

Em suma, de acordo com a Mercer, em 2020, a força de trabalho remota estará conectada em qualquer dispositivo com internet, em qualquer local da Terra. Desse modo, é possível formar equipes de trabalho com integrantes espalhados por vários países. É uma quebra de fronteiras, não é verdade?

Leia também: 6 dicas para proteger a privacidade dos dados na internet

Por incrível que pareça, mais produtividade

Para você ter uma ideia, informações divulgadas pelo Linkedln, com mais de 570 milhões de usuários no mundo, quase a metade dos profissionais que atuam nos Estados Unidos trabalha em home office, além de presencialmente.

Já o levantamento Home Office 2018 apontou que 45% das empresas já aderiram ao teletrabalho. Enquanto isso, para outras 15%, trabalhar em casa pela internet é uma medida a ser implementada entre os empregados. Outra pesquisa da Randstad mostrou que sete em cada dez trabalhadores gostariam de fazer home office.

O que impressiona é que o trabalho em casa pela internet parece ser mais produtivo do que presencial. Mesmo com as possíveis distrações que podem ocorrer quando se está em casa. Uma pesquisa da ADP, player do mercado da área de recursos humanos, indicou que 29% dos trabalhadores remotos são totalmente engajados. Por outro lado, apenas 18% os são em trabalho presencial.

Essa pesquisa entrevistou 19.346 empregados de 19 países, em 2018. Esse desempenho ocorre, justamente, pois em home office o funcionário não perde tempo com deslocamentos de casa para o trabalho e vice-versa.

Sinal da internet é ponto positivo

Uma grande aliada do trabalho em home office é a própria internet, que tem melhorado consideravelmente o serviço. A cada ano, observamos avanços que resultam no aumento da velocidade da rede, tanto fixa como móvel, e também opções de planos para todos os perfis.

Atualmente, enquanto a internet via fibra ótica está se popularizando nas residências, a telefonia aguarda os desfechos para a chegada do 5G no Brasil. Ou seja, num ritmo nunca antes visto, a internet vai se modernizando e dando mais segurança para quem opta por trabalhar em casa.

Leia também: Leilão do 5G é adiado pela Anatel para 2021

 

Profissões para quem ser trabalhar em home office

Se você está interessado em trabalhar em casa pela internet, há algumas profissões que se adaptam melhor à prática. Vamos dar quatro exemplos abaixo:

1 – Jornalista

O trabalho do jornalista ultrapassou a muito tempo a redação de jornais e emissoras de televisão. O mundo digital chegou para ficar nessa profissão. Com isso, trabalhar em casa pela internet é a realidade de muitos profissionais da área.

Muitos deles passaram a atuar com jornalismo digital, marketing digital, inboud marketing e produção de conteúdo para os mais diversos canais. Esse tipo de atividade é plenamente possível por via remota, apenas com um bom computador e conexão de internet.

 

2 – Psicólogo

Ultimamente, tornou-se bastante comum o atendimento de psicólogos via web. Por meio de uma conexão de internet confiável e de ferramentas online, você pode contratar uma sessão com um desses profissionais em qualquer lugar do mundo.

Ou seja, não é mais necessário estar frente a frente do paciente para fazer atendimento nessa área. Portanto, para quem quer trabalhar em casa pela internet, é uma boa opção.

3 – Desenvolvedor de Softwares e websites

O desenvolvimento da tecnologia e da internet são grandes aliados para os profissionais da TI. Com isso, o trabalho em home office para eles é cada vez mais frequente. A área da TI é bastante ampla, mas podemos citar o desenvolvimento de softwares e websites como atividades perfeitamente viáveis para quem deseja trabalhar em casa nesse segmento.

 

4 – Designer Gráfico

Quem tem formação em Design Gráfico também está surfando a onda do home office. Assim como as profissões acima, o designer necessita de um bom computador, dos programas de edição gráfica e uma boa conexão com a internet para trabalhar. Feito isso, pode atender a qualquer cliente de forma remota.

 

As demandas de trabalho estão atreladas a criação e desenvolvimento de marcas, peças para redes sociais e identidades visuais para os mais variados motivos. Certamente, são atividades muito viáveis para fazer via home office.

Ferramentas para quem trabalha em casa pela internet

Se você optou por trabalhar em casa pela internet, certamente vai precisar em algum momento de alguma ferramenta para reuniões por videoconferência. Portanto, conheça um pouco mais sobre essas duas:

Partiu trabalhar em casa pela internet?

Como você pode ver, trabalhar em casa pela internet não é mais o futuro, e sim o agora.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *