TIM é a operadora com a maior cobertura 4G em municípios no Brasil

A TIM é a operadora com a maior cobertura 4G em municípios no Brasil. Segundo informações da empresa e também da Anatel, a TIM confirma – no mês de setembro – a cobertura de 3.355 municípios. Com esse número, a população coberta com a tecnologia 4G pela operadora italiana chega a 89,7%.
Na segunda colocação de mercado está a Vivo. O número de municípios cobertos pela operadora, também pela tecnologia 4G, é de 3.190. Um total de 88,6% da população do país.
A Claro aparece como a terceira melhor cobertura do país, com 2.664 municípios onde a operador tem abrangência. Em dados populacionais, chegam a 85,2% dos moradores do Brasil com disponibilidade a acessar os serviços da Claro.

Soma das operadoras no país

Na soma de todas as operadoras atuando no Brasil, temos 4.635 municípios sendo cobertos pelo 4G. Esse número equivale a 96,5% da população brasileira. O aumento das redes na faixa de 700 MHz está beneficiando as operadoras, já que melhora os resultados da experiência de velocidade de download e experiência de vídeo.
Porém, uma das vantagens mais significativa de 700 MHz é sua capacidade de se propagar por áreas rurais e por funcionar melhor em áreas urbanas. Isso por que tem mais capacidade para penetrar em paredes, levando de maneira mais consistente velocidades de download e conexões otimizadas para transmissão de vídeo.

Evolução do 4G

O 4G, tecnologia que vem crescendo no Brasil e atingindo quase 90% da população do país, utiliza a tecnologia LTE, que permite tráfego de dados em velocidades superiores a de redes 3G, bem como maior eficiência de espectro (mais dispositivos conectados sem prejudicar a rede).

Um avanço na 4G é a 4G+, que tem um detalhe a mais: o celular se conecta simultaneamente a mais de uma frequência ou faixa de espectro. Ou seja, aumenta a capacidade de transferência entre o aparelho celular e a antena da operadora.

A evolução da 4G+ é a tecnologia 4,5G, que permite uma maior velocidade de acesso à internet, que pode ultrapassar centenas de megabits por segundo.

Porém, a cobertura em 4,5G não está presente em todos os lugares onde o 4G existe. Além disso, são pouquíssimos os dispositivos compatíveis com 4,5G. Além disso, são pouquíssimos os dispositivos compatíveis com 4,5G; quando o aparelho não é compatível, utiliza o 4G convencional ou 4G+.

Como a tecnologia 4G já permite ótimas velocidades de conexão com a internet, o objetivo do 5G é levar internet para dispositivos conectados como por exemplo automóveis, fechaduras eletrônicas e câmeras de segurança. A tecnologia traz velocidades acima de 10 gigabits por segundo.

Cobertura TIM nas tecnologias 4,5G e 5G

4G+ e 4,5G são nomes comerciais dados ao LTE Advanced e/ou ao LTE Advanced Pro, tecnologias que apresentam ganhos significativos de capacidade em relação ao LTE.

A sigla vem de Long Term Evolution, termo adotado para designar o padrão de 4 ª Geração estabelecido para a rede das operadoras de celular como evolução para operadoras de GSM.

Nessa tecnologia, a Claro aparece como a operadora que cobre o maior número de municípios no país, num total de 1.596 – segundo dados do mês de setembro. O número equivale a 73,7% da população do Brasil coberta com tecnologia LTE Advanced.

Na segunda colocação está a Vivo, com 64,4% dos moradores do país com acesso à tecnologia mais avançada. Em número de municípios cobertos, a operadora alcança 1.096 localidades.

A TIM, líder em cobertura 4G, aparece apenas em terceiro quando se fala em tecnologia LTE Advanced. Segundo dados da própria operadora, também de setembro deste ano, 963 cidades do Brasil podem contar com a empresa quando se fala em 4,5G.

Em dados populacionais, pouco mais da metade dos moradores do pais, 55,9%, recebem a tecnologia por meio da TIM.

TIM no Sul do Brasil

Nos três estados do Sul, a empresa TIM aparece com destaque.

Santa Catarina

 Em Santa Catarina, são 281 municípios cobertos pela operadora. Seguida pela Claro, com 168, e, bem pertinho, a Vivo, com 164 cidades recebendo o serviço.

Paraná

No Paraná, 365 municípios recebem o sinal TIM. A cobertura da Claro aparece na segunda colocação, com 214 cidades. A Vivo, 190 localidades, fica em terceiro lugar na cobertura paranaense.

Rio Grande do Sul

Já para os gaúchos, a Vivo disponibiliza a maior cobertura, com 373 municípios cobertos. No Rio Grande do Sul a TIM é a segunda colocada, abrangendo 229 cidades. O serviço Claro, a terceira colocada no estado, está acessível em 198 localidades.

O 4,5G da TIM no Sul do Brasil

Olhando apenas para o Sul do Brasil, no 4,5G a TIM se destaca no estado do Paraná. A cobertura da operadora chega a 75 municípios. Enquanto a Claro está em 51 e a Vivo em apenas 33 cidades.
Tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul, a Vivo tem a maior cobertura.

Dos municípios catarinenses, 61 deles têm a cobertura da Vivo. A Claro chega a 41, enquanto a TIM aparece em apenas 38.

Veja os resultados do estudo sobre a cobertura de internet 4G no Brasil neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *