Pular para o conteúdo

Tetris Online: saiba como jogar o clássico Tetris de graça

Tetris Online

Tetris Online é o novo formato do amado jogo puzzle que está em circulação desde 1984. Tetris é o tipo de jogo que sempre faz parte da vida das pessoas. Com uma interface simples e uma jogabilidade que vai ficando mais complexa com o passar do jogo, o famoso puzzle de blocos e formatos conquista fãs diariamente desde o dia do seu lançamento.

Disponível em todas as plataformas que se possa imaginar, Tetris é um verdadeiro clássico, e agora recebeu uma versão online. Por isso, separamos tudo que você precisa saber sobre essa amada franquia de jogos e como jogar o novo modo. Confira!

Leia mais: Aprenda como ganhar dinheiro com as redes sociais

A história do Tetris

Apesar de ser muito popular no mundo dos games, muitas pessoas não sabem que a famosa franquia Tetris tem sua origem em terras russas.

A primeira versão do jogo foi feita em uma universidade russa em 1984 pelos desenvolvedores Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. O jogo foi o primeiro grande conteúdo a ser exportado pela então União Soviética no segmento de jogos e foi considerado pelo grande público como um tipo de vício.

Em relatos, o desenvolvedor Alexey Pajitnov diz ter se inspirado no jogo de tabuleiro Pentaminó que consiste na colocação de figuras que remetem a letras em um quadro de forma congruente. A ideia, então, era a de criar um formato infinito do Pentaminó que eliminasse as linhas quando completas.

O jogo obteve tanto sucesso que logo as grandes empresas de jogos da época demonstraram interesse em distribuí-lo. Não tardou para que a Nintendo adquirisse os direitos do jogo. Assim, em 1984 Tetris foi lançado, obtendo sucesso estrondoso por todos os países por que passou até os tempo de hoje, quando recebeu a versão online chamada Tetris Online.

Tetris Online: como e onde jogar

A empresa responsável pela marca Tetris decidiu lançar recentemente uma versão gratuita e online do consagrado jogo de puzzle. Para poder ter acesso ao jogo, basta ter uma conexão ativa de internet e usar um navegador atualizado. Além disso, é possível jogar com o smartphone desde que ele tenha um navegador instalado.

Para jogar no PC basta seguir os seguintes passos:

  1. Pesquise por Tetris Online no Google e clique no primeiro resultado da busca.
  2. A tela inicial do jogo aparecerá. Caso isso não aconteça, basta clicar em ‘play now’ localizado no canto superior direito da tela.
  3. O jogo possui controles pré-definidos e é possível visualizá-los no final do página. É possível jogar tanto com o mouse quanto com o teclado.
  4. Caso você deseje um desafio extra, é possível aumentar o nível do jogo clicando no botão de “level”. Ao fazê-lo a velocidade e o número de blocos aumentará significativamente.
  5. Também é possível usar os recursos de “hold”, que segura um bloco para ser usado mais tarde, e “next”, que mostra os blocos que estão por vir.

Para quem optar por jogar no smartphone, deve-se:

  1. Abrir o site oficial do Tetris no navegador.
  2. Ao começar a jogar os controles ficam direto na tela.
  3. Toque no bloco para que ele troque de posição, e na parte inferior para que o bloco desça mais rápido.
  4. Para utilizar os blocos que ficam na opção “hold”, basta clicar sobre ela.

Outras plataformas para se jogar Tetris Online

Apesar de o site mencionado ser o oficial da empresa Tetris, existem outros portais que disponibilizam o jogo. Sites como o IG, Click Jogos e Poki possuem várias versões do puzzle.

Já para quem prefere jogar no smartphone, também é possível encontrar várias versões do game, sendo a mais popular a da mesma empresa responsável por Tetris Online.

Aos que possuem console e desejam relembrar a jogatina em um, é possível encontrar o jogo para todos eles. O jogo é distribuído pela Enhence Games e pode ser encontrado pelo valor de R$160.

Já para consoles de mão, como o Nintendo Switch, o jogo chama-se Tetris 99, e atualmente está sendo distribuído gratuitamente.

Para quem deseja jogar Tetris em algum console antigo específico, é possível procurar por emuladores e seus ROMs.

Curiosidades do Tetris

Você sabia? A franquia Tetris tem várias histórias para contar com seus quase 40 anos de história. Então, separamos as mais peculiares sobre ela.

Do Pentaminó até Tetris Online

Como já falamos, o jogo que inspirou o Tetris como conhecemos hoje chama-se Pentaminó. Porém, você sabia que o Pentaminó é um jogo composto por 18 peças?

O Tetris como conhecemos é composto por tetraminós e é formado por apenas 7 peças que se mantém até hoje na versão do Tetris Online.

Viciante até hoje

Desde o momento da sua concepção, Tetris foi considerado viciante. Inclusive, antes do boom comercial, seus criadores decidiram descartar o jogo por causar vício imediato que causava em quem jogava.

Para a nossa alegria, o jogo continuou sendo distribuído informalmente, até que chegou aos olhos da Nintendo. Ufa!

Tetris Online mesmo!

Em 1993, Tetris foi o primeiro jogo eletrônico a ser jogado no espaço. Distribuído apenas no Nintendo Game Boy, o jogo e o console chegaram até a estação espacial MIR, onde ficaram por 196 dias.

Não só isso, ambos deram 3 mil voltas na terra e retornaram em segurança ao nosso planeta.

Tetris pode atuar até mesmo na saúde

Em 2014 na Universidade de Plymouth pesquisadores defenderam a teoria de que Tetris pode ajudar a combater o desejo de consumir alimentos calóricos, bebidas alcoólicas e cigarros.

A pesquisa afirma que a rapidez e a complexidade do jogo tiram o foco das pessoas em tais desejos e pode ajudar aos que pretendem diminuir esses hábitos.

Leia mais: Confira dicas e aplicativos para reduzir as despesas diárias

Cânone do mundo dos games

Recentemente o famoso site de games IGN, inseriu Tetris como um dos 10 jogos mais influentes no mundo dos jogos.

Segundo a matéria feita em 2007, o jogo foi responsável por quebrar a impressão de que jogos eletrônicos eram voltados apenas para crianças e conquistou espaço entre os adultos dos anos 1980.

Ainda segundo a IGN, Tetris foi o pioneiro do gênero de “jogos casuais” e abriu as portas para os puzzles como conhecemos hoje.

Brigas Autorais

A primeira versão de Tetris foi desenvolvida em 1984. Apesar de todo seu potencial, seus criadores decidiram não dar continuidade ao projeto e o mesmo começou a ser distribuído informalmente.

Passando de mão em mão, um disquete contendo o jogo chegou às mãos de Robert Stein, na Hungria. A partir daí, o jogo começou a ser distribuído para consoles e PC mundo afora, sub-licenciados por Atari e Sega.

O sucesso estrondoso do jogo chegou aos ouvidos dos seus desenvolvedores e uma série de batalhas judiciais tiveram início. Ao fim de muitos embates, o jogo passou a ser de direito da Nintendo, mas até hoje questionamentos sobre o jogo são feitos.

Há um consenso entre russos que o jogo pertence à Federação Russa, e a Nintendo não intervém nesse processo.

Jogos similares

Tetris foi o primeiro de muitos jogos que usariam blocos coloridos para formar puzzles. Apesar de ser o mais famoso até hoje, agora com a versão Tetris Online, outros jogos também se tornaram populares.

Columns foi um desses jogos e teve seu lançamento no antigo Arcade da Sega. O jogo é muito similar a Tetris e também consiste em formar padrões para continuar jogando. Aqui, porém, as peças são jóias, e devem ser combinadas para que possam ser eliminadas. O jogo teve uma longa carreira e conseguiu passar por diversos consoles até chegar ao Playstation 2.

Mais recentemente um jogo que vem chamando atenção para o mundo dos puzzles é o Shades: A Simple Puzzle Game. Disponível para Android, substitui os tradicionais blocos de tetris por tons de cores. Devem-se alinhar os tons para que as linhas sejam eliminadas e o jogo não acabe. Desafiador, Shades: A Simple Puzzle Game vem recebendo boas críticas dos jogadores que são fãs do gênero.

Leia mais: Jogos que não precisam de internet: saiba quais são os melhores

Continue lendo nosso blog para conhecer outras dicas e novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *