Pular para o conteúdo

Tellonym: conheça o app de perguntas anônimas

tellonym

Os aplicativos de perguntas anônimas fazem tanto sucesso quanto geram polêmica. Em 2019 o principal protagonista deste tema foi o Tellonym. Lançado no início do ano, somente no mês de janeiro o app teve mais de 600 mil downloads e sua popularidade não deixou de crescer. Junto a ela, claro, vieram as discussões sobre segurança, privacidade e cyberbullying.

Sobre esses tópicos vamos tratar nesse artigo, que também explica como funciona o app de perguntas anônimas. Confira!

Leia também: E-book: Como ganhar dinheiro com as redes sociais

O que é o Tellonym

O Tellonym chegou ao mercado como o principal concorrente do Sarahah, app de perguntas anônimas famoso em 2017 que foi retirado da Apple Store após alguns meses de uso por gerar muita polêmica, mas segue disponível para download em sistemas Android.

Com o mesmo princípio, de que o dono do perfil não tem como saber a identidade do autor da pergunta recebida, o novo app tem alguns diferenciais de segurança.

A principal intenção dos avanços implementados pelos desenvolvedores do Tellonym, possivelmente com base na experiência do Sarahah, é preservar melhor a privacidade dos usuários. Um dos recursos que deixa isso claro é tipo uma curadoria de pergunta.

Todas as questões enviadas são recebidas pelo dono do perfil de forma privada e o usuário pode escolher não respondê-las. Se esse for o caso, a pergunta não aparecerá no perfil público e não poderá ser vista por seus seguidores. Isso evita a exposição pública de questionamentos e comentários inconvenientes ou humilhantes, como acontecia no Sarahah e em outros apps deste tipo.

Como funciona o aplicativo de perguntas anônimas

Após baixar o aplicativo, disponível gratuitamente na Apple Store e Play Store, existem duas formas de utilizá-lo. Na primeira você opta por realizar um cadastro e, com isso, revelar a sua identidade no perfil. Essa opção permitirá que outras pessoas enviem perguntas para você.

A outra alternativa é não realizar o cadastro e enviar perguntas de forma anônima aos perfis públicos cadastrados. Para encontrar perfis, é possível fazer buscas por gênero, idade e localização – para encontrar pessoas que estão próximas de onde você está.

Compartilhamento

Além de ver as perguntas e respostas dos seus amigos na linha do tempo e acompanhar todas as mensagens, o Tellonym possibilita o compartilhamento em outras redes sociais.

As postagens do app de perguntas anônimas podem ser publicadas no stories do Instagram e ainda ser integradas com Twitter, Facebook, Whatsapp e Snapchat.

O Tik Tok ainda não está na lista, mas você pode conhecê-lo, não? O aplicativo já ultrapassou Instagram e Facebook em número de downloads. Dá pra acreditar?

Tellonym tem configurações de privacidade

Além de controlar a postagem das perguntas no perfil público, o usuário pode ainda definir outras prioridades e configurações que protegem a sua privacidade.

Entre as possibilidades, está o bloqueio de usuários a partir dos quais não se deseja mais receber mensagem. O usuário bloqueado também não poderá mais segui-lo nem ver questões e respostas do seu perfil ou se você está online ou desconectado.

Há ainda a possibilidade de desativar a ferramenta que permite que o seu perfil seja encontrado nas buscas pela localização e pelo número de telefone. O status de atividade também pode ser desabilitado, mantendo em segredo se você está ativo ou não no aplicativo.

Ferramentas de segurança são diferencial do Tellonym

Se o tema segurança é uma preocupação constante em tudo o que diz respeito ao ambiente virtual, em um aplicativo de interação anônima o cuidado deve ser ainda maior. Os desenvolvedores do Tellonym pensaram nisso e tentaram oferecer várias maneiras de causar o mínimo de polêmica possível com o app.

Fora a possibilidade de optar se quer ou não responder e publicar uma pergunta enviada, o usuário pode ativar outros recursos de segurança.

Há uma ferramenta que permite filtrar questões e excluir todo o conteúdo considerado impróprio. O filtro pode ser personalizado com níveis mais altos e mais baixos de critério e ainda pode conter palavras específicas que devem ser vetadas.

Identidade de infratores pode ser rastreada em casos graves

Também é permitido escolher receber perguntas somente de usuários com cadastro no aplicativo. Ou seja, questões com identificação de autor, não-anônimas.

Perguntas, respostas e perfis inconvenientes podem ser reportados aos moderadores e, em caso de questões mais graves, como infrações legais, o aplicativo poderá dar informações que ajudem a rastrear a identidade do usuário denunciado.

Bloqueio de usuários

Entre as opções de bloqueio de perfis, o app oferece duas opções. Na primeira, o usuário bloqueado perde o acesso aos seus dados e sabe que foi bloqueado.

Na segunda opção ele será vetado de forma anônima e, apesar de não poder mais enviar mensagens ao seu perfil, não será informado do bloqueio.

Polêmica na Inglaterra e nos Estados Unidos

O Tellonym já causou polêmica com apenas alguns meses de uso na Inglaterra e nos Estados Unidos. O mesmo aconteceu com outros aplicativos do gênero.

Nos dois países, escolas e organizações de vigilância de pais alertaram e fizeram campanhas para conscientizar sobre a gravidade de problemas que podem ser causados por esse tipo de plataforma.

Por outro lado, a empresa responsável pelo Tellonym se posicionou dizendo que há um grande esforço para evitar o bullying digital e evitar o uso inadequado do app.

A maior preocupação quanto ao sistema de perguntas e respostas anônimas é a de que os adolescentes são o principal público desse tipo de app. E é entre eles que está também o maior número de vítimas de agressões provocadas por cyberbullying.

Idade mínima para usar o Tellonym

Ao instalar o aplicativo pela primeira vez, o usuário é questionado sobre sua idade.

Para baixar a plataforma na App Store é exigida a idade mínima de 17 anos. No entanto, nos termos de uso o Tellonym, permite-se a utilização a partir dos 13 anos, desde que seja enviada por email uma autorização dos pais.

Outros aplicativos polêmicos

Em geral, os aplicativos que geram muita polêmica acabam sendo excluídos pela Apple Store e pela Play Store, ou pelos próprios desenvolvedores.

Alguns, porém, seguem disponíveis e podem ser usados normalmente pelos usuários. Veja alguns deles.

Sarahah

App de perguntas e respostas anônimas acusado de fomentar o cyberbullying nos Estados Unidos – depois da polêmica está disponível somente para o sistema operacional Android.

Down

Esse aplicativo de relacionamentos foi criticado por permitir que o usuário indicasse com quais amigos do Facebook gostaria de fazer sexo.

Após muita polêmica, em 2013, os desenvolvedores adicionaram uma etiqueta chamada Date para indicar os amigos com quem o usuário gostaria de ter um encontro romântico.

O app é compatível somente com sistema operacional iOS.

FalaFreud

Com a oferta de aconselhamento psicológico online a preço acessível, o app FalaFreud causou discussões e manifestações nos conselho de psicologia e no meio acadêmico do país.

Depois desses episódios, a plataforma retirou o termo psicológico e adotou a palavra terapêutico. Apesar disso, garante que os profissionais passam por um rigoroso processo de seleção.

O app está disponível para iOS e Android.

Leia mais: Conheça o melhor plano de celular com redes sociais ilimitadas

Se você quer saber mais sobre redes sociais e tecnologia, então não deixe de conferir nosso blog. Isso, pois lá você encontra tudo sobre as últimas tendências do mercado tecnológico, sobre smartphones, games, internet e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *