Pular para o conteúdo

Tecnologias que vão mudar a sua vida até 2030

tecnologias que vão mudar a sua vida

Como você se imagina vivendo daqui a dez anos? Levando em conta a velocidade com que as inovações estão surgindo, talvez não seja possível prever como estará o mundo nesse tempo. Inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), carros autônomos. Algumas dessas novidades já estão virando realidade e talvez nos deem pistas de como poderá ser a vida no futuro. Neste artigo vamos falar sobre essas e outras tecnologias que vão mudar a sua vida nos próximos anos. Confira!

Leia mais: Conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

Como era o mundo em 2010?

Há dez anos muitas das coisas que estão surgindo em 2020 não poderiam ser nem imaginadas pela maioria da população. Parece que o ano de 2010 foi ontem. Porém, algumas das coisas mais populares hoje, naquele momento ainda não faziam parte das nossas vidas.

Você possivelmente passa grande parte do dia trocando mensagens pessoais e profissionais pelo Whatsapp, não é verdade? No entanto, essa forma de comunicação só entrou na vida dos brasileiros em 2012. Até então mensagens eram enviadas por SMS ou, como muito, pelo Messenger do Facebook.

A internet 4G, que hoje permite assistir a vídeos e jogar em streaming, começou a funcionar no país apenas em 2013. Somente três anos depois, em 2017, o número de celulares com 4G no Brasil ultrapassou o de aparelhos com conexão exclusivamente por 2G e 3G. Imagine o que esperar da rede 5G, que está chegando como revolução!

Muitas outras tecnologias e ferramentas comuns atualmente também surgiram há menos de dez anos. Esse é o caso dos aparelhos iPads, do Google Street View e dos aplicativos de relacionamentos como Tinder e Happn. Sem falar nos smartphones, seus reconhecimentos faciais e recursos cada vez mais avançados nos gadgets, com sistemas cada vez mais inteligentes.

 

O mundo vai mudar até 2030

Entramos na nova década falando na iminência de conexão com a rede de internet mais veloz da história, a 5G. E velocidade deve ser, definitivamente, a palavra dos próximos dez anos em termos de inovações.

Se a história contar exatamente o que o mercado está prevendo, as novas tecnologias que vão mudar a sua vida chegarão surpreendentemente rápido. Como estará o mundo até 2030?

 

Tecnologias que vão mudar a sua vida

Veja algumas das tecnologias que já estão sendo desenvolvidas para chegar ao mercado em breve e como elas devem impactar a sua vida.

 

Carros autônomos

Esse é o primeiro item da nossa lista porque é uma das novas tecnologias com estágio mais avançado de testes.

Nos Estados Unidos os carros autônomos ainda não estão circulando por questões legais. Porém, eles devem estar oficialmente nas ruas até 2025, e a previsão é de que um ano depois do lançamento pelo menos 10% da frota americana seja composta por eles.

A utilização desses veículos irá impactar inclusive aqueles que inicialmente não puderem comprar o seu próprio exemplar. Isso porque a tecnologia irá permitir, por exemplo, que você pegue um táxi, informe o endereço do destino e seja levado sem a presença de um motorista humano.

Além disso, os carros autônomos são mais seguros e emitem muito menos poluentes.

 

Roupas Inteligentes

Imagine uma roupa que colhe e fornece informações sobre o seu corpo e adéqua a sua temperatura de acordo com o ambiente, arejando ou aquecendo conforme a necessidade. Elas já existem, e algumas são, inclusive, comercializadas e estão entre as principais tecnologias que vão mudar a sua vida.

Neste outro artigo publicado no blog do Compara Plano você pode ler tudo sobre o tema e ver cinco exemplos curiosos de roupas inteligentes que devem chegar ao mercado muito em breve.

 

Óculos conectados

Não seria demais poder virar a página de um livro sem usar as mãos? Esse é um dos projetos mais ousados entre os que estão sendo desenvolvidos com óculos inteligentes. Com eles será possível também viver experiências de realidade virtual e realidade aumentada.

Empresas que estão envolvidas no desenvolvimento dessa tecnologia esperam que nos próximos três anos ao menos 10% dos óculos digitais vendidos no mercado tenham esses recursos.

 

Impressoras 3D

Estudos de mercado apontam que até 2030 pelo menos 5% dos produtos poderão ser produzidos com impressoras 3D. Isso porque a tecnologia avançou consideravelmente nos últimos anos e está com custos cada vez mais baixos. Paralelo a isso, novas maneiras de aplicar a sua técnica são desenvolvidas.

Expectativas otimistas imaginam um futuro em que órgãos possam ser impressos em 3D eliminando a necessidade de doação e salvando milhões de vidas. Até o momento, testes já puderam reproduzir ossos humanos, e um projeto de fígado está bastante evoluído.

Se a tecnologia de impressão em 3D realmente chegar a esse ponto, a medicina passará a um nível ainda não-imaginado, e o impacto da evolução poderá mudar o mundo.

 

Internet das Coisas

Esta tecnologia pode estar presente na sua vida atual e você nem perceber.

Aparelhos domésticos conectados à internet que exercem funções automáticas de forma inteligente estão aparecendo com mais frequência nas lojas. Eles ainda são caros, mas devem se popularizar em poucos anos.

A Internet das Coisas tem como principal objetivo facilitar e automatizar a vida das pessoas. Os aparelhos conectados a essa tecnologia aprendem o estilo de vida e o comportamento do usuário para adiantar as suas necessidades e facilitar o acesso a tudo o que faz parte do seu dia a dia.

Ficou interessado, leia mais sobre Internet das Coisas neste artigo do nosso blog.

 

Supercomputadores de mão estão entre as principais tecnologias que vão mudar a sua vida

A realidade de ter um supercomputador na palma das mãos é muito fácil de se imaginar. Basta olhar para a evolução dos dispositivos móveis para entender que estamos muito próximos disso.

Os smartphones lançados até o momento são muito mais potentes do que muitos dos PCs mais simples do mercado. E a tendência é de que esses aparelhinhos ultrapassem rapidamente os computadores mais potentes também.

Muito em breve você, provavelmente, terá nas mãos um celular ou tablet muito mais complexo, eficiente e veloz do que o notebook mais potente encontrado nas lojas, pelo menos atualmente.

Pesquisas mostram que até 2023 pelo menos 90% dos smartphones ativos terão processamento equivalente ao de um supercomputador vendido nos dias de hoje.

 

Smartphones implantados na pele

Falando em supersmartphones, você pode imaginar ter todas essas informações que carrega no aparelho diretamente na sua pele? A ideia pode parecer empolgante ou assustadora, mas a verdade é que já existem sistemas de próteses e chips biônicos que podem ser implantados no corpo.

Os equipamentos que estão sendo fabricados e testados têm, nesse primeiro momento, a função de monitorar saúde e outras informações sobre o corpo do usuário.

Entretanto, a integração desses chips e próteses com outros sistemas tecnológicos deve acontecer em breve. Com isso, o corpo humano poderia estar inteiramente ligado aos seus dispositivos e potencializar a rede com  informações da sua vida.

 

Internet para 80% da população mundial

Aliada a tanta evolução tecnológica está a expansão da internet pelo mundo. A expectativa é de que até 2024 cerca de 6,4 bilhões de pessoas tenham uma identidade virtual. Isso representará 80% da população, pensando na estimativa de crescimento populacional dos próximos quatro anos.

Essa previsão é ancorada pelo crescimento desenfreado das redes sociais. Também, pelo aumento de sistemas para autenticação digital de identidade e pela implementação da internet 5G nas principais potencias mundiais.

Leia mais: Como economizar: aplicativos e dicas para reduzir despesas

Quer ler mais sobre as tecnologias do futuro? Acompanhe o conteúdo do nosso blog e fique por dentro de todas as inovações do mercado de tecnologia e como elas chegarão ao Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *