Pular para o conteúdo

Vale a pena investir em tecnologia SSD?

tecnologia SSD

Com a tecnologia SSD você tem mais segurança, mais capacidade de armazenamento e mais velocidade em seu sistema de processamento de dados, seja para utilizar em seu desktop, notebook ou na escolha de um SSD externo.

Nesse artigo, você vai entender quando precisa saber sobre SSD. Isto é, as sessões abaixo explicam quais as situações em que você precisa da tecnologia SSD e porque é importante conhecê-la na hora de escolher o sistema de processamento de dados de seus dispositivos.

Seja na hora de adquirir um novo desktop ou notebook, na hora de comprar um SSD externo e trocar o sistema de processamento de dados de um computador já em uso, é importante que você conheça suas opções.

Ao saber sobre a tecnologia SSD você pode escolher o sistema mais adequado para o seu caso. Antes do SSD, a tecnologia disponível era exclusivamente o HD, o Hard Disk, ou Disco Rígido em português.

O SSD é uma tecnologia mais recente, com maior velocidade e é considerado por especialistas a evolução do HD.

 

Porque saber sobre SSD?

Para o usuário comum, não técnico, há três situações em que é importante saber sobre a tecnologia SSD.

A primeira é no caso de adquirir um novo computador ou outros dispositivos eletrônicos de processamento de dados. A partir daí, é possível avaliar qual a melhor opção: se um dispositivo com o mais recente sistema SSD ou com o tradicional HD, bem como comparar a capacidade de armazenamento desses.

A segunda é no caso de aquisição de uma unidade de gravação externa, que pode ser um SSD Externo, ao contrário do tradicional HD Externo.

E, por último, é importante saber sobre esse sistema no caso de troca do sistema de processamento de dados de um equipamento já em uso. Ainda que este último, em geral, seja feito por um técnico, conhecer a diferença entre um e outro contribui para entender as vantagens e desvantagens na hora de solicitar a troca.

Se você tem um equipamento que originalmente veio com uma unidade HD, você tem a opção de substituí-la por uma unidade SSD.

Leia mais: Internet das Coisas: o que é e como funciona?

A Tecnologia SSD

A principal diferença das unidades SSD em relação às HD é o sistema de gravação de leitura. Em ambos os casos, os fatores mais importantes são a qualidade do sistema em termos de velocidade, precisão de leitura, capacidade de gravação e resistência.

A tecnologia SSD se distingue principalmente pela performance em processamento, carregamento, agilidade e precisão na leitura de dados.

Com o uso da memória flash, a mesma usada em pen drives e cartões de memória, o tempo de acesso aos dados diminui e as taxas de transferência são menores. Isso aumenta o desempenho dos equipamentos e resulta em maior rapidez.

O usuário vai notar a diferença na inicialização do sistema operacional e no momento de abrir arquivos ou navegadores. Enquanto os SSDs trabalham com velocidades em torno de 500 Mbps, os HDs trabalham com velocidades de 100 Mbps.

Além disso, os sistemas SSD são construídos em torno de um circuito integrado semicondutor, sem partes móveis, enquanto os HDs são sistemas magnéticos construídos com componentes mecânicos.

A ausência de partes móveis nos SSDs reduz vibrações e torna este tipo de sistema mais silencioso, mais leve e mais resistente em caso de movimentos bruscos.

No entanto, o SSD apresenta um tempo de vida útil menor que a do HD. Como o registro de dados é feito através de memória flash, a densidade de gravação, responsável pelos ciclos de escrita, é menor.

As opções de HD oferecem maior capacidade de armazenamento por um custo melhor, embora sem a mesma rapidez.

 

SSD em desktops e notebooks

A tecnologia SSD vem sendo cada vez mais usada na confecção de dispositivos de processamento de dados como desktops e notebooks. Por serem mais leves e ocuparem menos espaço, os SSDs são a melhor opção para equipamentos com design mais fino e leve. Porém, são usados também em desktops e computadores maiores.

Na hora de adquirir um novo computador, esse é um dado importante a ser avaliado, juntamente com o processador e a memória. A performance do computador depende da performance desses itens, e, quanto melhor o processador, melhor deve ser o sistema de gravação de leitura, o SSD ou HD, para você usufruir do computador com o máximo de agilidade.

Ainda que a tecnologia HD permaneça em desenvolvimento, com fabricantes do sistema trazendo soluções cada vez mais avançadas para aprimorar o desempenho dos discos rígidos, a tecnologia SSD vem sendo cada vez mais recomendada por especialistas.

 

SSD em Unidades Externas

Um SSD externo, assim como o HD externo, é usado para gravar informações, fazer backups e ter portabilidade dos dados gerados no computador. Dessa forma, ao conectar o SSD ou o HD Externo em um computador, é possível acessar os dados gravados em diferentes computadores, diferentemente de armazenar e fazer backups em nuvens, por exemplo.

Caso você esteja pensando em adquirir uma unidade de armazenamento de informações externa, as SSDs Externas são uma boa opção, no sentido de que são mais resistentes a impactos. Uma vez que as unidades externas são mais suscetíveis a danos, devido a quedas e choques pela mobilidade e pela portabilidade, uma unidade de SSD irá oferecer mais estabilidade nesse quesito se comparado à de HD externo.

Mas, principalmente, os SSDs externos são a melhor opção quando você busca melhor performance de processamento, carregamento, agilidade e precisão na leitura de dados.

 

SSD em Unidades Internas

Outra razão para adquirir uma unidade SSD ou HD, é a troca de uma unidade de armazenamento interno em um desktop ou notebook existente, o SSD Interno ou o HD Interno.

Quando o objetivo é ter uma versão mais veloz ou com maior capacidade de armazenar dados, o usuário pode fazer um ‘upgrade’ ou substituir uma tecnologia pela outra.

Isto é, a unidade original de seu computador pode ser trocada, seja porque o ciclo de vida da antiga acabou ou porque o sistema está apresentando lentidão, seja para fazer um upgrade simplesmente para ter mais velocidade, memória, ou ambas.

Resumindo, você tem a opção de substituir essas unidades em seu desktop ou notebook e a opção de escolher o sistema SSD para melhorar a velocidade de seu equipamento.

Assim como nas unidades externas, os SSDs são considerados a melhor opção quando você busca melhor performance de processamento, carregamento, agilidade e precisão na leitura de dados.

Por outro lado, se você busca maior capacidade de armazenamento de dados com custo mais acessível e maior tempo de vida útil, em termos de ciclos de escrita, os tradicionais HDs podem ser uma alternativa aos SSDs.

 

Quero usar a tecnologia SSD

De acordo com grande parte dos especialistas, atualmente os SSDs são a melhor opção, mesmo que seja necessário trocar esse dispositivo com mais regularidade, dependendo da frequência de uso.

No entanto, a lentidão dos equipamentos de processamento de dados é regularmente a principal reclamação dos usuários, e a tecnologia SSD veio para resolver esse problema.

A tecnologia SSD, associada a um bom processador e a uma boa memória, é responsável pela melhora na performance do sistema em termos de velocidade, precisão de leitura, capacidade de gravação e resistência.

Por isso é importante que, na hora de adquirir dispositivos de processamento de dados, você avalie se já contam com a tecnologia SSD, ou se os upgrades que lhe são disponibilizados são também com a tecnologia SSD.

Leia maisConheça o novo carregador turbo.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *