Pular para o conteúdo

Tecnologia MHL: o que é?

tecnologia mhl

Você já ouviu falar dos cabos com tecnologia MHL (Mobile High Definition Link)? Eles estão muito em alta hoje em dia, pela praticidade de levar o conteúdo do celular para a TV. Isso, porque, convenhamos, é muito melhor fazer aquela maratona numa tela grande do que na do smartphone. Além de ser mais saudável para os olhos.

Vamos falar tudo sobre a tecnologia MHL para você entender o que é e como utilizá-la, além de conhecer os melhores cabos. Ademais, vamos apresentar suas vantagens e desvantagens. Confira.

Leia mais: Séries renovadas e canceladas da Netflix.

O que é Mobile High Definition Link (MHL)?

Os cabos analógicos (S-vídeos, vídeo composto, coaxial, SCART, entre outros) eram muito bons, e nos ajudavam a conectar vários equipamentos nas TVs (normalmente, essas são as smartTV), como o DVD, por exemplo. Mas, com o avanço absurdo dos smartphones nas nossas vidas, era preciso pensar um jeito de conectar os dois também.

Então, um consórcio com várias empresas, como Nokia, Samsung, Sony, Toshiba e Silicon Image, desenvolveu um adaptador com menos pinos e menor, reproduzindo a função do HDMI, só que num único cabo. Além disso, conseguiram que esse cabo fosse provedor de energia para o celular. Dessa forma, ao ser conectado, o smartphone não perde toda a bateria.

A tecnologia MHL oferece uma imagem de 1080p, com som de 192 kHz e som surround 7.1. Além dos smartphones, conseguimos conectar tablets e outros dispositivos móveis nas TVs de alta definição.

Para funcionar corretamente, é preciso que tanto o celular quanto a TV em que você irá conectá-lo possuam essa tecnologia MHL. Falaremos sobre como você pode descobrir se seu smartphone está apto nos próximos tópicos.

Além disso, a tecnologia também conta com HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection). Assim, os dados que estão dentro do celular ficam protegidos, não sendo autorizados a serem copiados.

Isso garante maior proteção para seu aparelho e seus arquivos pessoais.

O que é um cabo com tecnologia MHL?

Como já falamos, a sigla MHL significa Mobile High Definition Link. É uma tecnologia presente no cabo que consegue conectar aparelhos móveis, como celulares e tablets, a dispositivos que possuem alta definição, como TVs.

Assim, você pode assistir a streamings e vídeos direto no televisor sem perder nenhuma qualidade de som ou imagem. E, ainda, com apenas um único cabo. 

Apesar de parecer, a tecnologia do cabo HDMI é bem diferente da tecnologia MHL. Sim, os dois têm funções muito parecidas, que é conectar e transmitir áudio e imagem com alta resolução.

Porém, o primeiro só pode ser ligado em aparelhos maiores, como blu-ray, DVD, computador e videogames. E o MHL se conecta a dispositivos bem menores – os celulares e tablets. 

Como utilizar o cabo MHL?

Os cabos com tecnologia MHL são simples e intuitivos, então você não terá nenhuma dificuldade para comprá-los ou usá-los. Porém, há 2 modelos diferentes no mercado, portanto preste atenção antes de adquirir qualquer um.

Um deles possui 3 pontas: uma para conectar ao celular, uma para conectar um cabo USB e outra entrada de USB – para você conseguir carregar o aparelho enquanto ele transmite.

O outro modelo é muito parecido, mas sua única diferença é que ele não tem um cabo HDMI, apenas uma entrada para esse. Sendo assim, você precisa de um HDMI, para conectar nesse MHL. Então, para utilizá-lo, você deve conectar o celular nele. Depois, com a outra ponta, colocar o HDMI na TV. E, por último, o USB em uma tomada. Ligue a televisão e procure os dispositivos conectados a ela. Selecione a entrada HDMI em que você o conectou, e pronto.

Lembre-se de que é necessário saber se seu celular é compatível com a tecnologia MHL. Para isso, você pode pesquisar rapidamente no site da marca ou baixar o aplicativo “Checker for MHL (HDMI)” – porém, esse app só está disponível para Android. De qualquer maneira, há cabos com a entrada do iPhone sendo vendidos.

Quando instalar o aplicativo, clique no botão para Checar. Em alguns segundos, irá aparecer uma mensagem positiva ou negativa: se seu smartphone é apto a reproduzir vídeos através do cabo MHL. 

Vantagens e desvantagens do cabo MHL

Utilizando a tecnologia MHL, você pode simplificar muitos processos na hora de assistir ao streaming, por exemplo. Até porque, hoje em dia, a população brasileira já tem mais smartphone do que computador, segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Já são mais de  230 milhões de celulares ativos no país, contra 180 milhões de PCs. Então, já estava mais do que na hora de termos um cabo que conseguisse fazer a ponte entre os dois: TV e celular. 

Essa é uma das principais vantagens de se ter o cabo. Entretanto, não é a única. O preço dele é muito pequeno, possuindo, assim, um ótimo custo-benefício. Com um investimento baixo, você consegue assistir a vídeos, filmes e séries no conforto do seu sofá.

Além disso, o cabo é pequeno e pode ser armazenado em qualquer lugar. Você investe pouco e não fica ocupando sua sala com vários aparelhos para conseguir ver vídeos, por exemplo.

Mas, há também sua desvantagem. Como falamos, não são todos os smartphones que possuem a tecnologia MHL. Você deve verificar se o seu aparelho é apto primeiro, antes de comprar o cabo.

Além disso, alguns televisores não têm entrada MHL também. Por isso, confirme se ela existe na sua TV ou se há uma identificação “MHL” ao lado da entrada HDMI. 

Os melhores cabos com tecnologia MHL

Como falamos anteriormente, há dois tipos de cabos. Os que já tem uma ponta HDMI e outros em que é preciso conectar outro cabo. Mas, vejamos mais detalhes:

  • Cabo MHL com Adaptador HDMI e Micro USB: Esse modelo já vem com o HDMI e é compatível com mini USB – que é a entrada de carregamento de celulares Android. Normalmente tem 2 metros de comprimento e possui sinais com até 1080p e resolução de 192 x 18/6 Hz, com som Surround 7.1.
  • Cabo Adaptador MHL HDMI tipo C: Também já há um HDMI junto nesse modelo. Sua diferença para o de cima é que esse a entrada é para celulares da Apple. Também tem 2 metros de comprimento, e é feito em cobre e PVC. Garante uma qualidade de vídeo de 1080p e áudio Surround 7.1.
  • Adaptador MHL: Com esse modelo, você precisa ter um cabo HDMI para se conectar a ele. Consegue imagem e som também em alta qualidade, com 1080p e som Surround 7.1.

Quanto custa?

Existe uma infinidade de tipos de cabos com tecnologia MHL. Mas, é preciso prestar atenção não somente ao preço, mas ao modelo também, já que tem uns apenas para Android e outros para iOS.

Há opções que começam em R$20 e outras que podem chegar a R$100. Tudo vai depender do modelos que você escolher e da marca. Normalmente, aqueles que já vêm com o HDMI são mais baratos, e os que são adaptados para iPhone são os mais caros.

Onde comprar?

Há vários estabelecimentos que vendem os cabos. A grande maioria são lojas online, como Amazon, Lojas Americanas, Mercado Livre, etc. Basta procurar o modelo que você quer, verificar se ele é para Android ou iOS, e aparecerá uma grande variedade de preços.

Em lojas físicas, você deve procurar em estabelecimentos que vendem produtos de informática ou, inclusive, em lojas de departamento, como as Lojas Americanas.

Critérios de compra dos cabos com tecnologia MHL

Antes de comprar um cabo com tecnologia MHL, você deve analisar alguns pontos, que são levados em consideração para você ter a certeza de que comprou certo.

  • Um deles é saber para qual modelo de celular é o cabo: Android ou iOS. Então, ao comprar, verifique se a entrada é a mesma do seu carregador, veja nas descrições de produto ou fale com o vendedor;
  • Confira o tamanho do cabo, para que seu celular fique em cima de uma superfície e não pendurado na TV;
  • Resolução que a tecnologia MHL daquele cabo é capaz de fornecer. Então, leia bem as descrições do produto, para confirmar que ele transmite em 1080p;
  • Confirme que sua TV tenha a entrada para MHL ou HDMI.

E, com essas dicas, você poderá aproveitar muito mais os streamings com a tecnologia MHL.

Leia mais: Internet das Coisas: o que é e como funciona

Continue acompanhando nosso blog Compara Plano para mais novidades, pois publicamos diariamente para te manter bem informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *