Tablet infantil: conheça as melhores opções do mercado

Com a tecnologia presente no dia a dia dos pais, é normal as crianças se interessarem por dispositivos móveis desde cedo. Muito além dos desenhos educativos, que antes eram vistos somente pela televisão, atualmente os pequenos têm a opção de consumir diversos tipos de conteúdo por meio de um tablet infantil, por exemplo.

E daí começa o desafio dos familiares: até que ponto vale a pena comprar um tablet infantil? Se sim, qual modelo escolher? O que deve ser levado em consideração na hora de pesquisar pelo melhor equipamento?

Para auxiliar nessa missão, vamos citar opções de tablets infantis disponíveis no mercado bem como alguns fatores importantes que devem ser levados em consideração ao se escolher o equipamento mais adequado para o seu filho ou filha.

Leia mais: Veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias

Vantagens do tablet infantil

Certamente, a primeira dúvida que pode surgir é a seguinte: devo comprar um tablet infantil se eu já tenho um tablet convencional? Por que mais um gasto se o recomendado é que as crianças não fiquem muito tempo diante desse gadget?

Acontece que o tablet infantil é projetado pensando no seu público, incluindo seus desafios e suas limitações. É claro que, com tantos apps voltados para a criançada e tantas formas de se controlar o conteúdo assistido, é possível que a criançada também possa fazer um bom uso dos tablets convencionais. Desde que, preferencialmente, tenha um adulto por perto.

No entanto, é importante conhecer as vantagens do tablet infantil para fazer a melhor escolha de acordo com o usuário final. E, se levarmos em consideração que o modelo ideal também depende dos recursos e das especificações técnicas oferecidos, ficará mais fácil a tomada de decisão.

Então, primeiramente, vamos para as principais vantagens do uso do tablet infantil.

Mobilidade e design

Para começar, grande parte dos tablets infantis são mais resistentes que os demais, projetados para mãozinhas inquietas que podem levá-los para o chão a qualquer momento. É frequente encontrar tablets que vêm com capas protetoras, todas grossas e de borracha, e, ainda, em alguns modelos o design da capa contém alças ou um outro acessório que facilita o transporte e o manuseio por parte das crianças.

Aprendizagem e desenvolvimento

Utilizado corretamente, o tablet infantil pode ser um grande aliado do aprendizado dos pequenos. Inclusive, alguns modelos já vêm com um conteúdo destinado à criançada, com recursos e jogos educativos, focados em cada fase do desenvolvimento infantill. Atualmente, várias instituições de ensino e profissionais recomendam o produto como um plus do aprendizado.

Assim, com aplicativos já instalados, fica mais fácil se ter uma ideia do que pode ser mais adequado para o aprendizado dos filhotes, até porque normalmente as opções citam a faixa etária mais adequada para o usuário final.

Controle parental

A partir do controle parental os pais ganham mais segurança. Esse controle pode ser configurado no próprio equipamento para monitorar o conteúdo a ser visto, tendo como critérios, por exemplo, idade, nomes de desenhos ou canais e gênero da criança.

Os pais também podem bloquear ou restringir o que consideram inadequado para o filho, com a utilização de senhas ou perguntas destinadas para os adultos responderem, impossibilitando a criança de continuar a utilizar o tablet infantil em algumas situações. Assim, ela dependerá dos pais para desbloquear o acesso, fazendo com que eles observem o que a criança iria consumir em seguida.

Ainda, ao personalizar o perfil do usuário final, é possível limitar o tempo de utilização do equipamento através de senhas. Outra vantagem é a de receber indicações de desenhos e jogos.

Outros pontos a considerar sobre tablet infantil

Além dos pontos mencionados, as questões técnicas também devem ser consideradas. Até porque é desagradável investir tempo em pesquisa e dinheiro em um produto que pode dar dor de cabeça aos pais e frustar a criança.

Assim sendo, equipamentos que travam ou ficam lentos, ao exigir além da sua capacidade, assim como a falta de um espaço para armazenar o conteúdo desejado podem ser empecilhos evitados antes da aquisição do dispositivo.

Muito além da beleza e das atrações que um tablet infantil pode apresentar, lembre-se de que, no final das contas, o que vai determinar o seu desempenho é a mesma avaliação que você faria ao comprar qualquer outro dispositivo móvel.

Modelos de tablet infantil

A seguir, você pode conferir alguns modelos de tablet infantil bem-avaliados no mercado.

Se o mesmo equipamento for compartilhado por mais de uma criança, considere optar por um tablet infantil que permita a criação de perfis para mais de um usuário, ou seja, para cada um dos pequenos.

Dessa forma, ficará mais fácil monitor o uso do equipamento.

tablet infantil

Tablet Multilaser Galinha Pintadinha

Inspirado no sucesso da Galinha Pintadinha, esse tablet infantil vem com wallpapers, jogos e ícones do desenho. Como extra, engloba 4 DVD’s da Galinha Pintadinha com mais de 50 desenhos musicais e uma capa de borracha para proteger o produto.

A resolução da tela é de 1024×600 pixels, com tela de 7″. Já o armazenamento interno é de 8GB, sendo expansível até 32GB via cartão microSD.

Com o processador Quad-core, o tablet tem 512MB de memória RAM e controle parental com moderação de conteúdo. O sistema operacional é o Android 7.0.

tablet infantil

Tablet Sabichões

O tablet infantil Sabichões é da marca DL e também conta com um sistema de controle parental. Além disso, possui uma capinha verde de silicone para proteger o produto, com uma alça laranja que encaixa no tablet e o apoia na superfície que quiser.

Sobre o conteúdo, a plataforma já vem com aplicativos e jogos desenvolvidos pela própria DL. São apps educativos, os quais podem ser ampliados com o download de outras opções no Google Play.

O Sabichões tem uma tela de 7 polegadas e é HD. Em termos de memória, são 8GB, sendo 1GB de memória RAM. O equipamento suporta um expansor de até 32GB de memória para armazenamento de conteúdo.

tablet infantil

Amazon Fire HD 10 Kids Edition

Mesmo não estando disponível para a venda no Brasil, as especificações técnicas desse tablet infantil prometem alto desempenho na reprodução de conteúdo e jogos.

Ainda, os pais podem personalizar o tempo de uso do equipamento e filtrar os conteúdos mais adequados à idade, diretamente de qualquer dispositivo online, por meio do Amazon Parent Dashboard.

O Amazon Fire HD 10 Kids Edition vem com um estojo de proteção e oferece uma garantia de 2 anos. Tem 32GB de armazenamento interno, com possibilidade de expansão para até 256GB, contando com até 10 horas de duração da bateria.

A tela é de 10,1”, com resolução de 1920×1200. Com a Amazon FreeTime Unlimited, crianças de 3 a 12 anos podem aproveitar mais de 15.000 livros, filmes, programas de TV, aplicativos educacionais e jogos.

Um destaque sobre esse tablet é que ele não baixa apps do Google Play Store. É necessário baixar os apps que se desejarem a partir do aplicativo chamado “Appstore”, cujo ícone está descrito como APPS.

tablet infantil

Tablet infantil DL Futura Kids

Ele tem uma alça que encaixa direitinho na mãos das crianças, parecendo uma maleta. O DL Futura Kids também apresenta jogos exclusivos desenvolvidos pela DL.

Esse tablet infantil vem com 8GB de memória, sendo expansível com cartão de memória de até 32GB. A memória RAM é de 1GB, sendo que a tela tem 7 polegadas, e a bateria dura até 3 horas em uso contínuo.

Além dos jogos exclusivos, vários apps podem ser baixados na Google Play Store, sendo esse tablet infantil mais uma opção para filmes, desenhos, musicais e jogos para crianças.

tablet infantil

Samsung Galaxy TAB A

Apesar de não ser um tablet infantil, o Samsung Galaxy TAB A oferece um ambiente digital de aprendizado e diversão com o Kids Mode.

Segundo informações da Samsung, basta tocar em Espaço Infantil no Painel rápido e aproveitar aplicativos originais com personagens que vivem dentro do mundo virtual. Também é possível monitorar o tempo de uso e de jogo com o Controle Parental.

Além disso, o Galaxy Tab A 10.1″ oferece 2GB de memória RAM e 32GB de memória de armazenamento. Se precisar de mais memória, é só adicionar um cartão MicroSD para ter até 512GB a mais de espaço para armazenar os conteúdos.

Por fim, o display, responsável por encantar as crianças pela qualidade das cores e imagens, nesse caso é de de 10,1 polegadas e de alta resolução, sendo 1920×1200 pixels, oferecendo alta reprodução de cores e níveis de brilho de tela.

Leia mais: Conheça planos TIM: operadora com a maior cobertura do país

Gostou desse artigo? Então, acompanhe outros posts sobre dicas e curiosidades no blog do Compara Plano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *