Pular para o conteúdo

O Spotify gasta muita internet? Entenda aqui e veja como economizar

spotify gasta muita internet

Para quem adora ouvir músicas, acompanhar podcasts e curtir o serviço de streaming de música à vontade, o Spotify é uma ótima opção. Mas, a pergunta que não quer calar é: o Spotify gasta muita internet? Neste artigo, vamos explicar como economizar o seu plano de internet e ainda aproveitar as suas músicas favoritas.

Não sei se você sabe, mas o Spotify é líder de mercado no segmento. Pela facilidade de uso e valores acessíveis, o aplicativo conquistou milhões de usuários espalhados por todo o mundo.

Além disso, a plataforma possui diversas funcionalidades que poucos usuários conhecem, mas que promete ser de extrema relevância para quem quer tirar o máximo proveito da plataforma. 

Neste artigo, separamos algumas das funcionalidades que vão te ajudar a economizar e ainda aproveitar cada ao máximo o seu acesso ao Spotify. Confira!  

A plataforma Spotify gasta muita internet?

O Spotify é uma plataforma de streaming de música disponível nas versões paga e gratuita. A versão gratuita apresenta anúncios publicitários e algumas restrições quanto ao uso do serviço. Enquanto a versão paga oferece acesso ilimitado às funcionalidades do aplicativo, além de não limitar a apresentação das músicas com as famosas publicidades. 

Inicialmente, o desempenho da plataforma exige conexão com a internet, seja por meio de conexão Wifi ou mesmo a partir do uso de dados móveis do celular. E por isso essa questão pode preocupar alguns usuários, que ficam em dúvida se o Spotify gasta muita internet.   

A boa notícia, entretanto, é que existem diversas formas de economizar o seu consumo de dados para aproveitar a sua plataforma Spotify. Por isso, se você tem dúvidas se o Spotify gasta muita internet, confira algumas dicas que podem ajudar nessa missão. Acompanhe! 

Priorize a conexão via Wi-fi

Assim como em outros aplicativos, o Spotify prioriza a conexão via Wi-fi para download e também para a utilização do app. Com isso, além de evitar o consumo do seu pacote de dados contratado, você ainda garante o download da sua mídia favorita para ouvir em outro momento. 

Ative a opção “Economia de dados” 

Muitas pessoas não sabem, mas o Spotify possui a opção “Economia de dados”. A funcionalidade tem como objetivo reduzir o consumo de dados da sua franquia de internet com o uso do aplicativo.

Ativar essa opção é muito simples. Aprenda como fazer em 2 passos:

  1. Acesse as configurações do aplicativo Spotify em seu celular;
  2. Na opção “Economia de dados”, transfira a chave seletora de “desligado” para “ligado”. 

Importante você saber que essa mudança da chave seletora define a qualidade da música como baixa, o tempo todo. Vale reforçar também que com essa opção ativa a qualidade da música é afetada. 

Porém, o aplicativo disponibiliza essa opção apenas para alguns dispositivos. Caso essa função não esteja aparecendo para você, saiba que o seu celular talvez não possua essa configuração. Mas, não se preocupe. Veja a seguir mais dicas que podem ajudar a reduzir o consumo do seu pacote de dados contratado 3G/4G.

Utilize o modo “offline” do Spotify

Saiba que o modo offline permite aos assinantes fazer o download de suas playlists favoritas para que possam ouvir sem a conexão com a internet – wifi ou pacote de dados. 

Abaixo, explicamos como utilizar essa opção em seu aplicativo:

  1. Acesse as configurações do aplicativo Spotify em seu celular;
  2. Selecione a opção “Reprodução”;
  3. Ative a opção “Offline”.

E, pronto!

Porém, vale ressaltar que, para os assinantes da conta gratuita, a funcionalidade “offline” permite apenas a reprodução de músicas que foram antes baixadas no aplicativo. Ou seja, se você não paga pela sua assinatura junto à plataforma, a possibilidade de ouvir as músicas com a função “offline” ativada somente existe se você tiver feito o download do conteúdo.  

Entretanto, saiba que assinantes premium – conta paga – possuem acesso ilimitado à função offline.  

Confira em 3 passos como fazer download de músicas:

  1. Conectado à internet, abra o aplicativo Spotify e procure pelo álbum ou playlist que deseja fazer o download;
  2. Na página do álbum ou da playlist escolhida, aperte o botão “Baixar”, no canto superior direito;
  3. Ao terminar o download, as músicas baixadas ficarão marcadas com um ícone verde.

Saiba que, de acordo com as configurações do aplicativo, o download é feito com uma conexão de internet Wi-Fi. Mas, você pode habilitar a função de dados móveis para isso. 

Então, se essa for a sua alternativa, escolha a opção no menu “Configurações”. Depois, desça até “Qualidade da música” e altere o botão “Baixar pela rede de celular”. Ao ativar, dados móveis serão consumidos no download.

Desative a opção “Autoplay” de playlists

Antes de saber como desativar a função “Autoplay”, saiba que enquanto ela estiver ativada no Spotify a reprodução das músicas é automática a partir de um critério de “semelhança”. Ou seja, você não escolhe a música que quer ouvir e, sim, a reprodução ocorre automaticamente a partir de músicas que tenham estilos parecidos às músicas que você curte na plataforma. 

Importante saber também que quando usar o Spotify na opção “offline”, manter o “Autoplay” ativado pode gerar o consumo de dados de internet do seu plano. 

Então, se você estiver ouvindo uma playlist a partir de uma conexão que não seja Wi-Fi, desligue o Autoplay para economizar o pacote de dados contratado em seu celular. 

Abaixo, explicamos como desativar essa função de maneira simples e ainda economizar dados de internet: 

  1. Acesse as configurações do Spotify;
  2. No menu “Reprodução”, encontre a opção “Sem pausas”;
  3. Desative a chave seletora e mantenha desligada. 

Para que a reprodução automática aconteça, o aplicativo utiliza a conexão com a internet para sugerir músicas e reproduzi-las em sequência. Tudo isso para que o usuário possa curtir o conteúdo sem interrupções causadas pelo armazenamento em buffer.

Saiba mais: Spotify Web: 7 dicas para aproveitar melhor a plataforma

Opções de qualidade de som para o Spotify não gastar muita internet

Assim como para vídeos assistidos em plataformas como o YouTube, quanto maior a qualidade de reprodução, maior será o tamanho do arquivo. Sendo assim, o consumo de dados para download deste arquivo é maior. 

Avaliar a qualidade do som permitirá que você encontre o equilíbrio entre um som de qualidade e o baixo consumo de dados de internet. Para ser mais específico, veja abaixo.

Qualidade Normal

Não acredite em quem disser que a “qualidade normal” não é boa. Saiba que essa opção é padrão do Spotify e com ela você terá um menor uso de dados e uma qualidade de som minimamente aceitável. 

A qualidade padrão é de 96 Kbps, mas se você é um super consumidor de músicas e conteúdos de áudio no Spotify, talvez essa não seja a melhor alternativa para você. 

Qualidade Alta

Com arquivos de 160 Kbps, essa opção oferece uma qualidade mediana. E saiba que, ainda que o desempenho seja mínimo, a experiência musical é boa. 

Qualidade Extrema

Essa sem dúvida é a melhor opção, mas saiba que o sinal de Wi-fi pode ser bastante consumido. Isso devido ao ótimo desempenho para ouvir músicas, já que são 302 Kbps de qualidade de áudio. 

Importante saber também que essa é a opção que definitivamente mais vai consumir o pacote de dados contratado para o seu celular. Por isso, se a ideia é economizar, talvez essa não seja a melhor opção. 

Saiba mais: Deezer ou Spotify: qual é melhor? Veja o comparativo!

Plano de internet + Spotify: compare

Hoje, no mercado, já existem planos com pacote de dados para o celular que permitem ao assinante ouvir músicas sem anúncios e podcasts favoritos tendo, ainda, muita internet para navegar como e quando quiser. Eles podem ser ótimas opções para quem quer navegar e ouvir muita música, mas ainda tem dúvidas se o Spotify gasta muita internet.

Aqui no Compara Plano você pode conferir as opções disponíveis para contratar um plano de internet para o seu celular com o benefício de ter uma quantia de dados especialmente para utilizar o Spotify. 

Gratuita e 100% online, a plataforma de comparação de planos de internet, celular, telefone e TV foi criada para auxiliar as pessoas a compararem as opções disponíveis e encontrarem aquela que mais se adequa às necessidades de cada um.

É possível comparar velocidade, preço e benefícios dos planos disponíveis antes de fazer a sua assinatura. 

Então saiba que além de você não precisar perder tempo para escolher a opção que melhor se encaixa com o que você busca, ainda pode ter o Spotify sem gastar internet contratada no pacote de dados para o seu celular. 

Acesse www.comparaplano.com.br e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *