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Envio de SMS: como funciona para as empresas?

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O SMS se tornou a melhor forma de lembrar assuntos importantes sobre a empresa para seus clientes. Quando a empresa envia um SMS Marketing, um torpedo comercial, ela quer alcançar mais vendas do seu produto.

Este recurso pode ser usado para divulgar ofertas, avisar o vencimento de boletos ou algum agendamento do cliente com a empresa, entre outros. É quase certo que o cliente vai ler a mensagem, já que passa muito tempo com o celular em mãos.

Para que serve o serviço de SMS Marketing

  • Esqueceu aquela fatura, reunião ou a consulta que estava marcada? O SMS é um recurso de lembrete.
  • É uma ferramenta para confirmação de compromissos das empresas.
  • Aviso de promoções personalizadas para os clientes.
  • Envio de códigos de desbloqueio de aplicativos das corporativas.
  • Em geral, o SMS são torpedos de cobrança, marketing ou de atendimento ao cliente.

O serviço dispõe de um custo baixo em relação a maioria das mídias e maior facilidade de entrega e leitura. Assim, o SMS acaba sendo a melhor saída para as corporativas empresariais. Mas qual seria o melhor serviço para assinar? Como ele deve ser pensado para o cliente?

Se o seu ramo empresarial precisa de uma assinatura de plano de SMS Marketing, abaixo você confere 5 dicas para usar esta estratégia de forma correta.

Leia também: Quais as melhores ferramentas para automação de mídias sociais

Envio de SMS Marketing na medida certa

Às vezes receber mensagens excessivas em vez de ajudar na aproximação com os clientes, torna-se algo cansativo e cria um afastamento. Por isso, para que os clientes não percam o interesse pela empresa, o SMS marketing não pode ser um meio invasivo de contato. 

Desde 2012, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vem exigindo que todos os serviços de SMS Marketing possibilitem ao consumidor a livre escolha de continuar ou não recebendo o serviço de SMS. 

Seguir uma frequência de envio de mensagens para um mesmo número de forma adequada faz com que os clientes continuem ao seu lado e não venham a bloquear o serviço. 

A ideia garante a liberdade do usuário de receber ou não mensagens quando se sentir incomodado. Você já recebeu alguma promoção por SMS no celular ou foi avisado de uma compra assim que ela foi feita com seu cartão de crédito?

O SMS (Short Message Service) ou o SMS Marketing é a forma mais fácil que as empresas têm encontrado para se aproximar dos seus clientes. A gente explica por que essa estratégia é tão boa.

Brasil tem 138 milhões de celulares

A proposta vem dando certo no Brasil e tem muito a ver com o perfil da população. No país, 138 milhões de pessoas possuem um aparelho celular. O Brasil é o 5º lugar no ranking de usuários que mais passam tempo acessando o aparelho eletrônico. Assim, o celular é o meio mais fácil de aproximar empresas e clientes.

Com o celular sempre nas mãos, 98% dos textos enviados pelo serviço são lidos de forma imediata. Em média, os brasileiros passam em 3 horas diárias acessando aplicativos móveis no smartphone. Porém, existem aplicativos que bloqueiam este tipo de mensagem. Por isso, é preciso ter filtro para saber enviá-las na medida certa. 

O celular é o meio mais íntimo que a corporativa pode ter de contato com os seus parceiros. E por isso, deve ser algo autorizado e ser interessante para o consumidor. Não adianta enviar um SMS de promoção não relacionada com o uso que o cliente faz da empresa. Seja mais próximo possível do consumidor!

O que não pode faltar em funcionalidades na plataforma de envio de SMS

A plataforma de envio de mensagens precisa ser simples, personalizada e deve ser ideal para quem quer falar de forma direta e enviar mensagens corporativas em grande volume. Mas também precisa ter outras características, por isso, fizemos uma lista do que não pode faltar na plataforma que você deve assinar. Portanto, busque uma ferramenta que: 

  • Possibilite a interação dos clientes. Se no SMS não foi possível esclarecer todas as dúvidas, permita que ele encontre um link para resposta.
  • Pense no seu cliente. Oportunize o envio de SMS em horários adequados para o consumidor. Não seja invasivo em horários fora do comercial. 
  • Ofereça possibilidade de permissões e acesso que alcancem diferentes tipos de usuários. Pense em acessibilidade também.
  • Envie links curtos. Links em formato short code ajudam na hora de migrar para o site da empresa e não causam um estranhamento na leitura.
  • Ofereça uma plataforma intuitiva e familiar para o monitoramento e administração. Busque por plataformas que facilitem o disparo de mensagens.

Relacionamento com o cliente

Ninguém gosta de ser mal atendido. Ter um bom relacionamento com o cliente é primordial para a corporativa de SMS Marketing. Trace o perfil da sua clientela, saiba com quem está conversando. Para assinar alguma promoção, o usuário precisa se sentir confortável e acreditar na empresa. 

O bom relacionamento cria afetividade pelo negócio. Se o cliente aceitou uma promoção, não envie outra em seguida para não perder nenhum serviço. Caso você queira enviar notícias relacionadas ao negócio, é mais fácil juntar todas as informações em um e-mail do que optar pelo torpedo.

Além do contato via SMS, pense em como sanar dúvidas que não podem ser respondidas em 160 caracteres. Assine uma plataforma que possua uma página personalizada FAQ com as dúvidas mais frequentes e não esqueça de disponibilizar contato telefônico, e-mail ou webchat.

Assine um plano de SMS Marketing com bom custo-benefício

Não pense somente no preço, mas no que a plataforma vai te oferecer e diminuir de problemas. Se você chegou até aqui já tem bem definido o que precisa para assinar um boa ferramenta de SMS.

O preço vai depender de cada plataforma disponível no mercado e, principalmente, dos planos oferecidos por elas. Assine aquele que pode oferece o agendamento de envios de mensagem de forma personalizada, envie relatórios de engajamento do seu público-alvo, que ofereça suporte 24 horas, possibilite o cancelamento rápido dos pacotes e que os pacotes sejam acessíveis e variados, cadastro de contatos e inserção do nono dígito de forma facilitada. 

Por fim, pesquise bastante antes de fechar qualquer negócio.É fácil encontrar na internet históricos de empresas e clientes satisfeitos ou não. 

Vale a pena investir em SMS

De tudo que falamos aqui, assinar um pacote SMS Marketing traz mais benefícios do que prejuízos a sua empresa. É o modo mais eficaz e familiar de falar com os clientes.

As mensagens são curtas e práticas, cabem em apenas 160 caracteres e você pode encaminhar alertas de promoções, códigos de segurança, avisar problemas com o cartão e pagamentos de fatura. 

Utilize esta ferramenta para comunicar coisas importantes para o usuário também. Por exemplo, se sua empresa está com um problema no site que será resolvido em breve.

Com o celular sempre em mãos, o público-alvo da empresa pode ler rapidamente a mensagem e entrar em contato para fechar negócio ou resolver inconsistências de pagamento, por exemplo. 

As organizações têm muito a ganhar com o investimento de SMS Marketing. O produto vai estar sempre ao alcance do cliente. O tempo para que a mensagem seja enviada dura em média 5 minutos e mesmo offline é possível que ele receba o torpedo ao ligar o celular. 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sua empresa encontre a melhor forma de engajar seu público-alvo. Acompanhe o blog Compara Plano e fique por dentro de todas novidades no mundo da telecomunicação. 

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