Pular para o conteúdo

Conheça o Smart Compose Gmail e saiba como funciona

mulher usando o Smart Compose Gmail

Já é fato que as ferramentas do Google estão dominando nossa rotina. Seja com o e-mail, Drive, Docs, Fotos, planilhas e até apresentação, estamos sempre usando um ou outro para trabalho ou lazer. Afinal, a integração que todos têm, facilita muito nossa vida. Por isso, vamos falar de uma nova atualização, o Smart Compose Gmail.

Por ser uma ferramenta que ajuda na nossa escrita, ela pode ter passado despercebida por você. Então, vamos falar tudo sobre ela: como funciona, seus benefícios, como habilitar e até como usá-la no Google Docs. Confira!

Leia mais: Claro: internet de 240MB por R$99,99. Vai perder?

O que é o Smart Compose Gmail?

O Google começou a testar essa função em 2018. O Smart Compose Gmail, ou “escrita inteligente” em português, ajuda nós, usuários, na escrita rápida do dia a dia. Com essa ferramenta, ao escrever um e-mail para um cliente ou mesmo um parente às vezes não percebemos os erros de digitação que podem acontecer.

Mas, agora, o Google te avisará quando houver alguma palavra escrita errado, corrigindo-a automaticamente para você. Além de sugerir palavras, completando as frases. Dessa forma, você agiliza as tarefas, já que o Smart Compose Gmail já corrigiu e continuou o texto, ganhando tempo para você fazer outras atividades.

Quando anunciado, em 2018, o Google revelou sua intenção de aumentar a inteligência artificial dos seus serviços, e isso traz o Smart Compose Gmail. Além dele, teve a implementação do suporte em português e ainda a disponibilização para os celulares Android da empresa: o Google Pixel 3 e Google Pixel 3 XL.

Para aqueles que possuem smartphone a partir de Android 9.2, a função já está disponível, seja do Google ou de outras marcas de celulares, como o Samsung Galaxy S9 e OnePlus 6T. Os usuários da Apple podem ficar tranquilos, pois essa função também estará presente no aplicativo do Gmail.

A diferença aqui é que para os celulares que são Android, essa função do Smart Compose Gmail pode chegar a ser utilizada em outros aplicativos de conversa, como o WhatsApp ou o Messenger do Facebook. Desde 2018, o Google está liberando essa função primeiro para os smartphones da marca, depois para os Android e por último para o iOS.

Como funciona o Smart Compose Gmail

Como falamos, o Smart Compose Gmail é uma função com inteligência artificial, capaz de compreender as mensagens que você está escrevendo. Sendo assim, conforme você vai digitando as palavras, a ferramenta vai entendendo o contexto da escrita e sugerindo ou até terminando as palavras por você, além de corrigir possíveis erros.

Essas sugestões irão aparecer numa cor cinza claro, e para você aceitá-las basta pressionar a tecla “enter”. Então, automaticamente a palavra será completada pelo Google. Além das palavras, ele consegue colocar até pontuação nas suas frases.

A inteligência artificial analisa as palavras e dá palpites mais precisos e coerentes. Então, não precisa se preocupar caso você esteja pensando que o Google irá colocar palavras sem sentido na frase que você está escrevendo. O Smart Compose Gmail leva em conta o contexto de todo o e-mail. E, se já for uma troca de mensagens longas, isso também entra nos algoritmos da função.

Dessa forma, você consegue acelerar sua produtividade até quando te falta aquela palavra que você queria escrever. Assim, você pode responder às pessoas, sejam de trabalho, amigos ou família, de forma mais rápida e sem a necessidade de digitar tudo.

Quais os benefícios?

Bom, como você já deve ter percebido, o Smart Compose Gmail facilita muito na hora da escrita no e-mail, te ajudando com sugestões de palavras e até pontuações. Isso também é benéfico para aqueles momentos em que dá um “branco” e você esquece por alguns segundos qual palavra iria escrever. 

Essa ferramenta consegue te ajudar na produtividade do seu dia a dia, diminuindo o tempo que você leva para escrever uma mensagem completa, te auxiliando com expressões que têm total coerência na frase que você está escrevendo, inclusive com a linguagem que você usa.

Para aqueles que só usam o Gmail raras vezes, pode ser que seja até legal ter a ferramenta, mas ela não ajuda tanto. Porém, em empresas onde a demanda de emails é enorme, o Smart Compose Gmail auxilia na rotina, produzindo mensagens mais rapidamente e sem perder o foco da escrita.

Além do mais, ajuda também aos pequenos que estão aprendendo a escrita. Dessa forma, dá mais autonomia para que eles escrevam mensagens para amigos e familiares, sem contar que auxilia no aprendizado das palavras, principalmente quando estão na fase de aprender os sons do “s” ou do “z”, por exemplo.

É esperado que, por ser uma função do Google, se expanda para todo o pacote do G Suite. Assim, além do e-mail, você poderá usá-la também em Docs, planilha e apresentação, o que te dará mais segurança na escrita e muita agilidade. Tanto para quem trabalha com escrita quanto para estudantes que usam as ferramentas para trabalhos, conseguir entregar projetos em menos tempo e com menor número de erros ortográficos vai se tornar uma tarefa menos árdua.

Para o futuro, essa deve ser a tendência: utilizar a inteligência artificial cada vez mais nos auxílio das tarefas, sempre aperfeiçoando as ferramentas que já existem.

Como habilitar

Se você foi agora correndo testar essa função no seu Gmail e não apareceu nenhuma sugestão para você, não se desespere. Ela pode estar apenas desativada.

Para ativá-la é muito simples, e requer apenas alguns segundos do seu dia.

  1. Entre no Gmail, e no canto superior direito – acima da lista de e-mails – procure pelo ícone de engrenagem;
  2. Clique em “configurações”;
  3. Então, na aba “geral”, vá até a opção de “escrita inteligente”:
  4. Marque “ativar”, e não esqueça de rolar até o final da página para clicar em “salvar alterações”.

Caso você sinta que essa função mais te atrapalha do que te ajuda, você pode fazer o mesmo passo a passo para desativá-la. E, se você não encontrou a função do Smart Compose Gmail, procure atualizar seu Gmail.

Nas configurações, veja se aparece a opção “Conheça o Novo Gmail”. Após isso, você será direcionado a uma tela de boas-vindas para a escolha da interface que você deseja.

Smart Compose Gmail começa a ser testada no Google Docs

Em novembro de 2019, o Google começou a lançar o Smart Compose Gmail para o Docs. Por enquanto, o Google só divulgou a versão beta para os administradores de domínios no idioma inglês. Caso você se encaixe nesse perfil, deve se inscrever na versão beta da ferramenta.

Essa novidade foi anunciada pelo CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, no evento Google Cloud Next, que aconteceu em Londres. É o próximo passo do Google, para que a ferramenta seja usada em todos os pacotes do G Suite, sejam email, docs, planilhas, apresentações, etc.

Espera-se que essa seja a porta de entrada da inteligência artificial mais avançada nas tarefas diárias das pessoas. Dessa forma, o Google conseguirá compreender o que você já escreveu em emails anteriores, por exemplo, para sugerir palavras e expressões com que você está acostumado a entrar.

E com o Docs, isso vai além. Compreendendo o tipo de trabalho que você faz com essa ferramenta, as sugestões e ideias de palavras sairão muito mais precisas e coerentes, do mesmo modo que você está acostumado a digitar. Isso ajuda para pessoas que têm alguma dificuldade ao usar os dedos para digitar e até aqueles que precisam trabalhar com o pequeno teclado dos smartphones.

 

O Smart Compose Gmail é a porta de entrada da inteligência artificial que o Google vem desenvolvendo. E com essa ferramenta, só chegarão benefícios para sua produtividade em trabalho, lazer ou escola. Estudando e compreendendo seu modo de escrever, ela conseguirá sugerir e completar suas frases, com total coerência.

Além de português e inglês, você consegue usar a ferramenta com espanhol, francês e italiano, se seu email estiver configurado para esses idiomas.

Leia mais: Guia mostra as melhores séries da TV por assinatura

Continue acompanhando nosso blog, para ficar por dentro de todas novidades e dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *