Skoob: a maior rede social de leitores do Brasil

Se você ama ler e ainda não conhece Skoob, precisa conhecer. A plataforma brasileira é uma rede social de leitores colaborativa que tem milhões de usuários cadastrados. O espaço de interação funciona como uma estante virtual, em que você pode organizar suas leituras, escrever resenhas e trocar sugestões com outros leitores.

Neste artigo vamos mostrar como funcionam essas e outras funções da rede social para você começar a usufruir de benefícios como trocar livros e ganhar cortesias em sorteios. Confira!

Leia mais: Como funciona a Estante Virtual

Skoob é a maior rede social de leitores do Brasil

O slogan da rede social questiona O que você está lendo? E essa é a premissa da plataforma que se transformou em um ponto de encontro entre leitores. Compartilhar sugestões de leituras, comentar títulos, trocar ideias e até organizar reuniões presenciais em livrarias viraram práticas comuns entre os usuários, que são chamados de skoobers.

O nome Skoob deriva da palavra Books ao contrário, que significa livros em inglês. A plataforma surgiu em 2009 e, com apenas três meses de existência, já contava com mais de dez mil leitores cadastrados.

O crescimento foi exponencial, e atualmente a rede tem interatividade com outras redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook, além de parcerias com lojas virtuais como Saraiva, Americanas e Submarino.

A rede também está disponível com todas as suas funcionalidades para dispositivos móveis por meio de aplicativo gratuito. O app é compatível com sistema operacional Android e iOS.

Há também outros aplicativos para ler livros, caso sejam do seu interesse. Você pode dar uma olhada na lista pra ver se eles te agradam.

 

Como usar o Skoob?

A interface do Skoob, tanto na versão web quanto no aplicativo, é muito simples e intuitiva. Para ser um skoober, basta fazer um cadastro com dados básicos e, em seguida, logar com a senha criada.

Na página inicial aparecerão o seu perfil e algumas orientações para você começar a montar a sua estante virtual. Para isso, basta adicionar títulos nas categorias Lidos, Lendo, Quero Ler, Relendo, Abandonei e Resenhas.

Ainda é possível destacar os seus favoritos, os que ainda deseja ler, livros que você tem para trocar e estabelecer uma meta de leitura. No perfil há também um campo para para escrever frases e comentários que ficarão na sua timeline.

Você poderá escolher uma foto de perfil, começar a seguir outros leitores e participar de grupos de discussão sobre diversos temas relacionados à leitura. No perfil é possível ver os seus seguidores, os grupos dos quais você faz parte e ainda sugestões de escritores e editoras.

 

Encontrar livros na rede social

O mecanismo de busca do Skoob também é fácil de usar. Você pode procurar livros em uma barra localizada na parte superior da página inicial.

A busca pode ser feita por autor, título, editora ou ainda ISBN – número de série internacional.

 

Recursos e funcionalidades do Skoob

Como qualquer rede social, o Skoob promove a conexão entre pessoas com um interesse em comum, a leitura.

Por ser uma plataforma brasileira, está totalmente em português e possui recursos voltados especificamente para o perfil de público do país. Veja algumas das principais funcionalidades da rede.

 

Ambiente de interação

O primeiro item da lista de funcionalidades não podia ser outro. A grande sacada dessa plataforma é conectar pessoas que têm a mesma paixão pelos livros e, com certeza, vão realizar trocas significativas, tanto de títulos quanto de ideias.

Enquanto em outras redes sociais as fotos postadas são das viagens de final de semana, no Skoob as imagens compartilhadas são de capas de livros e experiências de leitura.

Os grupos e discussões não adotam temas desinteressantes para o seu perfil, e as abordagens são sempre relacionadas à literatura. O ambiente focado nesse nicho específico é propício para encontrar amigos já conhecidos e fazer novas amizades.

 

Organização de estantes

Se tem uma coisa que deixa qualquer leitor louco é uma boa estante cheia de livros. Na plataforma você pode fazer a sua versão virtual de prateleiras recheadas de títulos e organizá-las facilmente por categorias e prioridades.

Outra ferramenta interessante é o “paginômetro” que soma os livros marcados como lidos e faz uma média de páginas lidas.

 

Resenhas e opiniões

Quem nunca teve a sensação de terminar um livro muito bom e querer compartilhar ele com o mundo? No Skoob você tem espaço para escrever resenhas e opiniões sobre todos os títulos que desejar e compartilhá-los com seus amigos.

O compartilhamento pode gerar discussões interessantes entre leitores. Há opiniões divergentes entre os que gostam e não gostam de uma obra, e até interpretações diferentes que abrem novos pontos de vista sobre um mesmo livro.

Além de publicar as suas próprias resenhas, o recurso também é interessante para ajudar na decisão de compra. Se você está pensando em comprar um livro, vale a pena dar uma espiada no que dizem os outros leitores sobre a obra nos seus reviews.

 

Troca de livros pelo Skoob

O sistema de troca chamado Skoob Plus permite o intercâmbio de títulos entre os usuários da plataforma. Para participar, você deve primeiro mudar seu plano para a versão Plus sem nenhum custo. Todos os recursos seguem gratuitos.

Em seguida, será possível disponibilizar livros que serão trocados por créditos dentro da rede. Com esses créditos você pode solicitar títulos disponibilizados para troca por outros leitores. Quando alguém solicitar um livro seu, basta acessar o pedido e aceitar ou recusar o pedido.

Leia mais: Os melhores sites para comprar livros usados online!

 

Solicitação e envio de livros

A rede social conecta os usuários que querem realizar as trocas, mas não realiza a coleta ou o envio das obras nem se responsabiliza pelo processo.

Após receber uma solicitação de livro, você terá o prazo de dois dias para aceitar ou recusar o pedido. Em caso afirmativo, um novo prazo de sete dias será ativado para que você realize o envio pelo correio.

A plataforma destaca algumas informações importantes sobre a troca de livros:

  • sempre verifique a qualificação do usuário com quem irá realizar uma troca;
  • o desconto de créditos acontecerá no momento da solicitação de uma troca;
  • o remetente só receberá créditos quando o destinatário confirmar o recebimento do livro;
  • o sistema não realiza devolução de créditos, por isso é importante averiguar a qualificação do skoober com quem irá fazer a troca;
  • troque mensagens e se comunique com os outros usuários para fazer as trocas – a comunicação dentro da plataforma é livre;
  • reclamações e problemas com os livros trocados devem ser resolvidos diretamente entre os usuários;
  • leia os termos de serviço do Plus para estar ciente de todas as condições.

 

Ofertas de livros online

Um recurso muito interessante do Skoob é a ferramenta de busca de ofertas. Com ela você pode encontrar, diretamente pela plataforma os melhores preços do livro que deseja comprar. A busca é realizada nas principais livrarias e lojas virtuais.

O recurso pode ser acessado na página inicial ou dentro da página de um livro, abaixo da imagem da capa. Basta clicar na opção Ver Ofertas.

 

Cortesias

Por meio de uma parceria com grandes editoras do país, o Skoob realiza sorteios de livros cortesia. As promoções acontecem diariamente e, para participar, basta ser membro cadastrado na plataforma.

Para concorrer a um livro, você precisa verificar na página Cortesias quais são os títulos que serão sorteados no dia e clicar em Participe, abaixo dos livros que você tem interesse em ler. Não há limite de participação, e você pode participar de quantos sorteios quiser.

 

Se você quiser dicas de obras para comprar pelo Google Play Livros, nós também já preparamos um artigo.

E, ainda, fique ligado no blog do Compara Plano e não perca nenhuma novidade sobre o mundo da tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *