Pular para o conteúdo

8 sites para aprender programação de graça

sites para aprender programação

Você já pensou como as páginas da internet são feitas? Cada uma de um jeito diferente, e algumas até com interatividades, como um software que lê o texto para você. Mas, para muitas pessoas, criar um blog ou um e-commerce é apenas para quem tem muita experiência. Aquele monte de códigos e símbolos assustam na primeira vista. Porém, não é um bicho de sete cabeças. E, vamos te mostrar 8 sites para aprender programação de graça.

Assim, você também poderá montar sua própria página, software, ou até mesmo, conseguir um emprego nessa área. Vai perceber que as linguagens de programação nem são tão difíceis, só aparecem na primeira vista. Conheça o que é e para quem serve, além de saber as vantagens e os sites para aprender programação.

Leia também: E-book grátis: conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

O que é programação?

Programação são vários códigos, que quando escritos com os símbolos e letras certas, formam um site, um texto, uma imagem, ou qualquer componente. Assim, você pode criar, corrigir ou fazer manutenções em sites, ou softwares. 

A primeira programação na história veio de Heron de Alexandria. Que usava programação analógica para controlar as peças do teatro, como fantoches, portas e luzes.

Praticamente tudo o que você vê na internet tem códigos por trás. Cada código digitado se tornará um componente diferente. É através deles que organizamos como queremos a disposição de cada bloco de texto ou imagem, por exemplo.

Esses símbolos, números e letras formam o código fonte de qualquer software. Se tornando a linguagem de programação, que executará as funções e comandos que foi descrito antes. Os códigos são resultado da junção desses algoritmos numa sequência finita, ordenada e não ambígua. Há vários tipos, porém, as mais populares são: Java; C; C++; Python; JavaScript; HTML, entre outras. 

A linguagem de programação ainda pode ser dividida em compiladas ou interpretadas. A primeira se refere ao ato de transformar os códigos em algo que o computador entenda. Alguma função que tenha sentido e coerência. Já na segunda, os algarismos se transformam em uma linguagem intermediária lida pelo programa.

Leia também: Celulares mais caros do mundo: descubra quais são

Para que serve a programação?

Como dito anteriormente, a programação serve para praticamente tudo no meio digital. Conheça alguns exemplos. Você tem que usar essa linguagem para softwares, como edição de imagens, de vídeos, processar músicas. 

Além disso, os jogos – sejam de computador, celular ou de videogame – só funcionam graças à programação. A mesma coisa vale para todos os aplicativos que temos disponíveis para download em nosso smartphone.

Ela também é usada na robótica. Você com certeza já ouviu falar em algum robô que está ajudando a humanidade. Como, por exemplo, aqueles que foram programados para limpar o chão da sua casa com mais eficiência, ou aqueles que estão auxiliando em cirurgias.

As funções da programação pode ir de algo básico, como colocar uma palavra em negrito, até coisas mais complexas como montar um software. De qualquer forma, com o crescente avanço da tecnologia no nosso dia a dia, cada vez mais nos deparamos com alguma função dela. 

Além do que, não é tão complicado escrever e criar seu próprio aplicativo. E, para te ajudar com isso, vamos te apresentar os oito melhores sites para aprender programação. O melhor de tudo é que todos eles são gratuitos. Confere aí!

Melhores sites para aprender programação

Khan Academy

Esse site foi criado para ensinar matemática para crianças. Com uma linguagem bem simples, o Khan Academy tem um viés de programação. Pessoas de qualquer idade podem se inscrever, e serão direcionados para séries de acordo com o nível do conhecimento de cada um.

Você pode fazer uma especialização ou apenas um curso básico. E, ainda, receberá um certificado que é válido em diversas instituições. O site conta com conteúdos em português, e também, em diversos outros idiomas. 

Há aulas de Programação, Ciência da Computação e Hora do Código – que ensina noções básicas. Ele ensina diversas línguas, como HTML, CSS, JavaScript, etc.

CodeCademy

Esse é um dos sites para aprender programação, que tem sua versão tanto paga quanto gratuita. Você pode criar uma conta sem pagar nada, e fazer vários cursos sobre Python, Java, SQL, etc. Já na versão premium, você terá acesso a conteúdos exclusivos e suporte da comunidade.

Apesar de o site ser americano, e estar em inglês, há muitos conteúdos em português para você aproveitar. É dividido por apostilas, que te ajudam a acompanhar os ensinamentos, e assim, você pode absorver tudo com calma. Além de ser bem interativo para te ajudar.

Coursera

Um dos sites mais famosos para aprender programação. Oferece cursos que foram criados pelas universidades de Stanford, a USP, Unicamp, ITA, entre outras. Possui mais de 2 mil conteúdos com temas variados. 

Você poderá aprender Python, Java, PHP, entre outras línguas de desenvolvimento de aplicativos, por exemplo. Além disso, é possível acessar conteúdos de Introdução à Lógica ou Bacharelado em Ciências da Computação.

Code.org

Uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de estimular e ensinar a programação. É voltado para escolas, e financiado por pessoas famosas, como Bill Gates, e empresas de TI. Usam uma linguagem simples, e personagens da Disney para capturar a atenção das crianças. 

Possuem uma série de tutoriais e mini cursos, para crianças a partir de 8 anos. Mas, também há conteúdos para jovens. Assim, você pode aprender a criar e programar para a web ou celular.

MIT Open Courseware 

Com esse site para aprender a programar, você terá acesso aos cursos de graduação e especialização do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Apesar de estar em inglês, você consegue ver aulas introdutórias. Como linguagem Python, Java, C++, entre outras. Esse site também te dá direito à certificação. 

Code Avengers 

É separado em quatro perfis. Para aqueles que não tem nenhuma noção, aqueles que já estão começando, quem está atuando no mercado de trabalho e quer melhorar, e para professores. Possui conteúdos em inglês ou no português de Portugal. 

Você pode aprender diversas linguagens de programação ou desenvolvimento de sistemas. Para entender e construir aplicativos e jogos em Java Script, por exemplo. Além disso, há mais de 150 horas de conteúdos e lições para entender os conceitos básicos ou avançados. Com conteúdos tanto gratuitos, quanto pagos. 

Programaê

Criado pela Fundação Lemann, se parece muito com o Code.org, já que esse site também é financiado por diversas empresas de TI. Um diferencial é que você pode acessar materiais para ensinar outras pessoas.

O Programaê utiliza outros sites, como o CodeCademy e Code.org, conectando os cursos. Assim, ele também incentiva que as crianças e jovens aprendam programação. Seu acesso é totalmente gratuito, e pode ser feito por pessoas de qualquer idade.

edX 

É um programa de ação conjunta do MIT e da Universidade de Harvard, duas instituições muito prestigiadas nos Estados Unidos. Também é apoiado pela Microsoft e outras empresas de tecnologia.

Oferece mais do que cursos de TI, e diversas línguas de programação, como Java, Python, CSS. Além disso, você aprenderá a desenvolver aplicativos para smartphone.

Com mais de 5 milhões de usuários, o edX é um dos sites para aprender programação que também tem uma versão paga. Mas, a versão gratuita possui diversos materiais básicos para você começar a entender.

Por que aprender programação?

Bom, um dos motivos nós já citamos no tópico anterior. É o fato de que, praticamente tudo hoje em dia é feito através dos códigos de programação. Sejam os mais fáceis ou os mais complexos.

Saber a linguagem de programação é uma habilidade muito deseja hoje em dia. E, não só no mercado de trabalho, mas para você conhecer e saber resolver muitos problemas que acontecem com seu computador ou celular. Há quem diga que programação será uma atividade tão básica quanto saber ler e escrever no futuro. Então, por que não começar a aprender?

Agora que você conhece os melhores sites para aprender programação, já pode começar hoje mesmo a estudar. Afinal, é o assunto do futuro.

Continue lendo nosso blog para conhecer outras dicas e novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *