SIM não aprovisionado: entenda porque isso acontece

SIM não aprovisionado

Um erro que tem irritado muitos usuários de celular é o “SIM não aprovisionado”. Aparentemente sem razão, a operadora simplesmente não reconhece o cartão SIM. Mas por que isso acontece? Qual a causa desse problema?

O erro pode acontecer com qualquer chip, mas é mais comum com os recém-comprados. Esse problema não tem uma causa só, são diversos os fatores que podem levar ao SIM não aprovisionado. Dessa forma, também vão existir muitas formas para resolver.

Como muitos erros com eletrônicos, você vai testando até achar qual é o problema. A alternativa pode ser comprar outro chip, mas isso é, obviamente, pouco econômico. Afinal, se a solução pode ter um conserto sem gastar nada, por que comprar um novo? Neste artigo vamos mostrar como você pode resolver o problema.

Saiba mais: Não consigo cadastrar meu chip da TIM: o que fazer nessa hora?

SIM não aprovisionado: o que é?

O cartão SIM é um chip que, dentro do celular, vai conectar ele às redes telefônicas. Você adquire o cartão SIM com as operadoras para poder utilizar o celular, fazer ligações, SMS ou se conectar à rede de dados móveis. Assim, um problema no chip pode ser uma dor de cabeça para quem precisa usar essas funções.

Acontece que, principalmente números novos, às vezes o chip “não consegue” se conectar à operadora. Isso em geral aparece em dispositivos Android e pode ter inúmeras razões. Assim, existem vários métodos para resolver o problema. Vamos listá-los aqui para você poder ir testando com seu smartphone.

Reinicie seu celular

Uma clássica primeira alternativa resolvendo problemas com eletrônicos. E isso por uma razão bem simples: às vezes funciona. Não custa tentar, pois é bastante fácil e rápido de fazer.

O chip pode estar aprovisionado, mas sem sinal

É importante verificar se o problema realmente está acontecendo. Pode ser, por exemplo, que o SIM esteja simplesmente fora do ar, sem sinal. Isso é especialmente comum se você já vive em uma área com problemas para ter sinal. Ir a um ambiente que tenha sinal da operadora é a forma de verificar isso.

Ative o cartão SIM

Geralmente, não é preciso fazer isso manualmente, o chip se ativa sozinho após um dia de uso. Porém, cada operadora é uma situação e vale a pena olhar o site oficial para ativar por lá, ou entrar em contato. Mandar uma mensagem de SMS pode ser outra forma de ativar.

Certifique-se que o chip está corretamente inserido no celular

O chip pode estar mal inserido. Outra coisa que pode acontecer é ter alguma sujeira causando mal contato. De modo similar à dica anterior, além de limpar o dispositivo, você pode tirar e colocar de novo.

Outra possibilidade, para quem tem mais de um slot no celular, é alternar entre eles. Isso porque pode ser um problema justamente no slot que o chip está.

Verifique se o problema está no celular ou no SIM

É importante também verificar onde está o problema. Colocar outro chip no seu celular ou testar o SIM em outro aparelho são duas formas de verificar isso.

Pode ser alguma atualização do celular

Se o chip parou de funcionar logo após uma atualização, isso é um indicativo de que há algum problema no sistema do celular. Você pode tentar resolver isso redefinindo o aparelho. Para isso, é só seguir os seguintes passos: vá para “Gerenciamento geral” e selecione “Restaurar”, no caso de aparelhos com Android. Em iPhones, vá em “Ajustes”, “Geral” e clique em “Redefinir”.

O chip pode estar bloqueado

Por fim, pode ser que a operadora tenha bloqueado o seu chip. Isso pode acontecer por múltiplas razões, incluindo não colocar crédito por muito tempo e suspeita de fraude. Nesse caso, recomendamos entrar em contato com a operadora.

Leia mais: Como colocar chip no celular? Passo a passo das principais marcas

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

SIM não aprovisionado: se nada funcionar…

Se você utilizou todos os métodos acima, talvez seu SIM esteja com um problema maior. Se você não quer trocá-lo, então talvez o melhor seja ter paciência e entrar em contato com a operadora. Ainda assim, não é certo que o chip irá funcionar.

A alternativa menos trabalhosa, caso o problema não seja no celular, é comprar um novo SIM. Quando fizer, tente testar na própria loja para garantir que seja um que funcione. Assim, você se garante contra a possibilidade de passar pelo mesmo problema.

Por fim, se o problema for o celular, a solução não pode ser outra: leve para a assistência técnica. É uma solução mais inconveniente e cara, então acaba sendo utilizada apenas em último caso. Por isso, é importante ter certeza de que o problema é mesmo no celular. Como dissemos acima, isso você consegue testando o chip em outros aparelhos.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a resolver o problema. Aqui no Compara Plano nós te informamos sobre tudo que você precisa saber quando o assunto é celular. Siga nos acompanhando!

O que você achou disso?

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.