Pular para o conteúdo

Siga-me: saiba o que é este serviço e como funciona

  • por
Siga-me

Imagine que você está em casa, ao lado do seu telefone fixo esperando aquela ligação tão importante, porém também precisa sair pois seu filho vai sair da escola. Ou Imagine que um cliente superimportante ficou de ligar, e, do mesmo modo, você precisa ir a uma reunião. O Siga-me é uma tecnologia que existe para que você não passe por apertos nessas horas, e está disponível para basicamente todo mundo, de uma ou de outra maneira.

A partir de agora, nós do Compara Plano vamos te explicar tudo sobre ele.

O que é o Siga-me?

O Siga-me é uma tecnologia de redirecionamento que permite que o usuário programe uma linha telefônica para repassar as ligações recebidas a outra. Simples assim!

Imagine que você precisa sair e não pode esperar aquela ligação tão importante. Tudo bem, pois, com alguns comandos digitados na tela do seu celular ou no teclado do fixo, você possivelmente poderá fazer com que o telefone que irá receber a chamada repasse-a automaticamente para um número predeterminado.

Consequentemente, você não precisa ficar ao lado de um telefone fixo, por exemplo, em casa ou na empresa esperando por uma chamada, pois é possível direcioná-la antecipadamente para o seu celular.

Leia também: Quais são os melhores planos de celular? Escolha já o seu

Como funciona?

O Siga-me funciona como um serviço normal fornecido pela sua operadora de telefone, porém contendo algumas facilidades. Em alguns casos, é possível que, com a função habilitada, você programe e reprograme para qual número deseja direcionar as chamadas com apenas alguns comandos, na sua tela de discagem.

Caso você esteja pensando em contratar o serviço para a sua empresa, é bom saber que existem algumas opções disponíveis. Desse modo, você pode escolher a mais adequada para o seu perfil do usuário.

Tradicionalmente, há 4 modalidades ofertadas de Siga-me. Porém, vale ressaltar que nem todas estão disponíveis em todas as operadoras:

  • Total: nessa opção, todas as chamadas recebidas serão transferidas para um número que você escolher.
  • Não responde: nessa modalidade, todas as chamadas que receberem uma ligação e não forem atendidas serão redirecionadas para um número que você escolher.
  • Ocupado: quando seu telefone estiver ocupado, as chamadas serão redirecionadas para um número que você escolher.
  • Fora da área de cobertura ou desligado: quando seu telefone estiver fora de uma área de cobertura ou desligado, nesses casos, somente, as chamadas serão redirecionadas para um número que você escolher.

Qualquer um pode ter o serviço?

Não, nem todas as pessoas podem ter o serviço. Algumas operadoras de telefonia fixa deixaram de prestá-lo por conta de alguns problemas com fraudes ocorridas no passado. Porém, há uma forma de contornar essa ausência, com a virtualidade do seu telefone, a qual você pode ver abaixo.

À parte dessa parcela da população, a maioria das pessoas, sim, pode ter acesso ao serviço. Se você possui um celular ativo, você já tem esse serviço disponível no seu aparelho, e a sua operadora não cobra nada por ele. Então, é só usar!

Leia também: Identificador de chamadas: vale a pena ter um?

Quais as vantagens de usar o Siga-me?

Uma das principais vantagens de usar esse serviço já foi dita, que é você poder atender sem a necessidade de ficar esperando uma ligação ao lado de um telefone. Mas há algumas vantagens excedentes, sobretudo para empresas.

No caso de a sua empresa ter um horário de expediente fixo, você pode usar dessa programação pra que seus telefones redirecionem automaticamente todas as chamadas ocorridas fora desse horário. Dessa maneira, se você optar por contratar um serviço de secretárias de plantão, muito comuns atualmente, essa equipe pode atender a chamadas recebidas e realizar algumas tarefas às quais você tenha dado permissão.

É possível que, por exemplo, uma operadora de secretaria remota acione  técnicos em campo, direcionando-os para realizar solicitações urgentes feitas por um cliente, como reparo ou manutenção. Ou até mesmo um serviço de venda, caso valha a pena.

Significa dizer que sua empresa poderá ter atendimentos 24h por dia, ainda que nenhum funcionário esteja presente. É uma vantagem e tanto, não?

Quanto custa usar o Siga-me?

Em termos gerais, o serviço Siga-me não possui custos dados pelas operadoras. Porém, é preciso perceber que, a partir do redirecionamento, quem paga pela ligação é você.

Ou seja, se você determinou que o seu telefone fixo de casa redirecione suas chamadas recebidas para o seu celular, o trajeto casa-celular será pago por você, na conta do seu celular.

Se, por acaso, você for atendê-lo em outro continente, em roaming, você pagará os custos de uma ligação internacional originada no local da sua casa, além de arcar com os serviços de itinerância.

Ativando o Siga-me

Para ativar o serviço, existe uma fórmula bem simples, com 4 códigos disponíveis, um para cada modalidade que apresentamos.

Siga-me TIM, VIVO, Oi, ou Claro no celular

É só digitar o código desejado, inserindo o número para o qual a ligação vai ser redirecionado no espaço _________ e, depois, ligar para esse número.

Supondo que o número de telefone para o qual você quisesse redirecionar as ligações recebidas no seu celular fosse 123456789, você teria que digitar o seguinte código na tela do celular: *21*123456789#. Depois, bastaria LIGAR para ele.

  • Todas as chamadas: *21*_________# –> LIGAR
  • Em caso de não atende: *61*_________# –> LIGAR
  • Se ocupado: *67*_________# –> LIGAR
  • Se fora de área ou desligado: *62*_________# –> LIGAR

Para desprogramar, basta inserir o código entre # e ligar. Por exemplo: #21#, #61#, #67# ou #62#, e depois chamar.

NET Fone

  • Todas as chamadas: *21*_________# –> LIGAR
  • Em caso de não atende: *61*_________# –> LIGAR
  • Se ocupado: *63*_________# –> LIGAR

TIM Fixo

  • Todas as chamadas: *21*_________# –> LIGAR
  • Em caso de não atende: *61*_________# –> LIGAR

Claro Fixo

No Claro Fixo, é preciso habilitar o serviço junto à operadora, pelo telefone 10321.

Nesse caso, só há uma modalidade de redirecionamento:

  • Todas as chamadas: *83*_________# –> LIGAR

Oi Fixo

  • Todas as chamadas: *21*_________# –> LIGAR
  • Em caso de não atende: *61*_________# –> LIGAR
  • Se ocupado: *63*_________# –> LIGAR

Vivo Fixo

Para o Vivo Fixo, é preciso habilitar o serviço junto à operadora, pelo 10325.

Nesse caso, só há o redirecionamento total das chamadas.

  • Todas as chamadas: *52*_________# –> LIGAR

E se a minha operadora não oferecer o Siga-me?

Se a sua operadora não oferecer o Siga-me, há uma alternativa bem comum: a virtualização do telefone.

Esse procedimento se trata de usar a portabilidade para uma operadora com o serviço, contratar outra linha para o local da linha original, e usar o siga-me para receber chamadas nesse local, sem perder o número da linha.

Essa alternativa é bastante comum para empresas ou pessoas que preferem manter o número, seja por conta dos amigos, seja por conta da carta de clientes. Desse modo, você usará constantemente a operação Siga-me, de modo a atualizar seus serviços sem perder o número já famigerado.

Gostou do artigo? Então, acompanhe o Blog Compara Plano e fique por dentro de todas as notícias, tendências e inovações do setor de tecnologia, telefonia e internet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *