Pular para o conteúdo

Séries interativas: conheça o conteúdo interativo da Netflix

A tecnologia está tão avançada hoje em dia que é difícil ir acompanhando tudo. Em questão de alguns anos, é lançado no mercado algo novo e revolucionário. Como exemplo temos os assistentes pessoais do Google e da Amazon ou até mesmo robôs que ajudam em cirurgias. Acompanhando essa onda de inovações, os streamings têm lançados séries interativas.

Você ainda não conhece?! Então, vem com a gente nesse artigo para descobrir o que são e quais as mais populares do streaming da Netflix. Assim, você também poderá conhecer conteúdos novos, e o melhor, interativos.

Leia mais: Séries estrangeiras da Netflix que são imperdíveis

Séries Interativas

Lembra quando assistíamos Os Jetsons e víamos vários aparelhos do futuro, e pensávamos quando eles se tornariam real? Bom, com relação às séries, esse momento chegou.

As séries interativas invadiram a Netflix, fazendo muito sucesso. Sendo assim, ganhamos uma nova maneira de apenas “assistir” à TV. Pois, com elas, você consegue escolher o que vai acontecer, modificando a história como você bem quiser.

Por exemplo, você está assistindo a determinada série e, num momento de clímax, o personagem principal irá te perguntar o que ele deve fazer em seguida. Na tela, aparecerão duas opções, e, com o controle, você escolhe qual gostaria que fosse o rumo tomado pela narrativa. Você tem um tempo de alguns segundos para responder e, quando der “ok” na resposta, irá aparecer o desenrolar da sua história, baseado na sua preferência.

Sendo assim, você pode assistir a determinado episódio várias vezes e terá vários finais diferentes. Além de ser muito interessante, esse novo método de ver séries é, com certeza, inovador.

Você pode assistir a essas séries interativas pela smart TV, pelo videogame e pelos aparelhos com iOS. Não estando disponíveis, porém, para Apple TV, Chromecast, computador e tablets Windows. Caso você só tenha um desses modelos, você verá o programa com uma narrativa linear, sem interatividade. 

Confira a quais séries interativas você pode assistir agora mesmo pela Netflix.

Gato de Botas – Preso num Conto Épico

Lançado em 2017, foi o primeiro projeto de interação desenvolvido pela Netflix. A empresa escolheu um programa infantil para testar se teria adesão do público, já que crianças gostam de brincar com os personagens que veem na TV.

Cada episódio pode durar de 18 a 39 minutos, e tudo vai depender das escolher do telespectador. Nas histórias, é mostrado o Gato de Botas, personagem dos filmes de Shrek, tentando fugir do conto de fadas. E, claro, para conseguir, ele precisa de ajuda enfrentando alguns desafios.

Ao ser sugado para dentro de um livro, o Gato de Botas se vê dentro da sua própria história. E, para escapar de lá, ele terá que tomar as decisões corretas.

São 13 momentos de escolha, nos quais a criança terá opções na tela de como ela pode ajudar o Gato. E a série possui dois finais bem distintos, sendo escolha do usuário como chegar nele.

Ainda, como toda série da plataforma de streaming, é possível parar, voltar para cenas já passadas ou recomeçar a história toda de novo. Trata-se de uma produção original da Netflix.

Buddy Thunderstruck: A Pilha do Talvez

No mesmo ano, a Netflix também lançou outra de suas séries interativas: Buddy Thunderstruck: A Pilha do Talvez. Esta história conta a vida de Buddy, um cachorro piloto de corrida de caminhão, e seu melhor amigo Darnell, um furão mecânico. 

Por estarem cansados de ter péssimas ideias, e sempre se meterem em confusão, decidem pegar novas da “pilha do talvez”. E quem vai decidir como essa história vai terminar é você.

Cada episódio tem em média 13 minutos. Os personagem são feitos em stop-motion, produzidos pela Frango Robô. Porém, é uma produção original da Netflix.

Leia mais: Confira 10 séries para assistir no YouTube

Stretch Armstrong: A Fuga

Outro desenho na nossa lista de séries interativas. Porém, esse é um filme lançado em 2018, que traz a história dos Flex Fighters, três amigos que são heróis com superpoderes (um é elástico, o outro tem super força e o último pode voar) lutando para proteger Charter City. Mas, eles levam uma vida dupla, pois são apenas garotos do ensino médio quando não estão salvando a cidade.

Esse filme interativo conta a fuga da cadeia de todos vilões que eles já enfrentaram. E, para ajudá-los a conseguir que todos voltem, você tem opções para decidir o rumo dessa história.

Apesar de o filme ser interativo, a Netflix também tem em seu catálogo a série do Stretch Armstrong. Conta com 13 episódios na primeira temporada e 10 na segunda, com aproximadamente 22 minutos cada. Porém, ela tem uma história linear, na qual não podemos interferir.

A série do Stretch Armstrong foi produzida inicialmente pela Hasbro Studios em 1970. Já a versão da Netflix contém mais personagens e vilões. 

Muitas produtoras tentaram fazer um curta sobre essa animação, como a Disney em 1994, a Universal em 2008 e a Relativity Media em 2012. Contudo, todas elas fracassaram.

Minecraft: Story Mode

O Minecraft é um jogo online de modo aberto, em que se permite que você construa coisas com cubos – dos quais são feitos todo o jogo. Possui uma dinâmica de sobrevivência e exploração.

Por se tratar de um jogo que não tem uma história – afinal, cada jogador constrói a sua -, muitos ficaram surpresos por fazerem uma série baseada no jogo. A Telltale Games, desenvolvedora do game, apostou nesse novo programa. E, ainda, é uma das séries interativas da nossa lista.

A série traz a história de Jesse, e o usuário é quem irá escolher o sexo dele (a). Junto com os amigos da personagem principal, estão se preparando para o Edercon (competição de construção do jogo). E Jesse tem que mostrar que é mais que um (a) construtor (a).

Quem decidirá os próximos passos é você. A primeira temporada tem 5 episódios, e a duração de cada um pode variar de 38 a 94 minutos. Mesmo se tratando de um jogo no qual tudo formado por cubos, os gráficos e som estão excelentes nessa produção.

O jogo chegou a um momento um pouco crítico para a desenvolvedora. Isso, porque em setembro de 2019 ela anunciou que irá fechar as portas, por conta de dificuldades econômicas. Então, a série é a última atividade da empresa.

Black Mirror: Bandersnatch

Você com certeza já ouviu falar sobre essa série. Ela fez – e faz – muito sucesso. Então, fizeram um filme interativo, o qual foi lançado em dezembro de 2018.

A história se passa em 1984 e conta a vida de Stefan, um escritor que está tentando transformar um livro interativo em um jogo de computador. O autor do livro ficou louco e acabou matando a esposa enquanto escrevia. No meio de todo o suspense, quem decide o destino de Stefan é o usuário.

https://www.youtube.com/watch?v=rnrCdi53G7A

O filme tem aproximadamente 90 minutos, e possui cinco finais e muitas cenas para serem desbloqueadas, conforme as escolhas do espectador. Foram gravadas mais de 5 horas para que o usuário tivesse várias opções para assistir.

Você pode construir narrativas mais complexas e até chegar a um looping, no qual voltará ao início do roteiro. Esse é o primeiro conteúdo interativo para adultos.

Leia mais: 10 séries e filmes na Netflix para quem gosta de tecnologia

Você Radical, com Bear Grylls

Bear Grylls é um explorador muito famoso, possui alguns programas no Discovery Channel contando sobre suas aventuras nos mais diversos ambientes do planeta – alguns bem inóspitos. Nessa aventura, ele irá explorar diferentes paisagens com um objetivo final em cada episódio.

Ensinando aos espectadores dicas de sobrevivência nas mais diversas situações, você deve decidir entre duas opções de como ajudá-lo. Se a opção for a certa, ele passará para o próximo desafio. Caso seja uma escolha errada, ele te explicará o porquê de não ser a decisão correta, e você voltará para o começo. Afinal, numa expedição, você pode acabar encontrando situações que nunca vivenciou antes.

São 8 episódios nos quais você o guiará em aventuras pela natureza. Além de aprender dicas para se virar  selva, neve, pântano, entre outros terrenos, você irá se divertir. Então, estamos falando de uma das grandes séries interativas do Netflix, a qual não podia estar de fora da nossa lista.

E, aí?! O que achou das nossa lista de séries interativas da Netflix? Além de se divertir vendo um programa bom, você ainda ajuda o personagem principal a tomar decisões. Ou as decisões são suas? Colocamos na conta de quem? 

Continue acompanhando o blog Compara Plano, pois estamos sempre trazendo novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *