Pular para o conteúdo

Como escolher uma senha segura? 5 dicas para se proteger

senha segura

Se você costuma utilizar a mesma senha para tudo, com números sequenciais ou com o dia do aniversário ou o nome da mãe, está na hora de repensar. Isso porque uma senha segura é fundamental para resguardar seus dados pessoas e garantir que as credenciais não sejam usadas por pessoas mal-intencionadas. Neste post, vamos dar dicas de como deixar suas senhas indecifráveis para prevenir dor de cabeça.

Atualmente, estamos fartos de senhas, essa é que é a verdade. Precisamos delas para sacar dinheiro no banco e acessar o app da conta, para entrar no e-mail, para as redes sociais, para entrar no wi-fi, para apps dos mais variados tipos, enfim. É senha que não acaba mais e isso pode causar uma tremenda confusão na sua cabeça para memorizar tudo. Principalmente, quando são senhas completamente diferentes.

Mas não se preocupe. Esqueceu a senha do celular, por exemplo? Tem jeito de achar. Não lembra das outras? Utilize o velho e bom caderninho de anotações para registrar todas as suas senhas e logins. No entanto, o mais importante: saiba criar e manter senhas seguras para manter seus dados resguardados e evitar a ação de espertinhos.

Ficou interessado no assunto? Confira as X dicas que vamos trazer nesse post para você se proteger e ficar atento sobre os requisitos ao se fazer uma senha. Além de dificultar e muito a vida dos hackers.

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Senha segura: vale a pena garantir as suas

Ter uma senha segura exige um pouco de paciência, é verdade. Quem nunca encontrou em algum site que apresenta aquela graduação de senha “fraca, média ou forte”, em que você precisa variar bastante nos caracteres? Então, pode confiar, porque esse é um dos caminhos para caprichar nas senhas. Em outras palavras, criar senhas fortes garante a sua segurança, mesmo que você precise pensar um pouco mais para elaborá-las e guardá-las.

Portanto, utilizar senhas simples pode ser mais fácil em um primeiro momento. No entanto, pode ser um perigo para seus dados pessoas e trazer até prejuízo financeiro em caso de invasão de alguma conta.

Para você ter uma ideia, a Splash Data divulgou um ranking com as 10 senhas mais utilizadas pelas pessoas em 2019, confira:

1) 123456 (é a bicampeã)
2) 123456789
3) qwerty
4) password
5) 1234567
6) 12345678
7) 12345
8) iloveyou
9) 111111
10) 123123

Ou seja, as senhas com números sequenciais são as mais utilizadas pelas pessoas. Da mesma forma, são as primeiras testadas pelos bandidos. Por essa razão, você deve evitá-las. Outros tipos de senhas bastante comuns são os números da data de nascimento, do telefone, ou o nome da parceira (o), namorada (o), dos pais ou filhos. O que também é um fator de vulnerabilidade.

Isso porque fazem parte dos seus dados pessoais, o que pode dar pistas aos hackers que desejam invadir a sua conta e descobrir as credenciais.

Leia também: 8 aplicativos para ajudar na segurança das mulheres

Sites e serviços incentivam a senha segura

Como você já pode perceber, alguns sites e serviços exigem que os usuários formulem senhas mais “fortes”. Inclusive, muitos não aceitam senhas com menos de oito caracteres, por exemplo. Outras recomendações são o uso obrigatório de maiúsculas, números e símbolos para reforçar a diferenciação da senha.

Nesse sentido, são bastante comuns as exigências abaixo, o que já nos traz um indicativo de uma senha segura:

1) Apresentar no mínimo 8 caracteres;
2) Ter no mínimo duas letras maiúsculas;
3) Ter no mínimo uma letra minúscula;
4) Apresentar no mínimo um número;
5) Ter no mínimo um símbolo (@#$%)

Leia também: Cibersegurança: saiba porque é importante proteger seus dados

5 dicas práticas para fazer senhas seguras

Certo, dito isso, agora vamos listar algumas dicas práticas para você melhorar a segurança das suas senhas e assim resguardar seus dados – e seu dinheiro.

1 – Arrume um jeito de guardar suas senhas

Antes de saber como criar uma boa senha, é importante você arrangjar um local para guardar todas as suas credenciais. O objetivo é poder buscá-las caso você esqueça de algumas delas. Nesse ponto é uma escolha bastante pessoal. Você pode optar por escrevê-las todas em um papel, à mão, e guardá-lo em uma pasta ou local junto a seus documentos físicos. Nesse caso, só não esqueça onde você guardou o papel!

Outra alternativa – talvez mais indicada, é utilizar a nuvem da internet para armazenar as suas senhas. Há aplicativos gratuitos que oferecem esse serviço, como o Keepass.com, que guarda as senhas, de forma criptografada. Você vai precisar de uma senha para acessar o Keepass.

2 – Senhas maiores são melhores

Prefira utilizar senhas com no mínimo 8 caracteres. Isso é fundamental para dificultar um pouco a vida dos hackers. Ou seja, quanto mais caracteres, menor a chance de ter suas credenciais descobertas.

Leia também: 8 dicas para comprar online com segurança

3 – Utilize números em meio à palavra

Uma técnica bem simples e importante para aumentar a força das suas senhas é utilizar numerais. Mas como? Troque letras da palavra-chave por números parecidos. Como por exemplo, o “O” pelo zero, ou o “A” pelo “4”.

Escolha números que tenham algum significado para você. Mas evite data de aniversário, número de telefone ou dos documentos oficiais, ou da casa e do apartamento. Pode ser o tamanho das roupas, o número do seu calçado, por exemplo.

4 – Use símbolos para tornar suas senhas indecifráveis

Outro jeito de deixar a senha com um bom nível de segurança é adicionar símbolos no início, final, ou entre as palavras e números. Por exemplo, o # (jogo da velha, ou sustenido), ou o cifrão ($). A ideia parar lembrar qual o símbolo utilizado depois é relacionar com algo prático, como uma música ou dinheiro.

Leia também: Conheça os aplicativos de segurança da Claro

5 – Troque as senhas periodicamente

Outra atitude que ajuda a dificultar a ação dos hackers raptores de senhas é trocá-las de forma periódica. Há especialistas em segurança digital que aconselham trocar a senha a cada dois meses, o que pode dar algum trabalho.

Um jeito prático para fazer isso sem queimar muito neurônio é utilizar a mesma palavra-chave, no entanto, trocar a ordem dos caracteres ou adicionar um símbolo ou número diferente. E pronto. Ah, e não esqueça de mudar a senha também nas suas anotações!

Leia também: Como formatar iPhone? Veja o passo a passo seguro

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Senha segura: gostou das dicas?

Agora que você já conhece os principais requisitos para ter uma senha segura, que tal conferir alguns aplicativos de segurança para navegar na internet de forma segura?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *