Pular para o conteúdo

Screen Mirror: o que significa e como fazer?

  • por
screen mirror

Nesse mundo cada vez mais tecnológico os recursos avançam diariamente e vão surgindo novas opções, funções e serviços no mercado. Você pode já ter ouvido falar em “Screen Mirroring” em algum momento, mas sabe o que significa? Traduzindo de forma simples, Screen Mirror, em português, significa espelhamento de tela. 

Essa tecnologia de espelhamento de tela permite que você envie a mídia que está sendo reproduzida em seu dispositivo Android, Windows ou Apple para um maior, como uma televisão ou projetor de mídia, sem fio. Você pode espelhar fotos pessoais, músicas, vídeos, jogos e muito mais. Como, por exemplo, incluindo conteúdo da internet ou de um aplicativo como Netflix ou YouTube.

Neste post, vamos te dar todos detalhes de como funciona o Screen Mirror e como utilizar essa tecnologia no seu dispositivo. É comum ter dúvidas e muitas vezes não saber como executar esse espelhamento. Porém, calma que vamos te ensinar como ele deve ser feito. Acompanhe!

Leia mais: Saiba como espelhar o celular na TV

QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM! 

Como funciona o espelhamento de tela

Primeiramente, para usar o Screen Mirror, ambos os dispositivos devem atender a alguns requisitos mínimos. Seu telefone ou tablet deve suportar espelhamento e ser capaz de enviar dados. A TV ou projetor também deve suportar espelhamento de tela e ser capaz de capturar e reproduzir esses dados.

Portanto, o espelhamento de tela requer dois componentes. Um dispositivo de envio de tela e um dispositivo de recebimento de tela. O dispositivo de envio de tela utiliza um protocolo de espelhamento de tela. Existem vários protocolos de espelhamento de tela. Grandes exemplos disso incluem Apple AirPlay em iPhones e Google Cast em Chromebooks.

Caso tenha dúvida se o seu smartphone ou outro dispositivo possui a opção de espelhamento de tela, verifique a documentação ou realize uma rápida busca na internet. Observe que também pode ser necessário habilitar o recurso Miracast ou Screen Mirroring em Configurações. Portanto, fique atento a isso também. Você pode até conseguir mostrar a tela do seu telefone no computador.

Quanto à televisão, existem duas tecnologias amplas. Você pode espelhar em uma TV inteligente mais recente ou em um projetor com espelhamento de tela integrado. É possível ainda comprar um dispositivo de streaming de mídia e conectá-lo a uma porta HDMI disponível em uma TV mais antiga. Como os dados chegam sem fio e pela rede doméstica, você deve configurar essa TV ou stick de mídia para se conectar a essa rede também.

Screen Mirror: espelhamento de tela com iOS, Chrome OS, Android, macOS e Windows

Se você quer saber como espelhar ou quais aparelhos podem fazer espelhamento de tela em cada software diferente, agora vamos mostrar para você. Confira!

Dispositivos iOS

Para ativar o screen mirror nos dispositivos iOS, use o AirPlay nativo do iPhone, iPad ou iPod Touch. Abra o Centro de Controle, selecione “Screen Mirroring” para ver uma lista de receptores AirPlay disponíveis. Receptores AirPlay compatíveis para espelhamento de tela de dispositivos iOS incluem Iphone TV, Apple TV e dispositivos habilitados para o screen mirror.

Chromebooks

Use a tecnologia Google Cast nativa integrada ao dispositivo clicando com o botão direito do mouse no ícone do usuário, no canto inferior direito da área de trabalho do Chromebook. Selecione “Dispositivos disponíveis” e escolha o que deseja espelhar dentro da lista de receptores disponíveis. 

Receptores compatíveis com Google Cast para espelhamento de tela do Chromebook incluem Chromecast e dispositivos habilitados para o screen mirror. Com uma pesquisa rápida na internet você verifica se seu aparelho é compatível com essa função.

Dispositivos Android

Esses dispositivos usam o Google Cast como aplicativo complementar gratuito. Basta baixar o Google Home localizado na Google Play Store. Receptores de TV Android que são compatíveis com Google Cast podem fazer a transmissão de tela dos dispositivos Android, incluindo Chromecast e dispositivos celulares que sejam habilitados para o screen mirror.

MacOS

Esses dispositivos podem espelhar a tela ou transmitir conteúdo para a Apple TV usando AirPlay nativo. Neste caso, só está disponível apenas em laptops da Apple lançados em 2012 ou posteriores a essa data. O screen mirror nativo transforma computadores Windows, dispositivos Android e Amazon Fire TV em receptores compatíveis com AirPlay.

Windows

Dispositivos Windows mais recentes e dispositivos Android antigos usam a tecnologia de espelhamento de tela Miracast. Nem o Google e nem a Apple oferecem suporte ao Miracast. No entanto, a solução de espelhamento de tela Ditto permite que os usuários do Windows espelhem e transmitam conteúdo para Apple TVs, Chromecasts e dispositivos habilitados para refletor.

Leia tambémSmart TV: tecnologias mais recentes. Conheça!

Screen Mirror nos smartphones

Hoje em dia é cada vez mais comum os celulares mais modernos possuírem a opção de screen mirror. Porém, existem muitos outros aparelhos que há anos já possuem o espelhamento de tela disponível. Este é o caso do saudoso celular da Samsung J5 Prime, lançado em 2017 como intermediário básico da marca na época. Atualmente, o Galaxy A10 que é o equivalente nesta categoria, possui a opção de espelhamento de tela.

A opção de screen mirror na Motorola também já existe há bastante tempo. Ou seja, já estava presente em aparelhos mais antigos da marca, como o Motorola One e telefones da linha G. O recurso da tecnologia ainda se faz presente em boa parte dos aparelhos atuais.

Screen Mirror dos smartphones para TV

Para usar o espelhamento de tela, ambos os dispositivos devem atender a alguns requisitos mínimos e estarem conectados à mesma rede wi-fi. Atualmente, os televisores em sua maioria possuem esse recurso. Entre eles, a Samsung TV, TV’s Aoc, Apple TV, entre inúmeras outras marcas. 

Primeiramente, para realizar o espelhamento de tela, o seu telefone ou tablet deve suportar o screen mirror e ser capaz de enviar dados. É importante saber que tanto a TV como um projetor também precisam ter suporte ao screen mirror. E, portanto, conseguirem capturar e reproduzir os dados recebidos.

Em alguns casos pode ser necessário ativar o Miracast ou Screen Mirror nas configurações. Importante que se atente a esse fato e, caso necessário, faça a habilitação do recurso.

Screen Mirror em aparelhos Android

Antes de começar a screen mirror, certifique-se de fazer todas as verificações de compatibilidade e estabelecer ambos dispositivos na mesma rede de internet. Agora é seguir os passos básicos para dar início ao screen mirror do seu smartphone para qualquer Smart TV. 

  1. Encontre a opção de Conexões dentro da aba de configurações;
  2. Depois escolha a opção de screen mirror;
  3. Aguarde o smartphone encontrar a TV que você deseja parear e depois basta selecionar a mesma;
  4. Após selecionar, basta esperar que eles conectem;
  5. Pronto, a tela do seu celular já estará aparecendo na tela da TV.

Screen Mirroring em aparelhos iOS

Caso utilize um smartphone da Apple, é preciso utilizar o AirPlay para realizar o screen mirroring na tela de uma Apple TV ou Smart TV compatível. Existem alguns passos diferentes do dispositivo Android, vejamos:

  1. Conectar o dispositivo Apple e a TV à mesma rede Wi-Fi;
  2. Agora basta ir até a central de controle do dispositivo;
  3. Depois de acessar a central, basta selecionar a opção “Espelhar a Tela”;
  4. Selecione a TV na lista de dispositivos disponíveis;
  5. Feito, a sua tela estará espelhada. Caso aconteça uma solicitação de código da Apple TV, utilize o mesmo número do dispositivo Apple que esta tentando parear.

Leia também: Como colocar número privado? Veja o passo a passo aqui!

A experiência do espelhamento de tela

Assim que estiver assistindo a sua mídia por meio de espelhamento de tela, você usará os controles de seu telefone ou tablet para controlá-la. Você pode avançar e retroceder, pausar e reiniciar. Claro que desde que o aplicativo e a mídia permitam estas funções. Porém, é pouco provável que você consiga ter controle sobre a TV. Portanto, mantenha o controle remoto por perto para controlar algumas opções como o volume da televisão.

Quando você estiver transmitindo, apenas o vídeo ou filme aparecerá na tela. Você pode controlar o vídeo em seu telefone. Assim como também pode fechar o aplicativo e fazer outras coisas sem interromper o vídeo. Para isso, o telefone precisa ainda estar conectado. É uma maneira super conveniente de curtir um filme e seu telefone, concorda?

A tecnologia te permitindo ficar livre de cabos e fios, HDMI ou qualquer outro limitador do seu uso e alcance. Se você tiver a opção no seu dispositivo, parta já para utilizar o seu screen mirror. Divirta-se!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ! 

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *