Pular para o conteúdo

Samsung Galaxy Book Ion: primeiro laptop com QLED

A Samsung lançou um novo notebook: o Samsung Galaxy Book Ion. Ele promete ser um dos melhores lançamentos da empresa sul-coreana na categoria competitiva de laptop ultraportátil, ao lado do Galaxy Book Flex. Ambos os computadores trazem recursos como tela de quantum dot LED (QLED), carregamento sem fio e, de forma pioneira, o recurso de linhas de TV e telefone Samsung com ligação ao laptop.

Além disso, o novo laptop possui um design em concha tradicional para substituir o antigo modelo da Samsung, o Notebook 9. Apesar de toda inovação, o Samsung Galaxy Book Ion não tem ainda a opção de tela 4k, apenas QLED da Samsung. É a primeira vez que essa tecnologia, que há bastante tempo já faz parte das TVs da empresa, vem em um laptop.

Mas, afinal, o que ele tem de inovação? Como falamos no começo, o laptop traz tecnologias como carregamento sem fio por meio do recurso “PowerShare”. Assim, o fornecimento de energia sem fio funciona com qualquer dispositivo compatível com a tecnologia Qi de carregamento. Outra novidade é a certificação Projeto Athena, ou seja, é um dos mais inovadores da categoria laptops. São computadores pensados para trabalhar com inteligência artificial e com maior durabilidade de suas baterias e de vida útil do computador.

Project Athena, ou Projeto Athena em português, tem disponível apenas computadores de alta tecnologia, como suporte Wi-Fi 6 de última geração (802.11ax), bateria com mais vida útil diária e portas Thunderbolt 3.

Leia mais: MacBook Pro 2019: veja o que mudou no novo Apple

Especificações do Samsung Galaxy Book Ion

Galaxy Book Ion

O laptop Galaxy Book Ion vem com CPUs de 10ª geração da Intel. Ainda, mesmo com todas as tecnologias avançadas, o Book Ion é um computador tradicional e não oferece a rotação em 360º disponível em laptops de última geração. Assim, o usuário ainda terá que utilizá-lo de forma habitual.

Galaxy Book Flex_NT930QCGI_029_Dynamic7-With-S-Pen_Blue

Em contrapartida, o computador Galaxy Book Flex vem com esse diferencial de dobradiça de 360º graus, caso o usuário prefira esse.

Outra boa configuração do Book Ion é sua memória e armazenamento, sendo de 16GB de memória DDR4 e até 1TB de SSD no padrão NVMe. Com isso, é um computador que garante espaço para armazenamento de seus principais softwares. Outra possibilidade é expandir o armazenamento via SSD com slot adicional, presente no modelo 15”. Contudo, no modelo de 13″ esse adicional não é possível.

Em relação à conectividade, o Galaxy Book Ion possui porta USB-C com Thunderbolt 3, duas portas USB Tipo-A 3.0, HDMI e entrada para cartão microSD, além de conector para fones de ouvido e microfone.

Para carregar o computador, sendo na modalidade sem fio, basta que o usuário coloque o acessório ou smartphone com padrão Qi e pronto. Desse modo, o laptop vai funcionar com os dispositivos originais da Samsung, como o Galaxy Buds, Watch e outros smartphones, como também de outras marcas com a função.

A Samsung afirmou que o Flex e o Ion chegarão ao mercado estadunidense em 2020, mas não revelou detalhes a respeito de previsão de lançamento, preço ou disponibilidade em outros países.

A Samsung acaba de anunciar durante a sua conferência para desenvolvedores a mais nova dupla de notebooks de alto desempenho voltados para usuários que querem o melhor para trabalhar com mobilidade, versatilidade e hardware top de linha.

Galaxy Book Ion design fino

Diferenciais do Samsung Galaxy Book Ion

De novidade, os Galaxy Book Ion são computadores de décima geração de processadores Intel Core, com autenticação por biometria e tela QLED. São máquinas de grande performance e que possuem boa conectividade, com portabilidade, leveza e design fino.

A tela do computador é de QLED de 13,3 “ou 15,6”, com resolução Full HD, 1.920×1.080 pixels e brilho de ​​600nits. Além disso, com até 16GB de RAM (LPDDR4x) e chipsets Intel Iris Plus Graphics ou Intel UHD Graphics. Já na versão de 15,6”, o laptop tem capacidade de usar os gráficos dedicados GeForce MX250.

É um computador que impressiona pelo seu design fino e por apresentar uma conectividade rápida e útil para os usuários, com Wi-Fi 6 (Gig +) e Thunderbolt 3. Ainda, o teclado é retroiluminado, ajudando a digitar em lugares com pouca iluminação, memória microSD e UFS, conectores USB-C e uma bateria de 69,7Wh.

Ademais, esse computador funciona no Windows 10 e pode ser usado com a caneta S Pen, e aplicativo PENUP, conhecido nos smartphones Galaxy Note. Nesse caso, porém, somente na versão do Samsung Galaxy Book Flex.

Por fim, você pode carregar o computador ou seu smartphone, fones de ouvidos ou outros dispositivos compatíveis com Qi no touchpad do notebook pelo Wireless PowerShare. Além de poder ter mais segurança com seus dados, com uso da biometria para desbloqueio do aparelho.

Galaxy Book Ion espessura

Para finalizar o computador possui espessura de apenas 12,9 / 14,9 mm e não pesa mais que 1KG.  O modelo lançado pela Samsung, que deve chegar em breve ao Brasil, faz parte do Projeto Athena.

Mais de 100 empresas já aderiram ao Projeto Athena, incluindo Microsoft, HP, Dell, Google, Lenovo, Samsung, Xiaomi e outros fornecedores.

Preço e disponibilidade

Para quem quer adquirir o aparelho, ele deve chegar ao mercado em 2020, provavelmente. Alguns sites divulgavam sua disponibilidade ainda em dezembro de 2019, porém a previsão não se confirmou.

Em relação ao preço, não sabemos ao certo. Quando soubermos, tenha certeza que iremos publicar aqui no Compara Plano.

Confira abaixo a ficha técnica do Galaxy Book Ion 13 e do Galaxy Book Ion 15.

Samsung Galaxy Book Ion – ficha técnica:

  Galaxy Book Ion 13 Galaxy Book Ion 15
Dimensões 305,7 x 199,8 x 12,9 mm 356,1 x 228,0 x 14,9 mm
Peso 0,97 kg 1,19 kg / 1,26 kg (modelo com chip da Nvidia)
Tela QLED de 13,3 polegadas, Full-HD (1920 x 1080) QLED de 15,6 polegadas, Full-HD (1920 x 1080)
Processador Intel Core de 10ª geração (Comet Lake) Intel Core de 10ª geração (Comet Lake)
Chip gráfico Intel UHD Graphics Nvidia GeForce MX250 com 2 GB de memória GDDR5 / Intel UHD Graphics
RAM Até 16 GB (DDR4) Até 16 GB (DDR4) + 1 slot para expansão
Armazenamento SSD de até 1 TB (NVMe) SSD de até 1 TB (NVMe) + 1 slot para expansão
Internet Wi-Fi Wi-Fi 6 (Gig+), 802.11ax 2×2 Wi-Fi 6 (Gig+), 802.11ax 2×2
Áudio alto-falantes AKG Stereo com Smart Amp alto-falantes AKG Stereo com Smart Amp
Segurança leitor de digitais leitor de digitais
Teclado retroiluminado retroiluminado
Bateria 69,7 Wh 69,7 Wh
Portas 1x Thunderbolt 3, 2x USB 3.0, HDMI, leitor de UFS/MicroSD, fone de ouvido 1x Thunderbolt 3, 2x USB 3.0, HDMI, leitor de UFS/MicroSD, fone de ouvido

 

Deu pra conhecer mais sobre o Samsung Galaxy Book Ion da empresa sul-coreana? Fique atento ao que publicamos no Compara Plano e não perca as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *