Saiba todos os códigos das operadoras do Brasil

Com o crescimento dos aplicativos de conversação, muitas pessoas deixaram de realizar ligações tradicionais pelo telefone fixo e celular. Contudo, em situações de emergência ou quando não há internet disponível, a ligação com os aparelhos de telefonia ou até mesmo os orelhões de rua, continuam a ser uma ótima saída para se comunicar com outras pessoas. Para isso é essencial utilizar os códigos das operadoras, além de saber os números de DDD ou DDI.

Ao realizar a chamada com o código de uma operadora que não é a do seu celular ou telefone fixo, o cliente pode pagar taxas mais altas ou consumir todos os seus créditos (nos planos pré-pagos). Isso porque, em geral, as operadoras oferecerem descontos, minutos grátis ou planos específicos para chamadas interurbanas e internacionais.

Para evitar sustos na fatura ou a queda da ligação por limite de créditos, é essencial conhecer bem as normas do plano contratado e utilizar os códigos das operadoras corretamente.

Vale lembrar que algumas operadoras oferecem serviços adicionais para realização de chamadas em orelhões, chamadas a cobrar e para o exterior. Mas antes de falar sobre isso, vamos apresentar a lista completa com os códigos das operadoras. Confira!

Leia também: Roaming de dados, o que é e para que serve

Qual o código das operadoras?

Para realizar chamadas a longa distância por telefone fixo ou celular é necessário acrescentar o Código de Seleção de Prestadora (CSP), ou simplesmente Código da Operadora, antes do código do município e telefone do contato.

Confira a seguir, a lista com todos os códigos das operadoras de telefone para realização de chamadas, com dados atualizados em abril de 2019 pela Anatel.

Lista de Códigos de Seleção de Prestadora – CSP

OperadorasCódigos
Algar Telecom (CTBC)12
Fonar13
Oi (Antiga Brasil Telecom)*14
Vivo15
Viacom16
Transit Telecom17
Spin18
Embratel/NET21
Goiás Telecom22
Dialdata24
IDT Brasil26
Aerotech27
T-leste Telecom29
Oi31
ETML34
DSLI36
Golden Line37
Telecom South
America S/A
38
Espelhinhos39
TIM41
GT Group42
Sercomtel43
Centurylink45
Hoje46
BT Communications47
Cambridge49
Ostara53
Adyl Net55
Big Telco56
Voitel58
Vonex61
OTS62
Hello Brazil63
Telecom 6565
Yipi Telecom71
Locaweb72
Cabo Telecom74
Vipway Telecom75
76 Telecom76
Datora81
America Net85
Hit Telecom87
Falkland91
Alpha Nobilis98
Nextel Telecom99

Unificação e aquisição de operadoras

Nos últimos anos, várias operadoras foram unificadas ou adquiridas por outras empresas de Telecom. Entre as maiores operações, podemos destacar a fusão da GVT com a Vivo e a aquisição da Brasil Telecom pela Oi. Com isso, os códigos utilizados até então pelas operadoras foram alterados.

Código da operadora Oi para longa distância

Para realizar ligações nos Estados do Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e São Paulo, basta utilizar:

31 + código da cidade + número do telefone

Brasil Telecom -> Oi
Com a aquisição da Brasil Telecom pela Oi, o Distrito Federal e os Estados do Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins, passaram a utilizar a seguinte combinação para ligações interurbanas:

14 + código da cidade + número do telefone

Código da operadora Vivo para DDD

O código da operadora Vivo para chamadas de longa distância é o 15. Desde a fusão com a GVT, os clientes que utilizavam o código 25 para ligações interurbanas, passaram a utilizar o mesmo código (15). Assim, para realizar uma ligação, basta digitar a seguinte combinação:

15 + código da cidade + número do telefone

Como fazer ligações a cobrar a longa distância?

Para fazer chamadas interurbanas a cobrar por celular ou orelhões, basta acrescentar o número 90 antes do código da operadora:

90 + código da operadora + código da cidade + número do telefone

Para chamadas a cobrar locais, o usuário deve utilizar o 9090:

9090 + número de telefone

As ligações a cobrar também podem ser realizadas para outros países, a partir de um serviço específico da Embratel: o Brasil Direto. Nesse caso, o usuário irá falar com uma atendente da central telefônica que irá efetuar a chamada.

A cobrança poderá ser realizada em algum telefone de contato de quem liga ou de quem recebe a chamada. O serviço pode ser acionado tanto do telefone fixo, quanto do celular ou orelhão.

Assim, basta ligar para o número de acesso da Embratel, para o país desejado. Confira neste link a lista com os números correspondentes a cada país. É muito importante ter a lista para contato em casos de emergência, principalmente se você tiver amigos ou familiares morando no exterior.

Como fazer chamadas para outros países?

Se a ligação não for a cobrar, basta saber o código da operadora (disponível acima), o código do país desejado, da cidade e o número de contato. Assim, ao realizar a chamada a sequência de números será:

00 + código da operadora + código do país + código da cidade + número de telefone desejado

Os códigos de DDI podem ser consultados nesse link.

Bônus: Chamadas gratuitas com a Oi

De modo geral, as operadoras de telefonia fixa e celular oferecem vários benefícios para a realização de chamadas para números da mesma operadora, como ligações ilimitadas ou um pacote com muitos minutos gratuitos (mesmo nos serviços pré-pagos).

Alguns planos também oferecem ligações ilimitadas para qualquer número fixo ou DDD, independentemente da operadora. Para usufruir desses benefícios é essencial utilizar o código da operadora e se informar a respeito das normas do plano contratado.

Os clientes da operadora Oi, por exemplo, possuem uma série de benefícios para realização de chamadas (mesmo a cobrar). Qualquer pessoa pode ligar a cobrar para um número Oi, por telefone, celular ou orelhão, sem que isso seja cobrado do dono da linha fixa – diferente de outras operadoras que cobram uma taxa de quem recebe a ligação a cobrar.

Agora que você já sabe todos os códigos das operadoras e as sequências corretas para realizar chamadas interurbanas, internacionais e a cobrar, é só aproveitar as informações para ligar para aquele amigo ou familiar distante.

Lembre-se que os serviços de telefonia fixa, de celulares e até orelhões continuam sendo ótimos meios de comunicação, tanto para situações de emergência quanto para a conversação com segurança e velocidade.

Quer saber sobre os serviços de telefonia? Então, continue a acompanhar nossas publicações no blog Compara Plano. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *