Reembolso na Google Play Store: veja como solicitar

O reembolso na Google Play Store mudou e o sistema pode levar mais tempo para dar retorno aos pedidos. É muito comum que usuários comprem aplicativos e conteúdos na loja por engano e existem também os casos de arrependimento. Em qualquer uma das situações é possível pedir uma análise de devolução do dinheiro, porém a Google atualizou a política e o processo está um pouco diferente do habitual.

Neste artigo vamos falar sobre essa mudança no prazo do reembolso e explicar como você deve proceder se precisar pedir uma devolução de compra na loja da Google. Confira!

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Prazo para análise de reembolso na Google Play Store passou para quatro dias

Antes o sistema de reembolso na Google Play Store analisava o pedido do usuário em aproximadamente 15 minutos. No entanto, no segundo semestre de 2019 passou a informar em sua página de suporte, Android Police, que o prazo mudou para quatro dias.

Rumores indicam que a alteração ocorreu devido a um grande número de reclamações de pedidos negados. Como o prazo era de apenas alguns minutos, a maioria das solicitações era analisada por critérios automáticos e acabava não sendo efetivada, sem justificativas.

Ainda que a alteração tenha causado resistência nos usuários da Play Store, afinal o sistema de 15 minutos era muito prático, a mudança pode ter sido uma boa notícia. Se os rumores estão certos, a tendência é de que as decisões de reembolso sejam mais justas. Principalmente nos casos de compra de aplicativos por engano.

 

Solicitar reembolso na Google Play Store

Na página oficial da loja de aplicativos, a Google explica que a devolução de pagamentos depende da política de reembolso de cada tipo de compra.  Antes de solicitar um reembolso, porém, a empresa aconselha avaliar algumas situações específicas.

Por isso, há duas formas possíveis de pedir o reembolso de uma compra.

 

Entre em contato com o desenvolvedor

Como os aplicativos são feitos por desenvolvedores terceirizados, algumas situações devem ser resolvidas diretamente com eles. Isso é aconselhado quando o app comprado não está funcionando ou quando o serviço não foi entregue como esperado. Também acontece quando você decide pedir a devolução de uma compra realizada há mais de 48 horas.

Se você teve algum problema de funcionamento no aplicativo que adquiriu e precisa entrar em contato com o desenvolvedor, primeiro encontre o app na Play Store.

Abra a página de detalhes e role a barra até Informações adicionais. Nela estarão listados os contatos para os quais você deverá mandar mensagem.

 

Solicite o reembolso no site Google Play

Se você realizou a compra menos de 48 horas antes do pedido de reembolso, a solicitação pode ser feita diretamente no site da Google Play. Essa regra é válida para aquisição de livros, filmes, músicas e outros conteúdos.

Para isso, entre na página da loja, faça login e vá até o seu histórico de pedidos. Encontre a compra para a qual deseja solicitar devolução e clique no menu de opções, sinalizado por três pontos verticais. Em seguida selecione Solicitar reembolso ou Informar um problema.

O próximo passo será preencher o formulário exibido. Quando estiver finalizado, uma mensagem confirmará o envio. Assim que a solicitação estiver concluída você receberá um e-mail com a decisão do caso.

Se você deseja pedir devolução para mais de um item, terá que repetir esse processo em cada um deles.

Quanto ao prazo de resolução das solicitações, a página de suporte da Google ainda informa que a maioria dos casos são solucionados em 15 minutos, mas podem levar até quatro dias.

 

Políticas de reembolso na Google Play Store

Entre as políticas de reembolso na Google Play Store é possível encontrar regras distintas para diferentes tipos de compra. Algumas normas, porém, são válidos em qualquer caso.

Se você comprar um aplicativo, se arrepender e pedir devolução da compra, ele poderá ser instalado novamente, mas não terá mais direito a reembolso. Ou seja, não é permitido esse tipo de solicitação duas vezes para um mesmo app. Isso, porque a repetição elimina a possibilidade de instalação de um item por engano, por exemplo. 

A Google também não se responsabiliza por compras realizadas por terceiros que obtiveram os dados de pagamento com autorização do usuário. Sendo assim, é aconselhado que cada pessoa utilize a sua própria conta na loja de apps.

Veja em detalhes a política de reembolso da loja Google para diferentes tipos de itens:

 

Aplicativos, jogos e compras dentro de apps

Como falamos anteriormente, na maioria das compras de aplicativos, o reembolso deve ser solicitado direto com o desenvolvedor. No entanto, há algumas situações em que a Google mesmo realiza a devolução.

Sendo assim, leia atentamente as informações sobre o item que você pretende comprar para conferir quais são as regras.

 

Reembolso da Google Play Filmes e TV

Se você comprou um filme ou programa de TV na Google Play Filmes e TV e está com problemas para assisti-lo, entre em contato com o suporte da empresa. Se você ainda não tiver começado a assistir o item comprado, é possível pedir reembolso até sete dias após a compra.

Em situações de problemas comprovados com o filme ou programa, como mau desempenho dentro da plataforma ou indisponibilidade do conteúdo, você pode ser restituído até 65 dias após a compra.

 

Devolução de pagamentos na Google Play Música

A Google não reembolsa pagamentos já realizados na assinatura do Google Play Música. Se você não deseja mais assinar o serviço, é necessário pedir o cancelamento.

Para a compra de músicas e álbuns individuais, a devolução é permitida dentro do prazo de sete dias. Para isso, entretanto, você não pode ter feito o download do conteúdo.

 

Reembolso da Google Play Livros

A mesma regra de sete dias após a compra vale para os pedidos de devolução na Google Play Livros. Os empréstimos de títulos, porém, são definitivos e não permitem reembolso.

Na compra de pacotes completos de e-books, não é possível devolver apenas alguns títulos, somente o pacote completo.

Já os audiolivros, em geral, não podem ser reembolsados em nenhum caso. É necessário consultar a política nas informações de cada item para encontrar exceções.

Em todos os casos, o pedido de reembolso implica na remoção do item da sua biblioteca.

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