Pular para o conteúdo

Rede móvel não disponível para chamada de voz: o que significa?

  • por
rede móvel não disponível para chamada de voz

Você já foi acometido pela mensagem de rede móvel não disponível para chamada de voz? Caso sim, saiba que ela é mais comum do que você imagina. As causas dessa situação podem ser diversas, mas há formas de contornar o problema com facilidade. O melhor de tudo: é possível fazê-las sem nem mesmo contatar a operadora na maioria dos casos.

O primeiro que você deve considerar é a falta de rede na localidade onde você está. Quando ela está ausente de cobertura, o seu telefone fica impossibilitado tanto de acessar a rede de telefonia para ligações quanto para se vincular à internet. Desse modo, além de você não poder ligar para alguém, também não poderá usar os dados móveis.

A persistência do problema, porém, pode indicar que há algum problema subjacente de natureza mais grave. Entre eles, falhas na identificação do IMEI do seu aparelho, problemas com o seu cartão SIM, assim como problemas no próprio dispositivo. Em casos raros, a manutenção da rede por parte da operadora pode ser a causa da indisponibilidade.

Dito isso, é preciso saber que as primeiras medidas a serem levadas em consideração sejam aquelas que podem ser feitas pelo próprio usuário. Nesse sentido, é preciso seguir um caminho de eliminação de alternativas, a fim de que você identifique o problema antes de torná-lo um protocolo junto à operadora.

Leia também: Seu celular está lento? Então, veja dicas para resolver o problema!

CONFIRA OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Significado de rede indisponível

Antes de adentrarmos no mundo das soluções, vejamos as possíveis causas para o problema pelo qual você está passando, de rede móvel não disponível para chamada de voz.

Localização geográfica

Como você bem deve saber, a cobertura de telefonia móvel é sujeita a limitações tanto de ordem geográfica quanto de malha de distribuição de sinal. Por isso, o primeiro que você deve considerar é que você esteja em um lugar onde sabe que esse telefone possui cobertura.

Por exemplo, suponhamos que você esteja afastado da cidade, numa região onde nunca esteve ou numa zona rural. Se esse for o caso, e você nunca tiver ido a essa localidade, o melhor que pode considerar é que a cobertura da sua operadora não alcança esse lugar.

Quando isso acontece, é comum que os usuários passem por duas situações simultaneamente: primeiro, não há “tracinhos” na barra para que sejam realizadas ligações; depois, não há sinal de cobertura 4G, o que consequentemente impede a utilização da rede de dados móveis.

Problemas com o IMEI

O IMEI é o número de que credencia seu dispositivo móvel para utilização da rede das operadoras. É ele que diz, também, se um determinado aparelho é ou não impedido para uso, tais quais os perdidos, furtados ou roubados que recebem comunicação junto à Anatel.

Caso sua operadora tenha problemas para realizar essa identificação, você será imediatamente impedido de usar a rede de telefonia móvel. Mas, isso não quer dizer que seu aparelho esteja impedido.

Há casos em que algum problema de firmware ou de simples sistema operacional desatualizado causem essa impossibilidade.

Manutenção da rede pela operadora

Essa situação é mais incomum, mas ela não é impossível de acontecer. Muitas vezes, as próprias operadoras precisam realizar manutenções na sua rede, sendo que uma simples antena ajustada pode causar a pausa na prestação de serviços numa determinada localidade.

Por isso, pode ser, também, que essa seja uma causa, sobretudo quando a rede parar de funcionar repentinamente num lugar onde você sempre o utiliza.

Para prevenir problemas dessa natureza, o mais comum é que essas manutenções sejam realizadas à noite pelas operadoras, afetando os serviços do menor número de gente possível Durante o dia, os problemas sugerem outras causas.

Problemas com o chip

O cartão SIM do seu aparelho celular é o seu cérebro. É a partir dele que suas identificações são confirmadas junto à rede operadora e, então, você é autorizado a utilizar de seus serviços contratados.

Por isso, se o seu periférico físico estiver danificado haverá uma imediata interrupção dos serviços, justamente por conta dessa simples dificuldade de registro.

Como resolver a rede móvel não disponível

Como as causas da rede móvel não disponível para chamada de voz podem ser variadas, é preciso fazer um processo eliminatório do mais simples ao mais complexo. Aqui, então, vão 5 passos para que você resolva o problema.

Coloque o celular no modo avião

O modo avião é uma ferramenta que desativa sua conexão tanto à rede móvel de dados quanto de telefone. Porém, ele é um grande aliado quando não houver rede por perto.

Isso, pois, ao ser reativado, ele tenta se vincular às redes que estejam disponíveis. Ou seja, ele literalmente busca por uma rede e tenta fazer o seu credenciamento. Vale a pena tentar!

Selecione uma rede manualmente

Se você quiser selecionar uma rede manualmente, então faça o seguinte:

  1. Acesse o menu de de Configurações do seu aparelho;
  2. Encontre a entrada que diga sobre Redes móveis ou Redes celulares;
  3. Vá até a entrada Operadoras de Rede;
  4. Na sequência, o aparelho apresentará as redes que estão disponíveis na área onde você se encontra e apresentará uma lista com as operadoras atuantes. Basta que você selecione novamente a sua!

Verifique seu chip

Conforme antecipamos, o cartão SIM é o cérebro que faz a ligação entre o dispositivo móvel e a rede da sua operadora. Por isso, tente retirá-lo e recolocá-lo no lugar para ter certeza de que o problema não é com ele.

Se houver outro aparelho por perto, da mesma operadora, e ele tiver sinal, então você pode testá-lo em outro celular, pedindo um emprestado. Se ele não funcionar em ambos, já sabe qual o problema.

Atualize seu sistema operacional

Se você tiver o sistema operacional desatualizado, pode ser que essa seja a causa do problema. Nesse sentido, softwares mais recentes tendem a ser lançados justamente para resolver problemas dos mais antigos.

Para atualizar o seu sistema, realize o seguinte procedimento:

  1. Vá até as Configurações do seu aparelho;
  2. Selecione a entrada Sobre o Telefone;
  3. Selecione, então, a opção Atualizações do Sistema e aguarde a verificação para saber se existem atualizações disponíveis;
  4. Se houver, baixe-as e instale-as.

Restaure as configurações de fábrica

Essa opção é mais radical, e demanda que você retorne no seu aparelho às configurações que ele tinha quando foi adquirido. Via de regra, é preciso estar bem ciente do impacto dessa operação, pois seus arquivos, músicas e fotos serão perdidos.

Antes de fazer isso, o mais recomendável é que seja feito um backup do aparelho. Assim, não há chance de você perder arquivos importantes.

Está indisponível no exterior? Roaming é a solução!

Se você estiver no estrangeiro e receber uma mensagem de rede móvel não disponível para chamadas, o que pode estar acontecendo é o roaming de dados estar inativo. Isso, claro, presumindo que você tenha adquirido algum tipo de serviço ou pacote que te permita usar o celular no exterior.

Se esse for o caso, então faça o seguinte caminho:

  1. Vá até as Configurações do seu aparelho;
  2. Selecione a entrada Redes Móveis ou Redes celulares;
  3. Depois, ative a entrada Dados roaming ou Roaming de dados.

Leia mais: Qual é a melhor operadora de celular? Veja o comparativo!

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *