Pular para o conteúdo

Descubra como fazer para recuperar notas no iPhone

Os aplicativos de notas viraram ferramentas essenciais para organizar o dia a dia. Passamos cada vez mais tempo com o celular à mão, e nada mais prático do que poder anotar qualquer informação importante ou lembrete com apenas alguns toques. É preciso, entretanto, ter cuidado com o armazenamento para não perder os dados anotados. Neste artigo vamos dar algumas dicas para garantir a segurança dos seus arquivos e ensinar a recuperar notas no iPhone caso você tenha algum imprevisto. Confira!

Leia mais: Como recuperar fotos apagadas no Android

Como usar o app Notas da Apple

Antes de falarmos em maneiras de recuperar notas perdidas no iPhone, é importante entender como funciona o aplicativo que vem instalado no sistema operacional iOS.

O app possui uma interface simples e intuitiva, com ferramentas básicas com as quais é possível criar anotações em texto ou desenho e criar listas de verificação com caixa de seleção, entre outros.

Uma das vantagens do app é que você pode sincronizar as suas notas e mantê-las atualizadas em todos os dispositivos Apple.

Como evitar a perda de notas com a configuração correta

Antes de começar a usar o Notas da Apple, é importante configurar o app com o iCloud. Isso permitirá o acesso a ferramentas exclusivas, além de garantir a sincronização da plataforma e a segurança dos dados salvos.

Certifique-se de que seguiu esse passo inicial, pois essa etapa fará a diferença no momento de tentar recuperar notas no iPhone, se você tiver algum problema e perdê-as.

A Apple também aconselha os usuários a estarem sempre com o sistema operacional iOS atualizado. Isso, para que os recursos de seus aplicativos nativos, como o Notas, funcionem corretamente com eficiência.

Configurar app Notas com o iCloud

Para garantir que suas notas sejam sincronizadas em todos os dispositivos Apple, é importante sincronizar o aplicativo com o iCloud. Isso permitirá, ainda, que você acesse suas anotações salvas na nuvem fazendo login na página do serviço.

A configuração do Notas deve ser feita acessando o menu Ajustes no seu iPhone. Em seguida selecione o Seu Nome no perfil e vá até a opção iCloud. Dentro da lista de aplicativos que aparecerá, ative o app Notas. Os arquivos poderão ser acessados de qualquer aparelho com o seu ID Apple.

Criar notas e outros recursos no app

A aplicativo Notas é compatível com a assistente virtual da Apple, a Siri. Sendo assim, é possível iniciar qualquer ação por meio de um comando de voz. Para criar uma nota, você pode solicitar à assistente ou abrir o app e inserir manualmente.

Para apagar uma nota, basta selecionar o item em formato de lixeira ou, quando estiver na lista de anotações da página inicial, deslizá-la para a esquerda. As notas apagadas ficam guardadas temporariamente em uma pasta chamada Apagadas.

Funções extra e organização de informações

Entre as funções extras do aplicativo estão as opções de fixar notas mais importantes no topo da página inicial, criar listas de verificação e digitalizar e assinar documentos. Além disso, você ainda pode anexar arquivos como vídeos, fotos e inserir links da internet.

O Notas também é bastante prático em termos de organização. Para manter suas anotações em ordem, é possível criar pastas e subpastas e classificá-las conforme a sua preferência.

Outra ferramenta de personalização do app é o formato de visualização, que pode ser em lista ou em galeria, e ordenamento das notas, conforme critérios de data de criação, data de edição ou título.

Recursos avançados

Em aparelhos iPad ainda é possível criar notas com a tela do aparelho bloqueada. Para isso, porém, é necessário usar um Apple Pencil com um iPad compatível à tecnologia. A proteção das notas para abertura com identificação por impressão digital ou reconhecimento facial é outro dos recursos avançados do app.

Você ainda pode compartilhar as suas notas com amigos e familiares e convidá-los a colaborar com o conteúdo de notas específicas da sua lista.

Formas de recuperar notas no iPhone

Há basicamente duas formas de recuperar notas no iPhone: por meio de backup do iCloud e iTunes ou instalação de softwares especializadas na recuperação de arquivos.

A opção mais prática é sempre tentar com os recursos específicos da marca, ou seja, procurar restaurar um backup. Entretanto, em casos que a ação não solucione o problema, vale a pena apelar para um programa específico.

Recuperar notas no iPhone por meio de backup

Para encontrar notas perdidas ou apagadas acidentalmente, você poderá buscar pelo backup mais recente e recuperá-lo. Para isso, terá que redefinir e restaurar seu aparelho.

O primeiro passo será buscar a data e horário dos últimos backup no iCloud e no iTunes. No iPhone vá até o menu Ajustes, selecione o Seu Nome e, na sequência, iCloud. Siga em Armazenamento e Gerenciar Armazenamento. Nessa aba estará a informação do último backup realizado.

Se você costuma sincronizar o seu aparelho com o iTunes no computador, também poderá verificar a data do último backup realizado no programa para escolher o mais recente. Para isso, conecte seu iPhone ao computador com o cabo USB, abra o programa e vá até a opção Resumo. Ali estarão data e hora da última sincronização.

Após fazer isso, escolha a opção de backup mais recente para realizar a restauração. Antes, porém, certifique-se de que a nota que deseja recuperar não tenha sido criada depois desta data e nem perdida ou deletada antes da sincronização. Se este for o caso, ela não estará em nenhum desses locais.

Leia mais: Celular não carrega? Veja como resolver o problema

Recuperar notas no iPhone com softwares de recuperação

Vamos falar de dois aplicativos gratuitos para recuperar notas no iPhone. Eles servem para os casos em que você não consegue restaurar o conteúdo perdido por meio dos backups do iCloud ou do iTunes.

O que você precisa saber antes é que, para utilizar essas plataformas, você precisará conectar o seu iPhone ao computador em que elas serão instaladas.

Tenorshare UltData

O primeiro programa indicado é o Tenorshare UltData, um software considerado seguro e prático de usar.

Primeiramente baixe o programa no seu computador, através da sua página oficial. Em seguida, conecte o seu iPhone ao computador com o cabo USB e abra a plataforma.

Na página inicial você deve escolher a opção Recuperar do dispositivo iOS, depois escolher Notas e Começar a Escanear. Após o escaneamento o Tenorshare mostrará uma lista de notas recuperadas, e você deve escolher as que deseja e clicar em Recuperar.

O último passo é escolher onde deseja salvar os dados recuperados: pode ser no computador ou direto no aparelho, e pronto. Suas notas estarão restauradas.

ApowerRescue

O outro programa indicado para recuperação de notas é o ApowerRescue. O software é compatível com todas as versões do iOS e também pode recuperar arquivos do iCloud e do iTunes quando necessário. Seu funcionamento é simples e bastante similar ao do programa anterior.

Para utilizá-lo, basta fazer o download no computador e conectar o seu iPhone ao PC quando estiver pronto. Ao abrir o programa aparecerão as opções de arquivos, e você deve selecionar Notas e Iniciar Digitalização. A plataforma fará a recuperação e dará um aviso de conclusão ao final.

Se o seu gadget está desatualizado, vale a pena dar uma conferida no novo iPhone 11, pois ele está cheio de novidades e é um dispositivo realmente potente.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o Apple Watch

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *