Pular para o conteúdo

Recuperar HD: veja como é possível e onde começar

Já pensou em como recuperar HD caso ele dê algum tipo de problema? É exatamente essa a dúvida de milhares de pessoas que salvam diversos conteúdos nesse dispositivo, como fotos, vídeos, músicas e documentos importantes. Mas que um dia podem ser perdidos por causa de uma simples falha ou erro acidental.

Por mais que pareça que isso nunca irá acontecer, é comum que um HD seja corrompido e isso pode colocar em risco todos os arquivos que você possui armazenado nele. Portanto, é muito importante saber o que fazer nessas situações e quais são as soluções possíveis.

Confira a seguir esse conteúdo especial do Compara Plano falando sobre as principais formas de recuperar os dados do seu HD e o custo que esse serviço possui, caso opte por uma ajuda profissional.

Leia também: Socorro! Não há espaço de armazenamento suficiente!

Maneiras possíveis de recuperar HD

Certamente uma das melhores maneiras de fazer a recuperação do seu disco rígido é por meio dos programas específicos para recuperação. Nesse sentido, um dos softwares mais conhecidos do mercado é o EaseUS Data Recovery Wizard. Ele não só recupera o HD como também pen drive, cartão SD ou cartão de memória.

Veja o passo a passo para usar o programa:

  • Faça a instalação do programa no seu desktop ou laptop;
  • Selecione a unidade que você deseja fazer a recuperação e clique em “Verificar”;
  • Espere o tempo solicitado porque o programa fará uma verificação de todos os dados corrompidos/perdidos;
  • Deixe marcado a opção “Arquivos Excluídos” e “Arquivos Perdidos”;
  • Assim que os arquivos do disco estiverem localizados pelo programa, selecione a opção “Recuperar”;
  • Em seguida, escolha o novo local para salvá-los e clique em “Ok”;
  • Pronto! Os seus dados recuperados estãrão disponíveis na pasta que você escolheu.

Outros quatro softwares que podem ajudar na recuperação do seu HD são:

  • Recuva
  • Disk Drill
  • OnTrack EasyRecovery
  • R-Studio

É importante lembrar que a recuperação por meio de um sistema pode não conseguir retomar completamente os arquivos do HD. Ou seja, há o risco de perder alguns arquivos que estão nele.

Conte com a ajuda de um profissional de tecnologia

Outra forma mais simples de conseguir recuperar o seu HD é buscando ajuda de um profissional técnico. Normalmente as assistências técnicas regionais possuem pessoas capacitadas para desempenhar essa função.

Mas é importante destacar que há uma avaliação individual para cada caso, e por isso o valor e tempo para realizar o reparo podem ser relativos.

Saiba mais: Como recuperar senha do Gmail: veja a maneira mais fácil

Quanto custa recuperar HD?

O valor do serviço de recuperação de dados de HD pode variar muito de região para região. Entretanto, o valor médio cobrado pela tarefa fica entre R$ 400 a R$ 500.

Esses valores são apenas estimativas baseadas na média que as empresas especializadas em recuperação cobram. Mas, como dito anteriormente, cada caso é avaliado individualmente. Por exemplo, há uma complexidade diferente no trabalho de recuperação para pessoas que apagaram os arquivos de forma acidental, ou se houve uma falha mecânica no aparelho, entre outras causas comuns.

Acima de tudo, uma das principais vantagens de fazer essa recuperação com um profissional é a possibilidade de recuperar os arquivos de forma integral, mais segura e receber a garantia do serviço feito no HD por alguns meses.

Confira também: Meu WhatsApp não abre: veja como resolver o problema no app

Quais cuidados devo ter com o meu HD?

Prever algum problema com o seu HD é praticamente uma tarefa impossível, a não ser que ele dê alguns sinais, como constantes erros e lentidão na abertura dos arquivos. Mas em outros casos só percebemos o erro quando ele já aconteceu.

Por isso, o maior cuidado que você deve ter em relação ao seu HD são os constantes backups dos arquivos que estão nele. Isso pode te livrar de uma dor de cabeça no futuro.

Ou seja, o ideal é que você realize um backup mensalmente, assim se tiver algum problema com seu HD mais para frente, não perderá todos os arquivos que estão armazenados nele.

Aprendeu como recuperar HD?

Como você pôde conferir, a recuperação do seu HD é algo possível e dependendo do que tiver armazenado nele pode ter um valor sentimental muito maior do que os custos financeiros desse reparo. |Não é mesmo?

Para continuar acompanhando outras dicas importantes como esta, basta acessar regularmente o blog do Compara Plano. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *