Pular para o conteúdo

Reality shows de música que fizeram sucesso no Brasil

reality shows de música

Nos últimos anos os reality shows de música tomaram conta da programação televisiva porque caíram no gosto do público. A fórmula que mistura desafios musicais e competição não é nova, mas ganhou formatos inovadores e revelou talentos em diversos estilos por todo o mundo.

Você lembra quais foram os programas que fizeram mais sucesso no Brasil e quais foram os artistas e bandas revelados no país? Vamos relembrar isso tudo neste artigo e ainda falar sobre as principais produções desse tipo. Confira!

Leia mais: Como ganhar dinheiro com as redes sociais

Reality shows de música não são novidade no país

Quem cresceu nas décadas de 80 e 90 possivelmente não esquece do Show de Calouros do Programa Silvio Santos, que ficou no ar de 1977 a 1996. Outro apresentador brasileiro que investe até hoje nesse formato é Raul Gil. Ele ganhou fama na década de 60 cantando em uma dessas competições musicais e segue revelando artistas em seus programas de auditório.

O formato show de calouros segue o clássico palco, jurados e público. Nele o artista ou banda faz uma apresentação rápida e passa pela avaliação dos especialistas. Os mais qualificados avançam para as fases seguintes até chegar a uma grande final que revela a nova estrela do mundo da música.

Nos anos 2000, sob a influência das televisões americana e europeia, os programas de calouros brasileiros ganharam novos formatos e viraram grandes produções. Nesse momento começaram a surgir os reality shows de música, que, depois de virarem febre em outros países, ganharam espaço a partir de 2002. Nesse ano a Rede Globo estreou o programa Fama, e o SBT colocou no ar o Popstars.

Veja quais foram os principais programas que, desde então, conquistaram o coração do público e lançaram artistas que até hoje seguem na estrada musical.

 

Fama – o primeiro dos reality shows de música

De 2002 a 2004 a apresentadora Angélica e o cantor Toni Garrido conduziram os shows ao vivo do programa Fama, exibido nas tardes de sábado pela TV Globo. Nesse reality os artistas era previamente selecionados para entrar em uma escola chamada Academia da Fama, na qual conviviam confinados e eram preparados para a competição de sábado.

Fama entre os primeiros reality shows de música do país

Toni Garrido e Angélica comandaram o programa Fama

Em programas curtos de 10 minutos diários no fim da tarde, o público acompanhava o dia a dia de aulas e ensaios dos participantes. No programa de sábado, com aproximadamente duas horas, eles eram avaliados pelo juri técnico e pelo público. Os melhores avançavam na competição e seguiam na Academia.

Apesar de ter durado apenas dois anos na grade de programação da emissora, o programa revelou artistas de muito sucesso no cenário nacional. São os casos, por exemplo, do cantor de pagode Thiaguinho e da sambista Roberta Sá.

comparador de tv

Popstars e o sucesso de Rouge

Também em 2002 estreou no SBT o programa Popstars, inspirado em um reality show de música da Nova Zelândia. O grande objetivo do programa era encontrar e preparar meninas de talento para música e dança e formar uma girlband no estilo Space Girls.

Com milhares de inscritas em todo o país, a competição exibia semanalmente as eliminações feitas pelos jurados com base nas habilidades das candidatas. Ao final, as cinco finalistas formaram a banda Rouge, que estourou com a música Ragatanga e vendeu dois milhões de cópias do seu primeiro álbum.

O grupo se desfez em 2006 após vender mais de seis milhões de discos e ser considerada a banda feminina de maior sucesso no país. Depois de 11 anos, a Rouge voltou a gravar e fazer shows em 2017. O trabalho seguiu com sucesso e excelente retorno dos fãs até janeiro de 2019, quando uma nova pausa do grupo foi anunciada.

Em 2003 o programa Popstars ganhou uma segunda temporada no SBT e dessa vez formou uma boyband. Os cinco vencedores da competição integraram a banda Bro’z, que chegou a gravar um álbum e fazer shows por todo o Brasil, mas não repetiu o sucesso da Rouge.

Popstars entre os primeiros reality shows de música

Bandas Rouge e Bro’z no programa Popstars

 

Ídolos no SBT e Rede Record

O programa Ídolos está entre os reality shows de música brasileiros que mais fez sucesso entre o público, ficando no ar durante sete temporadas, de 2006 a 2012. Nesse tempo foram revelados talentos importantes, como a cantora Thaeme Mariôto, hoje vocalista da dupla sertaneja Thaeme e Thiago.

Versão do programa britânico Pop Idol, o Ídolos estreou em 2006 no SBT com a proposta de lançar o novo grande ídolo musical brasileiro. Em 2007 a atração foi renovada e ganhou sua segunda temporada. O sucesso do formato chamou a atenção da Rede Record que comprou os direitos e passou a exibi-lo em 2008.

Na nova emissora, a competição seguiu a fórmula que estava no auge do sucesso e ganhou mais cinco temporadas. No júri do programa, apresentado pelo ator Rodrigo Faro, passaram grandes nomes da música, como Paula Lima, Luiza Possi, Fafá de Belém e Supla. Além dos produtores Luiz Calainho, Rick Bonadio e Marco Camargo.

Programa Ídolos reality show musical da Record

Rodrigo Faro apresentador do programa Ídolos

Em 2012 a emissora anunciou que colocaria no ar a sétima e última temporada do programa. No mesmo ano ainda lançou uma versão infantil, chamada Ídolos Kids, que teve apenas duas temporadas.

Veja também os 7 melhores aplicativos para assistir TV no celular.

 

The Voice inovou entre os reality shows de música

Em 2010 uma emissora de TV holandesa estreou um formato de programa inovador entre os reality shows de música. O The Voice of Holland chegou com uma proposta totalmente diferente, embora mantivesse a fórmula bem-sucedida das apresentações de talentos para avaliação de jurados e público.

A grande diferença da atração está na valorização da voz dos participantes, independente da performance e da aparência física. Para isso, na primeira audição os candidatos são avaliados com os jurados de costas para o palco. Somente depois de serem escolhidos por algum dos técnicos, que nesse caso devem virar a cadeira, é que artista é visto pelo especialista.

Segundo os produtores da Globo, outro princípio do formato é o alto nível dos candidatos. Eles chegam à primeira audição após seleção prévia, que busca artistas com talento, mas também com experiência.

 

Oito temporadas e confirmação para 2020

O The Voice Brasil foi lançado em 2012 pela Rede Globo e imediatamente conquistou o público, batendo recordes de audiência.

Conduzido pelo apresentador Tiago Leifert e pela atriz Daniele Suzuki, o programa estreou ainda com nomes de peso no cenário musical brasileiro. Na primeira edição, o júri era composto por Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Daniel e Lulu Santos.

Antes mesmo da final do primeiro programa a emissora confirmou uma segunda temporada e abriu inscrições para novos candidatos. Assim também seguiram sendo anunciadas as edições seguintes, e o programa chegou à sua oitava temporada em 2019.

Nesse tempo os jurados foram sendo substituídos sem perdas de aceitação pelo público.

Na quarta temporada Michel Teló ocupou a cadeira de Daniel, e Ivete Sangalo entrou no lugar de Claudia Leitte a partir da sexta. No último ano a novidade ficou por conta da substituição de Carlinhos Brown pela cantora pop Iza. A nona edição do The Voice Brasil já está confirmada pela emissora para 2020.

The Vice Brasil reality shows da Globo

Elenco do programa The Voice Brasil 2019

 

The Voice Kids

O sucesso da produção brasileira foi tanto que em 2016 a emissora lançou a versão infantil The Voice Kids. O programa tem exatamente os mesmos formato e cenário do original, porém os participantes devem ter entre 9 e 14 anos.

A versão Kids agregou a espontaneidade e a fofura das crianças ao sucesso da versão de adultos, e foi mais um estouro de audiência. Tanto que a nona edição tem data de estreia confirmada para 05 de janeiro de 2020.

O programa contará novamente com o talento dos jurados Carlinhos Brown, Claudia Leitte, além da dupla sertaneja Simone & Simaria.

Confira quais foram os melhores reality shows de 2019! E não perca nenhuma novidade do mundo do entretenimento e tecnologia com os conteúdos exclusivos do nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *