Rastrear celular: aprenda formas de encontrar o seu aparelho celular

Qual das duas opções você escolheria: perder a sua carteira ou o seu celular? A pouco tempo, perder a carteira, principalmente, com dinheiro e documentos, era o pior pesadelo. No entanto, ter o seu celular extraviado é realmente um incômodo muito semelhante ou até pior. A diferença é que, no segundo caso, você tem formas de rastrear celular para localizar o aparelho. Vamos dizer quais são neste post.

De fato, o problema em perder o celular hoje em dia é que o aparelho guarda muitas informações pessoais. Não estamos falando apenas de mensagens, fotos e vídeos. Mas, sim, acesso às redes sociais e até aplicativos como a conta do seu banco. Por isso, seu smartphone em outras mãos realmente é um grande perigo.

Por essa razão é tão importante aprender a rastrear celular em caso de perda. Existem algumas maneiras bem eficazes para fazer esse procedimento. É possível, por exemplo, fazer esse rastreamento do aparelho pelo Google. Há maneiras diferentes para aparelhos com o sistema operacional Android e iOS.

Ficou interessado? Então você não pode perder esse post!

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Rastrear celular: como você pode fazer

Se você usa um smartphone com sistema operacional Android ou iOS, saiba que nos dois casos há mecanismos próprios para rastrear celular. Em outras palavras, estamos falando aqui de um procedimento em caso de roubo ou perda do aparelho.

Além de rastrear celular, nesses casos, é possível bloquear ou apagar todo o conteúdo do seu aparelho. Isso dificulta a vida de alguém que queira utilizar seus dados para fins escusos. Esse processo é bastante simples.

Antes de apresentarmos opções de rastreamento, você precisa ativar algumas configurações no seu smartphone. Os caminhos são um pouco diferentes para iOS e Android. Acompanhe:

1 – Ativar configurações para rastrear celular no Android pelo Google

Como falamos acima, antes de iniciar qualquer procedimento para rastrear o seu celular, você deve deixar seu aparelho rastreável. Ou seja, siga esses passos como precaução, antes do smartphone com sistema operacional Android ser perdido ou roubado.

Importante dizer que, para isso, você precisa ter uma conta no Google (um Gmail, por exemplo):

  • Vá até o menu Configurações e selecione a opção Google
  • Depois disso, aperte em Segurança e selecione “Encontre meu dispositivo”
  • O campo “Encontre meu dispositivo” precisa estar “Ativado”

Feito isso, caso ocorra de você perder o aparelho, basta entrar na página do rastreador do Google para dispositivos Android com seu login e senha. Esse rastreador utiliza a tecnologia GPS do seu celular.

Ao entrar nessa página, você terá acesso a um mapa que indica a posição do seu celular. A partir do mapa, você já terá uma importante informação sobre a localização física do seu aparelho.

A partir desse ponto, há ainda alguns caminhos a serem tomados:

  • Reproduzir o som: Ao ativar essa função, o seu aparelho começará a tocar. Assim, é possível localizá-lo pelo som. Essa opção é interessante se você perder seu celular dentro de casa ou no carro, por exemplo.
  • Bloquear: Acionando o Bloquear, o usuário boqueia o aparelho e redefine a senha de liberação de acesso. É indicada para quando o usuário perde o celular e ainda tem esperanças de encontrá-lo.
  • Limpar: Acionada em caso de roubo do aparelho. O Limpar vai apagar todos os dados do smartphone para sempre.

Leia também: Como rastrear celular pelo Google

2 – Ativar configurações para rastrear celular com iOS

No caso de usuários de iPhone, a maneira mais indicada para rastrear celular em caso de perda ou roubo é o recurso “Buscar iPhone”, da própria Apple. O sistema é bem parecido com o rastreamento do Google, inclusive, com a opção de bloquear o aparelho.

Assim como no Android, para poder usufruir do Buscar iPhone caso necessário, é preciso ativar antes essa função nas configurações do iCloud do celular. Feito isso, a partir de qualquer navegador, em qualquer outro dispositivo, você pode acessar o Buscar iPhone pelo site icloud.com/find.

No site da Apple, também há opções bem semelhantes ao serviço do Google: Tocar Som (o toque do aparelho vai soar), Modo Perdido (bloqueia para acesso a outras pessoas) e Apagar iPhone (apaga todos os dados do celular).

Para ativar o Buscar iPhone, entre em Ajustes, clique em Buscar iPhone e deixe o botão verde. Para tudo isso funcionar, é preciso que o aparelho esteja ligado. Mesmo em caso de roubo.

Leia também: 8 tendências tecnológicas que vão impactar 2020

Aplicativos para rastrear celular

Além das funções nativas de cada sistema operacional, há ainda aplicativos bem interessantes que ajudam a rastrear celular em caso de perda ou roubo. E o mais importante: todos gratuitos, acessados pelas lojas de aplicativos.

Veja abaixo a lista com alguns dos principais:

1 – Whistle Me

É um app voltado a localizar aparelhos Android com um funcionamento bem particular. O usuário assobia e o dispositivo emite um som. Dessa forma, é possível encontrá-lo se estiver por perto. No aplicativo, dá pra configurar qual será o toque e por quanto tempo ficará ativo após o assobio. Assim como configurar qual será o assobio detectado.

2. Life 360

O diferencial do Life 360 é que você pode rastrear o celular de outras pessoas. Como por exemplo, um filho ou outro membro da família. Depois de localizar, é possível ainda compartilhar essa informação entre outros usuários. Com isso, o aplicativo permite criar uma espécie de grupo ou círculo de amigos, com o intuito de manter a segurança.

A localização de cada usuário pode ser monitorada por um mapa. O Life 360 é perfeito para aquela viagem em família em que vai cada um para um lado. Assim, todo mundo pode saber a localização de cada membro do grupo de forma segura.

3 – KidsControl

GPS Rastreador de família KidsControl é um app para rastrear o smartphone das suas crianças. Também é gratuito e pode ser baixado pelas lojas de apps do seu Android ou iOS. O KidsControl tem a capacidade de monitorar o percurso de um aparelho, por meio de um mapa, e até enviar notificações da posição de cada pessoa.

Para você ter uma ideia, o KidsControl permite até visualizar o nível de bateria do celular das pessoas conectadas.

4 – Find My

Por último, temos o app Find My, exclusivo para iPhone. O aplicativo consegue rastrear o celular perdido em pouco tempo e ainda tem a opção bloqueio. O legal é que é compatível com outros dispositivos da Apple, como o iPad, iPod Touch e o Watch.

Aprendeu como rastrear celular?

Agora que você já conhece as formas de rastrear celular em caso de perda ou roubo, que tal conferir os 10 melhores planos controle para seu celular em 2020?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat