Pular para o conteúdo

Como rastrear celular pelo IMEI? Veja o passo a passo!

rastrear celular pelo imei

Sim, é possível rastrear celular pelo IMEI! Esse é um registro válido globalmente, diferente para cada celular, e que você identificará na parte de trás do aparelho, ao retirar a bateria. Neste post, vamos te explicar como fazer esse rastreamento, sem complicações.

Para começar, uma maneira simples de rastrear celular pelo IMEI é digitando *#06#. De imediato surge um conjunto de números, geralmente em uma padronagem “nnnnnn-nn-nnnnnn-n”. Isso significa que ele oferece uma segurança total ao seu smartphone ou Iphone, na medida em que essa identificação permanece incorporada ao sistema EIR ou “Registro de Identidade de Equipamentos”.

Dessa forma, o conjunto de todos os celulares existentes no planeta é armazenado em um imenso banco de dados, com conexão a uma rede GSM, o que possibilita rastrear um celular roubado pelo IMEI. E, mais do que isso, bloquear nele todas as suas funções, de forma a impedir que um criminoso tenha acesso aos seus dados e arquivos pessoais.

Continue conosco que vamos te ajudar a entender melhor como rastrear celular pelo IMEI!

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre dados móveis

Como rastrear um celular roubado pelo IMEI?

A operação é relativamente simples. Conforme explicamos acima, você pode descobrir o IMEI de um celular ligando para *#06# e esperar que o código lhe seja enviado por mensagem. Mas também o localizará na caixa onde o aparelho veio embalado, na parte de trás do celular, ao tirar a bateria, ou mesmo nas configurações do equipamento.

Nesse último caso, a dica é ir em “Configurações” – “Sobre” – “Status”, e receber o código IMEI automaticamente. Porém, lembrando que os aparelhos com mais de um chip possuem mais de um código IMEI. Portanto, não há como rastrear um celular pelo IMEI sem antes anotar e guardar ambos os códigos, a fim de garantir que o equipamento seja devidamente localizado e bloqueado.

Uma das principais vantagens desse sistema é justamente o seu caráter global. Não importa se o seu celular foi parar em outra região do país, num outro continente, do outro lado do mundo. Não importa! Você terá como rastreá-lo, desde que conectado à internet, e mesmo que já tenham instalado nele outros chips, uma nova bateria, ou qualquer outra modificação que porventura tenha sido feita pelos ladrões.

E como rastrear um celular roubado pelo IMEI Samsung?

Aqui a primeira coisa a fazer é garantir que o sistema de rastreamento do seu aparelho esteja efetivamente ativado. E, para tal, basta seguir o passo a passo indicado abaixo:

  • Vá até a o item “Segurança”, que fica nas “Configurações” do aparelho;
  • Encontre as opções “Permitir limpeza e bloqueios remotos” e “Localizar remotamente o dispositivo” e ative essas opções;
  • Certifique-se de que, ao criar a sua conta na Samsung, você ativou a opção de rastreamento, com a devida autorização para localizar o aparelho;
  • Certifique-se disso no site “Find My Mobile”, utilizando o seu login e senha;
  • Espere até que o aplicativo encontre o seu equipamento;
  • Observe o status de “Ativo”;
  • Ao final, utilize o mapa apresentado para rastrear o seu celular pelo IMEI.

Veja como fazer o rastreamento pelo IMEI no Google

Para rastrear celular pelo IMEI no Google, antes de mais nada é necessário atentar para a necessidade de prevenção, ou seja, antes de perdê-lo (ou ter sido roubado) execute o seguinte passo a passo:

  • Vá até o menu do aparelho e clique em “Google”;
  • Continue rolando até encontrar a opção “Segurança”;
  • Clique no item “Encontre meu Dispositivo”;
  • Perceba se houve a ativação da chave;
  • Agora, caso venha a perder o celular, poderá localizá-lo em qualquer parte do mundo.

Na sequência desse procedimento, de posse do código IMEI, que previamente anotou em um local seguro (antes de o celular ter sido roubado, obviamente), vá até o site google.com/android/devicemanager e clique na opção “Encontre meu celular/dispositivo”.

Com isso, você será capaz de localizá-lo com maior facilidade, e ainda bloqueá-lo e impedir que as suas funcionalidades sejam utilizadas. Ademais, acessando o site, você poderá fazer com que o alarme do aparelho dispare, e assim descobri-lo facilmente caso o tenha perdido em uma região próxima de você.

Mas, caso queira, você poderá simplesmente bloqueá-lo em todas as suas funcionalidades, de forma que somente pessoas autorizadas consigam utilizá-lo, a partir de uma senha que previamente escolheu.

No entanto, caso não o encontre e fique constatado a sua perda ou roubo, ainda no ambiente do site opte por limpá-lo totalmente e apagar todos os dados e arquivos nele armazenados, como fotos, vídeos, aplicativos, senhas, e tudo o mais que considere como “dados sensíveis” e que não poderão mais ser recuperados.

Posso rastrear celular pelo IMEI de um Iphone ou Ipad?

Sim, isso é totalmente possível. Mas, como dissemos, é preciso que o aparelho esteja conectado à internet. Isso poderá acontecer de forma automática, assim que os criminosos conectarem-se a uma rede, ou então no caso de o aparelho possuir a ativação de uma rede 3G ou 4G.

O passo a passo para realizar esse rastreamento também é relativamente simples. Em primeiro lugar, antes de ter o aparelho roubado, vá até a opção “Buscar meu Iphone” e ative essa funcionalidade. É possível que você já a tenha ativado ao fazer login, mas é bom certificar-se. Por isso, vá até “Ajustes” – localize o seu nome – encontre a opção que identifica o seu dispositivo – clique em “Buscar meu Iphone”. Assim. você tem a possibilidade de localizá-lo em qualquer parte do mundo em caso de perda ou roubo.

Passo a passo de como rastrear pelo IMEI do Iphone

  • Acesse o site icloud.com/#find;
  • Faça login utilizando o seu usuário e senha;
  • Verifique, de imediato, a localização do aparelho;
  • Clique em “(i)” e escolha como deseja localizá-lo.

Assim como ocorre no caso do rastreamento no Google, você irá rastrear o celular pelo IMEI fazendo com que ele toque. Mas, caso não o encontre assim, opte pelo “Modo perdido”, por meio do qual você bloqueará todas as suas funcionalidades.

Após o procedimento, você receberá a sua exata localização, além de informações sobre locais onde esteve. Dessa forma, terá a possibilidade de ativar uma mensagem na tela do celular, a fim de que alguém que o tenha encontrado possa devolvê-lo a você.

Por fim, caso nenhum dos métodos indicados acima resulte no efeito esperado, opte pela opção “Apagar Iphone”. Dessa forma, você apagará todas as suas funcionalidades, destruirá todos os seus dados e arquivos, além de não poder sequer encontrá-lo novamente. Lembrando, obviamente, que essa é uma opção radical, para o caso em que a sua recuperação demonstre ser totalmente impossível.

Rastreamento pelo IMEI de um Motorola

Rastrear celular pelo IMEI de um Motorola é uma operação que se assemelha bastante àquela que foi indicada para os demais casos acima.

Para tal, basta realizar o seguinte passo a passo:

  • Acesse o www.motorola.com/mymotoblur;
  • Entre com seu login e senha referentes à conta do aparelho;
  • Role as opções do menu do lado esquerdo da tela e vá até “Localizar telefone”;
  • Siga o passo a passo indicado nas próximas telas;
  • Localize o seu aparelho no Google Maps que surgirá no computador.

A partir do Motoblur você encontrará o seu modelo, apagará toda a sua memória, e até mesmo o restaurará quase por completo. Essa operação irá reconfigurá-lo totalmente. Por isso, caso o encontre, não poderá recuperar tais configurações, pois elas só poderão ser recuperadas em um outro smartphone, bastando apenas fazer um novo login no site para realizar a transferência de informações.

Celular não pode estar desligado

Lembrando que, em alguns casos, você não poderá recuperar pelo IMEI um celular roubado, quando este encontra-se desligado. Também não poderá, por razões óbvias, obter o IMEI por meio de sites e aplicativos. Será preciso, assim que adquirir o aparelho, de imediato anotar o seu código e mantê-lo em um lugar seguro e de fácil acesso – inclusive aos demais membros da família.

Não sendo demais lembrar que apesar da possibilidade real de rastrear um celular pelo IMEI, não se exclui a necessidade de fazer um boletim de ocorrência numa delegacia. Você pode realizar tal operação, inclusive, em um computador no site da Polícia Civil.

A partir daí, você terá todas as condições de efetivamente solicitar à operadora o seu bloqueio e, com isso, evitar uma série de transtornos.

Leia também: Qual a diferença entre download e upload? Entenda aqui!

Curtiu esta publicação? Compartilhe com um amigo e não deixe de nos acompanhar aqui no blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *