Estudo aponta qualidade de cobertura das operadoras no Brasil

cobertura das operadoras

Você sabe como está a cobertura das operadoras no Brasil e qual oferece o melhor sinal para a sua região? É possível acompanhar isso no Mapa TeleBrasil de Estações RadioBase (ERB), atualizado em maio de 2019 pela Associação Brasileira de Telecomunicações.

As ERBs ou “Cell site” são basicamente as antenas de celular. Trata-se de um sistema que permite a comunicação entre os celulares e as estações fixas das operadoras, com as quais os aparelhos móveis se comunicam para realizar as chamadas. De modo objetivo, podemos dizer que quanto maior o número de antenas de uma operadora, melhor vai ser a qualidade do sinal em determinada região.

O mapa reúne dados de todos os municípios do Brasil, indicando o número de antenas e o nível de participação em cada Estado. No estudo também é possível localizar a posição de cada antena das operadoras. Vale lembrar que algumas empresas como a Sercomtel e CTBC (Algar Telecom) ainda não estão disponíveis em todo o país. Para consultar o resultado completo da pesquisa basta acessar o site da TeleBrasil.

Leia também: TIM é a operadora com melhor internet 4G nos municípios

Qual a operadora com o melhor sinal no Brasil?

Um ponto de destaque do estudo é que cada região vai ter uma operadora dominante, não sendo possível classificar uma operadora com o melhor sinal do Brasil. Uma vez que uma empresa pode ter maior área de cobertura e qualidade de sinal na região Sul, por exemplo, e já região Nordeste, não ter o mesmo desempenho.

Assim, para analisar qual a melhor operadora do Brasil é necessário levar em consideração outros pontos, que vamos abordar mais a frente. Destacamos a seguir os resultados da região sudeste sobre a cobertura das operadoras. Confira!

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Qualidade de cobertura das operadoras na região sudeste

São Paulo

Em São Paulo, a operadora com maior cobertura é a Vivo, com 5.946 antenas e participação de 25,15%. Seguida pela TIM, Oi, Claro e CTBC (Algar Telecom). Não há antenas no Estado da operadora Sercomtel.

PrestadorasAntenasParticipação
CLARO484320,49%
CTBC/ Algar870,37%
NEXTEL265611,23%
OI495920,98%
Sercomtel00,00%
TIM514921,78%
VIVO594625,15%
Total de Antenas23641100%

 

Rio de Janeiro

No Rio, a operadora com o maior cobertura é a TIM, com 3.013 antenas e participação de 28,20%. Seguida pela Vivo, Claro, Nextel e Oi. Não há antenas das operadoras Sercomtel e CTBC (Algar Telecom) no Estado.

PrestadorasAntenasParticipação
CLARO213619,99%
CTBC / Algar00,00%
NEXTEL170615,97%
OI164415,39%
Sercomtel00,00%
TIM301328,20%
VIVO218420,44%
Total de Antenas10683100%

 

Espírito Santo

A pesquisa sobre a qualidade de cobertura das operadoras mostra que no Espírito Santo, a operadora com o maior número de antenas é a Vivo, com 816 antenas e participação de 38,56%, seguida por TIM, Oi, Claro e Nextel. Não há antenas da operadora Sercomtel e CTBC (Algar Telecom) no Estado.

PrestadorasAntenasParticipação
CLARO29814,08%
CTBC/ Algar00,00%
NEXTEL1436,76%
OI37717,82%
Sercomtel00,00%
TIM48222,78%
VIVO81638,56%
Total de Antenas2116100%

 

Minas Gerais

Em Minas, a operadora com o maior número de antenas é a Vivo, são 3.210 antenas e participação de 32,82%. Na sequência, aparecem: TIM, Claro, Oi, CTBC (Algar Telecom) e Nextel. Não há antenas da operadora Sercomtel em Minas Gerais.

PrestadorasAntenasParticipação
CLARO188619,28%
CTBC/ Algar5956,08%
NEXTEL2672,73%
OI168417,22%
Sercomtel00,00%
TIM213821,86%
VIVO321032,82%
Total de Antenas9780100%

 

Além do Mapa TeleBrasil, os clientes podem consultar o mapa de cobertura específico das operadoras em todo o Brasil, diretamente no site das empresas:

  • TIM
  • Vivo
  • Oi
  • Nextel
  • Claro
  • CTBC/ Algar
  • Sercomtel

Por que o mapa de cobertura das operadoras é importante?

De modo geral, os mapas de cobertura do TeleBrasil e das próprias operadoras trazem uma demonstração da presença de sinal em determinada região. Essa indicação da cobertura leva em conta vários fatores como por exemplo:

  • Relevo;
  • Construções;
  • Localização dos usuários;
  • Tipo de ambiente (aberto ou dentro de construções e estruturas específicas que possam impedir o sinal);
  • Altura do usuário em relação ao solo, etc.

Vale destacar que, em alguns casos, mesmo quando há um grande volume de antenas na região, o sinal do celular pode falhar. Principalmente em locais fechados, revestidos por materiais específicos que bloqueiam o sinal das antenas.

A partir das informações no Mapa TeleBrasil, os consumidores podem conhecer os dados sobre os serviços de telecom, optando pelas operadoras com melhor cobertura na cidade e região onde vivem.

Esses dados são ainda mais importantes para os moradores de regiões afastadas e que vivem nas zonas rurais, que podem buscar com maior precisão e facilidade os serviços de telefone ideais para o local.

Outro ponto relacionado à cobertura do sinal das operadoras é a avaliação realizada pela Anatel, que mensura a qualidade dos serviços das empresas de telefonia celular no Brasil.

Controle de qualidade pela Anatel

Nos últimos anos, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vem ampliando o controle de qualidade dos serviços de telefonia móvel prestados no país. Ao iniciar os serviços em um novo município, as empresas devem passar por um processo de licitação de radiofrequência. Os editais do processo, definem o compromisso das empresas ofertarem os serviços com tecnologias 2G, 3G e 4G em prazos determinados.

Assim, as empresas são obrigadas a fornecer a cobertura de, no mínimo, 80% da área urbana do distrito sede no município. Porém, as empresas não são obrigadas a levar a cobertura para outros distritos municipais, e há uma tolerância de 20% na faixa de cobertura na área urbana. Todas essas questões são fiscalizadas pela Anatel, que com frequência publica dados sobre a qualidade dos serviços das operadoras no país.

E os serviços de Roaming?

Além do sinal enviado pelas antenas das operadoras, as empresas de telefonia móvel possuem outro tipo de serviço: o roaming de dados. Trata-se da capacidade de enviar e receber dados por meio das redes móveis fora da área de cobertura.

Assim, mesmo que a operadora não tenha antenas na região onde o cliente esteja, ainda é possível ter acesso à internet. O serviço funciona tanto no Brasil quanto no exterior.

O sistema funciona a partir da cobertura de outras empresas que fornecem os dados, e podem cobrar valores adicionais pelo uso.

E, afinal qual a melhor operadora de celular no Brasil?

Apesar do mapa com a cobertura das operadoras na sua região dar um bom indicativo sobre qual operadora tem o melhor sinal no local onde você mora, para definir qual é a melhor empresa de telefonia móvel para você também é preciso levar em conta outros fatores, como:

  • Qualidade no atendimento ao cliente;
  • Canais de atendimento;
  • Suporte oferecido;
  • Funcionamento dos serviços;
  • Ofertas e modos de contratação;
  • Capacidade de manter a conexão 3G/4G sem queda;
  • Velocidade de navegação;
  • Planos oferecidos (pré e pós-pago), entre outros.

Na Pesquisa de Satisfação de Qualidade Percebida de 2018, publicada pela Anatel, as notas de avaliação dos serviços de telefonia pós-pago foram:

Porto Seguro: 8,59
Nextel: 7,71
Algar: 7,50
Vivo: 7,40
Claro: 7,43
Tim: 7,36
Oi: 6,71

Na avaliação dos serviços pré-pagos, o resultado foi:

Nextel: 8,01
Sercomtel: 7,78
Algar: 7,48
Claro: 7,40
Vivo: 7,17
Tim: 7,11
Oi: 6,98

As notas são atribuídas a partir de diferentes fatores e demonstram a importância de buscar os serviços que têm melhor desempenho em cada região.

Quer saber mais sobre serviços de telefonia fixa e móvel? Acompanhe o Blog Compara Plano e fique por dentro de todas as novidades.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *