Qual o melhor processador para jogos? Conheça e compare!

qual o melhor processador

Para definir qual o melhor processador para usar no seu PC é importante entender a finalidade de utilização da máquina, além do tipo de arquivo que irá salvar e qual seu nível de exigência.

Em resumo, o processador é o componente central de seu computador. Sendo assim, suas capacidades têm impacto direto no desempenho da máquina. 

Portanto, você precisa entender o tipo de uso desejado na hora de escolher qual PC comprar. Dessa forma, evita gastos excessivos e escolhe aquele que mais se adequa ao seu perfil, sem limitar seu uso. 

Preparamos as melhores dicas de como escolher um processador ideal, sobretudo se o seu interesse maior são os jogos! Vamos te ajudar a escolher qual o melhor processador para jogos, além de listar vários modelos para que você compare e decida.

Leia também:  Quais são os 10 melhores jogos grátis da Steam? Descubra aqui!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Melhor processador: tipo de usuário

O primeiro passo importantíssimo para definir o desempenho do seu próximo computador é conhecer quais melhores processadores para PC existem no mercado atualmente. 

Lembre-se que o processador é como um cérebro da máquina e pode definir, por exemplo, a velocidade do processamento e a capacidade de rodar jogos e programas mais pesados.

Existem três principais grupos de usuários com variados níveis de exigência: 

Para uma experiência satisfatória com um PC gamer, por exemplo, o processador precisa contar com uma boa placa de vídeo e quantidade de RAM adequada (no mínimo 16 GB para um resultado convincente).

Em PCs mais básicos, tanto a experiência de cálculos matemáticos brutos quanto o processamento gráfico ficarão sob responsabilidade do processador.

Como é um dos componentes mais importantes do PC, o processador também tem uma grande influência no preço total do computador.

Dessa forma, ao montar uma máquina para estudos e navegação na internet, é possível escolher um modelo um pouco mais simples e barato. Assim, sua necessidade será atendida sem precisar gastar tanto.

Agora, se você é apaixonado por jogos, a sugestão é investir mais nessa escolha para não enfrentar bugs e travamentos. Nesse caso, parta para um processador mais robusto.

Independente do seu orçamento e objetivo, saiba que a Intel e AMD oferecem modelos capazes de suprir a demanda. Do lado da Intel, através da sua popular série Core i e a AMD com os Ryzen.

Melhor processador: opções para você comparar

Depois de considerar tudo que destacamos acima, chegou a hora de descobrir qual o melhor processador para você. Para isso, selecionamos as melhores opções, conforme a necessidade de uso de cada computador. Veja qual delas se adequa a sua realidade!

Básico para o dia a dia: Intel Core i3 10100 

Para quem busca um computador para navegação na internet e programas mais básicos que não exigem tanto do PC, é uma ótima opção. Nem todo usuário precisa de um chip de alto desempenho. 

Para esse perfil, o processador é de 10ª geração, tem 6GB de cache e 3,6 GHz de velocidade. Além disso, conta com um preço que agrada quem tem o orçamento mais limitado para seu novo computador.

Características do processador:

  • 3,6GHz de frequência;
  • 4 núcleos com 8 threads;
  • 6MB de memória cache;
  • Suporte à memória DDR4-2666;
  • Soquete FCLGA1200;
  • Placa de vídeo integrada: Intel UHD Graphics 630.

Processador barato para jogos: AMD Ryzen 3 3200G

Se você tem o perfil gamer, mas procura um bom processador para jogos que não seja tão caro, o AMD Ryzen 3 3200G pode ser a melhor escolha. Dessa forma, você pode montar um PC gamer barato. 

O chip alcança até 4,0GHz de velocidade, tem quatro núcleos, oito threads e ainda tem gráficos integrados Vega 8, que entrega boa performance em jogos mais leves.

Uma grande vantagem de ter um processador Ryzen é a facilidade de fazer uma atualização para um chip mais robusto da linha no futuro. Atualmente, todos os modelos usam o mesmo socket AM4. Ou seja, você não precisará trocar de placa mãe quando for mudar o componente.

Características do processador:

  • 3,6GHz (até 4,0GHz);
  • 4 núcleos com 8 threads;
  • Total de Cache L1: 384KB;
  • Total de Cache L2: 2MB;
  • Cachê L3 total: 4MB;
  • Suporte à memória DDR4-2933;
  • Soquete AM4;
  • Placa de vídeo integrada: Radeon Vega 8.

Processador gamer bom e barato: Intel Core i5 9400F

Se você busca um desempenho suficiente para rodar bons games a um preço bem em conta, pode apostar no i5 da Intel.

O processador é um hexa-core, ou seja, são seis núcleos de trabalho simultâneo, com velocidades entre 2,9 e 4,1GHz. Se deseja uma desempenho ainda melhor para jogos e programas gráficos, sugerimos uma placa de vídeo dedicada, já que esse chip não tem GPU integrada.

Características do processador:

  • 2,9GHz (até 4,1GHz);
  • 6 núcleos com 6 threads;
  • Cache 9MB;
  • Suporte à memória DDR4-2666;
  • Soquete FCLGA1151;
  • Placa de vídeo integrada: não possui.

Procesador octa-core de alta velocidade: Intel Core i7 9700K

O Core i7-9700K tem destaque pela velocidade que chega a 4,9GHz no modo turbo. Sugerimos utilizar um SSD para melhorar a velocidade ao abrir e fechar seus programas.

O processador conta com oito núcleos e oito threads, com 12MB de cache, configuração suficiente para quem curte jogos de nível intermediário e precisa rodar programas mais pesados, por exemplo.

O processador Intel não conta com o Hyper Threading, uma tecnologia de otimização de desempenho da marca, o que se torna um inconveniente em caso de atualização.

Características do processador:

  • 3,6GHz (até 4.9GHz);
  • 8 núcleos com 8 threads;
  • 12MB de memória cache;
  • Suporte à memória DDR4-2666;
  • Soquete FCLGA1151;
  • Placa de vídeo integrada: Intel UHD Graphics 630.

Processador para programas pesados: Intel Core i9 10900

Na categoria alta performance, o Intel Core i9 10900 conta com dez núcleos, 20 threads e clock que chega até aos 5,5GHz.

Se você busca a melhor opção em processadores não só para jogos em altíssima qualidade como também para edição pesada de vídeo, é um campeão de performance e desempenho para quem quer extrair o máximo do seu computador.

Características do processador:

  • 3,7GHz de frequência (até 5,3GHz);
  • 10 núcleos com 20 threads;
  • 20MB de memória cache;
  • Suporte à memória DDR4-2933;
  • Soquete FCLGA1200;
  • Placa de vídeo integrada: Intel UHD Graphics 630.

Internet boa para desempenho do PC

Além do desempenho do processador é importante considerar a qualidade da internet contratada. Saber se a velocidade contratada é ideal para o seu tipo de consumo é fundamental para ter uma boa experiência.

Se você busca velocidade e estabilidade, saiba que nada supera a fibra óptica. Caso o serviço esteja disponível em sua região e tenha um preço competitivo, é o caminho mais valioso a se escolher. Ou seja, você pode contar com velocidade e cabos não afetados pela saturação de tempo, que não terão o sinal cortado durante um pico de energia, por exemplo.

É preciso considerar também que os cabos de fibra óptica são muito mais ecológicos do que os cabos tradicionais, que produzem quantidades significativas de excesso de calor e exigem sistemas de resfriamento caros e prejudiciais ao meio ambiente. 

A internet de fibra óptica não necessita de sistemas de resfriamento, já que não geram excesso de calor. Além disso, não precisam ser isoladas com metais pesados, como o chumbo, que também pode ser prejudicial ao meio ambiente.

Você poderá encontrar um preço competitivo em diversas operadoras dependendo da localidade onde quer contratar a internet. Para uma família de até quatro pessoas, os pacotes oferecidos com velocidades mais rápidas do que a maioria das empresas convencionais poderão atender às suas necessidades.

Em resumo, pesquise, considere preço e impacto ambiental, além de entender se o pacote atenderá as necessidades de velocidade para você e sua família.

Por isso, você pode conferir os melhores planos de internet residencial aqui, e fazer essa avaliação!

Leia também: Confira 7 jogos grátis na Steam para aproveitar em 2021!

QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM! 

E aí, respondemos sua dúvida sobre qual o melhor processador para você?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *