Qual é a velocidade de upload ideal? Saiba como escolher!

Se você quer saber qual é a velocidade de upload ideal para sua internet, é importante entender que existe diferença entre a velocidade da internet que você navega, faz downloads e uploads. Além disso, a qualidade de navegação muda com a quantidade de pessoas usando a rede ou com o tipo de ações executadas durante a conexão.

Muitos fatores influenciam na sua experiência de conexão, e precisam ser considerados quando você está procurando por uma velocidade de internet ideal para sua casa.

No momento da contratação de uma internet, muitas vezes olhamos apenas os números apresentados pelas operadoras. Como a quantidade de Megas ou Gigas de navegação, além do valor do plano. Entretanto, precisamos nos atentar a outros detalhes para avaliar se a navegação será boa ou não.

Por isso, reunimos abaixo diversas informações que precisam ser consideradas para definir a velocidade de internet ideal para a sua residência e escolher o seu plano!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Velocidade X Franquia

Algo muito importante de ser avaliado, e que gera bastante confusão na hora de escolher a internet, é se a operadora trabalha com planos de franquia de dados e qual a diferença entre esse termo e a velocidade de navegação.

Ao entender a diferença entre esses conceitos, tudo fica mais claro. Por isso, entenda que a franquia de dados é a quantidade de dados disponíveis para consumo dentro de um período de tempo, normalmente o ciclo mensal da sua fatura. Já a velocidade de navegação indica a rapidez com que as informações chegam até o usuário.

Os planos de internet banda larga para residências e empresas, por exemplo, não apresentam limite de franquia de dados. Ou seja, o acesso é ilimitado e os usuários podem consumir o quanto for necessário.

Leia também: Brasil Banda Larga: teste a velocidade da sua internet!

Velocidade de download e upload

Mais um ponto importante para avaliar ao escolher um plano de internet é a velocidade de download e de upload disponível, ou seja, qual a rapidez para enviar e receber dados em nossos dispositivos.

Como costumamos receber mais do que enviar, ou seja, fazer mais downloads e baixar mais arquivos do que enviar, as operadoras costumam oferecer uma velocidade de download maior. A velocidade de download varia de 250 Kbps a 300 MB, já a de upload vai de 200 Kbps a 150 MB. 

Para usuários que realizam muitos downloads, acessam sites e plataformas pesadas, assistem vídeos em alta definição e se mantêm conectados com bastante frequência, precisam de uma alta velocidade de download.

Já os usuários que trabalham home office, por exemplo, e precisam transferir arquivos grandes, podem pensar em contratar uma velocidade mais robusta de upload para não terem problema em sua navegação.

Qual a velocidade de upload ideal?

Para responder a essa pergunta comum sobre a velocidade de upload ideal, é preciso entender a forma que você usa a sua internet.

Apesar de parecer uma resposta muito genérica, é preciso ter em mente que a internet é um serviço sob demanda, e a conexão, assim como a velocidade, devem ser proporcionais ao uso. 

É possível fazer uma comparação bem simples, por exemplo, com a empresa de água da sua residência. Se você usa bastante água, então precisará de quantidades maiores chegando até você. Assim funciona com a internet.

A maior diferença aqui, é que a internet adquirimos em pacotes, o que significa que seria a mesma coisa se você assinasse a água da sua casa, de acordo com a quantidade de torneiras que você utiliza. 

Para ilustrar esse exemplo, imagine que você assina um pacote na companhia de água, para chegar os litros necessários somente para 3 torneiras. Se você tentar ligar as torneiras da casa inteira simultaneamente, pode sofrer com a falta de água.

Apesar de complicado, é uma informação relevante para que antes de contratar uma internet ou pedir o upgrade, você faça “as contas” de uma velocidade de upload e download ideal para o uso que você faz. Considere os seguintes pontos:

Número de pessoas que utilizam a mesma rede

Ao escolher a sua velocidade de internet é preciso considerar a quantidade de pessoas que vão usá-la diariamente. Muitas vezes essa informação não é levada em conta. Porém, além do valor de transmissão ser fixo, é dividido entre todos os dispositivos conectados à rede.

O que acontece neste caso, é que quando muitos dispositivos e pessoas se conectam a uma única rede, o tráfego de dados necessário para manter uma navegação de qualidade aumenta e excede o que tem disponível. Dessa forma, a internet fica mais lenta, e o que poderia ser resolvido num instante, pode levar bastante tempo para carregar.

Como você costuma consumir na internet

Para falar de consumo na internet, é preciso entender quais as diferentes ações você costuma realizar numa rede. É bem importante definir o seu tipo de consumo para então decidir qual a velocidade de internet ideal para o seu plano. 

Entenda se você costuma assistir filmes, jogar online, baixar conteúdos e arquivos, checar e-mails. Tudo isso demanda uma transferência de dados distinta. 

E se você é uma pessoa que usa a internet de forma mais assídua, pode ser que precise de planos que suportam uma maior transferência de dados. Já usuários que não costumam realizar tantas atividades online não precisam de planos mais robustos. 

Podemos fazer uma separação de perfil de pessoas em três para o consumo de internet.

Perfis de consumo na internet

  • Usuário básico. Com  velocidade ideal entre 1 a 5 Mega: usuários que enviam e recebem e-mails, checam as redes sociais e assistem vídeos no YouTube;
  • Usuário moderado. Com velocidade ideal entre 5 a 10 Mega: usuários que executam as atividades do usuário básico, assistem Netflix, baixam filmes online e usam serviços na nuvem como o Google Drive e Dropbox;
  • Heavy user. Com velocidade ideal entre 10 a 15 Mega: usuários que realizam as atividades dos perfis anteriores, jogam online, acessam serviços de streaming e possuem muitos dispositivos conectados.

Ao considerar os valores de velocidade apresentados, além do comportamento de uso das pessoas que vivem com você,  poderá encontrar a velocidade ideal para seu plano. 

Descubra o perfil de cada usuário que mora com você, ou que por ventura venha a usufruir da sua internet, e faça uma análise. Se os perfis se enquadrarem, por exemplo, com os Heavy users, não adianta contratar um plano de 5 Mega. O ideal é ter um plano que cubra a necessidade de todos e seja suficiente.

Vale ressaltar a importância de considerar o número de dispositivos usados, como Smart TVs, geladeiras inteligentes, ou qualquer outro. Tudo precisa fazer parte dessa conta.

Opções disponíveis no mercado

Depois de considerar todos os pontos aqui abordados e saber qual é a velocidade de upload, além da velocidade de conexão, você precisa avaliar as opções disponíveis no mercado.

É importante escolher uma boa operadora, que possa garantir o melhor custo-benefício nesse serviço. Você pode buscar indicações de pessoas próximas ou conhecer planos disponíveis no Compara Plano.

Você pode aprofundar sua busca e considerar a fibra óptica. Ela usa uma tecnologia inovadora de transmissão de dados, e garante um sinal mais estável aos seus usuários. Além disso, alta velocidade, segurança e uma conexão sem interrupções.

Ao escolher um plano de internet para a sua casa ou empresa, considere todas essas variáveis. Assim, poderá ter certeza de algo que se encaixa com o que precisa.

Leia também: O que é ping e como interfere na velocidade da sua internet?

QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM! 

E aí, entendeu como saber a velocidade de upload ideal para você?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat