Pular para o conteúdo

PS4 Remote Play pode ser usado em qualquer Android

ps4 remote play

PS4 Remote Play é uma tecnologia desenvolvida pela Sony para que jogadores de PS4 possam jogar seus jogos diretamente no seu dispositivo móvel, por meio de uma espécie de streaming. A tecnologia estava disponível apenas para celulares Android da linha Xperia – celulares da própria Sony -, mas agora está liberada para outros modelos de celulares e iOS.

Assim, com o PS4 Remote Play é possível jogar todos os grandes hits do PS4 que originalmente estavam restritos a um console fixo, em smartphones ou tablets que utilizam o sistema operacional Android.

O PS4 Remote Play entra na categoria de ideias visionárias da Sony, as quais já vêm há tempos tornando-se a característica mais marcante da empresa e elevando as expectativas dos consumidores no mundo dos games.

Não é a primeira vez que a gigante japonesa muda completamente o rumo da indústria de games. O PlayStation One, por exemplo, foi a plataforma que ditou o uso de CDs para os jogos, o PlayStation 3 adotou e consolidou o uso de Blu-rays, apesar de todas as controvérsias, de forma que todos os consoles da futura geração viriam a usar o disco Blu-ray como a mídia principal para os jogos.

Agora a história segue seu rumo com jogos via streaming. A ideia da Sony de permitir a seus jogadores acessarem e continuarem a jogar sem ter que levar o console para todos os lados é empolgante e abre um mundo de ideias para outras empresas. Algumas como a Google, por exemplo, já estão desenvolvendo um console completamente via streaming, além do Google Play Pass.

Mas, usar o PS4 Remote Play pode ser um pouco complicado. Por isso, fizemos um guia de como usar o aplicativo no seu dispositivo móvel. Confira!

Leia também: Veja quais são os melhores sites de e-sports do Brasil

O que é o PS4 Remote Play

Como já falado, o PS4 Remote Play permite jogar os jogos do seu PlayStation 4 diretamente no seu dispositivo móvel. O PS4 Remote Play é uma adição bem vinda para os fãs da Sony, e a tecnologia é ambiciosa, prometendo a mesma qualidade de jogo que o jogador teria no console e com uma TV.

Para conseguir utilizar o Remote Play, é necessário possuir alguns itens, como por exemplo:

  • Um PlayStation 4 Slim ou Pro: como o Remote Play conecta-se ao videogame para poder fazer o streaming, é necessário possuir um PlayStation 4 para usar o aplicativo. Também é necessário verificar se o aparelho está atualizado para a versão 7.0 ou superior, e uma conexão de internet via cabo, para assegurar a qualidade de transmissão.
  • Um dispositivo móvel atualizado: a Sony liberou recentemente o uso do aplicativo para aparelhos Android que estejam na versão 5.0 Lollipop. Também é possível utilizá-lo em dispositivos iOS devidamente atualizados.
  • Uma boa conexão de internet: para usar o Remote Play, é essencial que você possua uma boa conexão com a internet, tanto no PlayStation quanto no dispositivo móvel. Recomenda-se pelo menos uma rede de 5GHz para conseguir uma boa qualidade de jogo. É possível utilizar uma rede de 2.4GHz, mas espere receber bastante lag na jogabilidade, e uma qualidade baixa de imagem.

Saiba aqui qual a velocidade ideal de internet para streaming

Como usar o PS4 Remote Play no Android

Primeiramente, você deve procurar o aplicativo PS4 Remote Play no seu smartphone ou tablet para descobrir se ele está disponível para o seu aparelho. A Sony lançou uma atualização recentemente, de forma que o aplicativo está disponível para todos os aparelhos que possuírem Android Lollipop 5.0.

Enquanto você faz o download, configure seu PlayStation 4 para receber a conexão com o Remote Play. Vá até as configurações do aparelho, configurações de conexão para uso remoto, e então habilite a função.

Com o app já baixado no seu dispositivo móvel, abra o aplicativo e siga as instruções que aparecerão na tela. Você deverá fazer o login na sua conta da PlayStation Network (PSN) para conseguir conectar o PlayStation 4 ao seu dispositivo.

O aplicativo irá procurar pelo vídeo game que está registrado na mesma conta PSN para se conectar. Então, o PlayStation 4 deve estar ligado para que o Remote Play consiga espelhar o jogo.

Caso seu dispositivo não encontre o PlayStation, você deve registrá-lo manualmente. Nesse caso, é necessário registrar o dispositivo móvel no vídeo game. Para fazê-lo, vá até “configurações”, depois “configurações de conexão para uso remoto” e, então, “adicionar dispositivo”. Ao fazê-lo, o videogame deixará à mostra um código de pareamento na tela da TV, que deve ser colocado no campo que aparecerá no dispositivo móvel.

Já conectado, o Remote Play mostrará exatamente o que está na tela do vídeo game. Também estarão à mostra os controles do PlayStation, diretamente na tela do seu dispositivo móvel.

É possível utilizar o Remote Play tanto no modo paisagem quanto no modo retrato, sendo que a única diferença será a posição do controle na tela.

Remote Play e as novas funcionalidades

O Remote Play é uma tecnologia em constante evolução e, por isso, a Sony decidiu expandir ainda mais seus horizontes e habilitar a função de pareamento do controle. Essa função também era restrita para usuários do Xperia e agora está disponível para todos os dispositivos móveis. Para habilitar a função, ligue o Bluetooth do seu dispositivo e aperte o botão share do seu Dualshock 4. Segure o botão até que as luzes comecem a piscar, e o seu dispositivo pareie com o controle. Abra o Remote Play e aproveite a experiência completa de ter um mini PlayStation 4 em seu dispositivo móvel.

Se você possui um PlayStation Vita, também vai conseguir aproveitar essa funcionalidade do Remote Play. A Sony sempre tenta ao máximo integrar todas as suas soluções tecnológicas e, por essa razão, o PlayStation Vita também possui essa funcionalidade. O seu diferencial está no fato de ser um videogame portátil e, então, ter mais capacidade gráfica e suporte para esse tipo de função.

As configurações são as mesmas de outros dispositivos móveis e seguem o mesmo passo a passo. Mas, lembre-se de se certificar se a conta mãe do PS Vita é a mesma que está atrelada ao seu PlayStation 4, já que isso pode causar problemas de pareamento.

Ainda na onda da integração, a Sony decidiu abraçar as pessoas que preferem jogar no PC, mas que também desejam jogar os exclusivos da gigante japonesa. Agora é possível ter acesso ao Remote Play diretamente na tela do seu PC. Para fazê-lo, basta baixar o programa no site da Sony e instalá-lo. Os passos são os mesmos usados para conectar os dispositivos móveis ou o PS Vita. A diferença está no fato de se poder escolher o FPS dos jogos, que podem ser colocados em 360p, 540p ou 720p.

O que esperar

O Remote Play desenvolvido pela Sony é uma característica e tanto, e foi algo que marcou muito a geração do console. Abrir o leque de dispositivos que podem fazer streaming dos jogos é algo empolgante, já que agora os grandes clássicos e exclusivos da Sony podem ser jogados de qualquer lugar, a qualquer momento. Afinal de contas, quem não gostaria de jogar God of War 4 no intervalo do trabalho?!

O Remote Play então, torna-se um grande aliado dos jogadores que precisam viajar constantemente e não podem levar seus consoles. Também é uma excelente solução para quem tem momentos livres durante o dia e quer aproveitar um pouquinho do seu jogo favorito.

Esse pequeno vislumbre do que pode ser feito com a tecnologia de streaming cria grandes expectativas para o Google Stadia, que deve pegar pesado nesse tema durante sua campanha. Além disso, com o lançamento anunciado do PlayStation 5, grandes expectativas estão sendo colocadas nos ombros da Sony, que deve apresentar novidades empolgantes sobre a nova plataforma em breve.

Enquanto esperamos por mais novidades sobre o PlayStation 5, vamos aproveitar o PlayStation 4 em sua totalidade, seja ele no PC, no tablet ou no smartphone.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *