PS4 ou Xbox One: qual console comprar?

A dúvida sobre comprar um PS4 ou Xbox One é permeada de possibilidades. A oitava geração de consoles, que foi lançada em 2013, deve terminar em 2020. Isso, porque Sony e Microsoft praticamente confirmaram que até o final do ano os seus sucessores estarão no mercado.

Sendo assim, será que ainda vale a pena investir nessas plataformas? E depois de quase sete anos desde os lançamentos, qual dos dois oferece um melhor custo-benefício? Vamos tentar te ajudar a responder essas e outras questões neste artigo. Fique ligado!

Leia mais: Internet para casa: veja qual o melhor pacote

Comprar PS4 ou Xbox One ainda vale a pena?

Depois de lançamentos conturbados por problemas que geraram queixas entre os usuários tanto do PlayStation 4 quanto do Xbox One, os consoles passaram por inúmeras melhorias. O aparelho da Sony apresentou, inicialmente, sérios problemas de cabos e peças. Já o primeiro modelo da Microsoft era considerado muito grande e era vendido obrigatoriamente com o acessório Kinect, o que o deixava ainda mais robusto.

Atualmente, o mercado de games considera que ambos modelos estão em seu melhor momento. Isso, pois contam com versões muito superiores às dos aparelhos originais, além de serviços que dão liberdade ao usuário para escolher seus jogos e suas formas jogar.

Novos consoles da Sony e Microsoft

Apesar de não haver confirmação de nome, data para o lançamento e muitos detalhes sobre os novos consoles, a Sony e a Microsoft já liberaram diversas pistas sobre as novidades que os fãs de games podem esperar.

O PlayStation 5 deve ter, entre outras coisas, um aumento significativo na velocidade de processamento da informação. Isso se dará pelo uso de uma memória SSD que deverá eliminar os loadings durante os jogos. A melhora de som e imagem também são esperados. Entre as novas tecnologias aplicadas deve ser confirmada a resolução em 4K.

Os fãs da Microsoft podem esperar avanços muito parecidos no sucessor do Xbox One. Além de novas tecnologias em termos de velocidade, imagem e som, a fabricante confirmou que o novo console deverá ter processamento híbrido com a utilização de espaço na nuvem.

Investir em PS4 ou XBox One ou esperar pelos novos consoles

As inovações voam mais rápido que o tempo, e as promessas de novos recursos avançados sempre causam ansiedade nos fanáticos por tecnologia. Sendo assim, e sabendo que em menos de um ano novos consoles estarão nas lojas, é natural questionar a compra de uma geração que está com os dias contados para terminar.

Desde o início dos rumores sobre novos lançamentos em 2020, os questionamentos sobre investir em PS4 ou XBox One são constantes. Será que a geração atual, lançada em 2013, vai ficar para trás? Quais serão os prejuízos para quem tiver esses aparelhos? Será melhor esperar os novos consoles para que o preço da geração atual caia?

Preços da atual geração não devem diminuir

As respostas para todas essas dúvidas são bastante relativas. Especialistas no assunto garantem que no Brasil a queda nos preços de aparelhos tecnológicos devido ao lançamento de novos modelos não é uma regra.

Estudos econômicos apontam que é comum levar meses, até anos, para que os lançamentos tenham impacto sobre os valores de mercado de aparelhos mais antigos.

Há apenas dois anos, por exemplo, um estudo da Pesquisa Brasil Games mostrou que 37,6% dos jogadores brasileiros entrevistados tinham um PS4 e 32,8%, um XBox 360, modelo anterior ao XBox One. Em seguida, com 23,7% e 23,3% apareceram o PS2 e PS3, respectivamente.

Ou seja, os dados da pesquisa apontaram que os brasileiros costumam comprar mais consoles de uma ou duas gerações anteriores ao último lançamento. Por isso, o mercado desses aparelhos segue aquecido, via de regra.

Oferta de jogos

Outro aspecto que sempre preocupa os jogadores é que a oferta de jogos para um console recém-lançado seja menor. Entretanto, para acabar com esse problema, as duas fabricantes afirmaram que os novos modelos devem ser retrocompatíveis com outros aparelhos da própria marca.

Se a novidade for confirmada, então os consoles lançados em 2020 devem rodar normalmente jogos de PS4 ou XBox One. Isso ofereceria ao usuário uma biblioteca grande, com títulos já disponíveis e consolidados.

Como escolher entre PS4 ou XBox One

Se você decidir investir na atual geração de consoles, ainda surge a dúvida sobre comprar o PS4 ou XBox One.  Para chegar a uma conclusão, é interessante analisar diversos aspectos como jogos, hardware, armazenamento, entre outros.

Vamos falar um pouco de cada um deles, mas antes de tudo é importante você ter em mente que a sua experiência como usuário é particular e depende muito do seu gosto pessoal. Por isso, também leve em consideração suas compras anteriores e avalie a sua relação com cada uma das marcas.

Design e Hardware

Em termos de design há muita diferença quando falamos de PS4 e XBox One. O primeiro já chegou no mercado como um console bastante compacto, com design arrojado e atraente. Já o aparelho da Microsoft teve diversos problemas por ser muito grande.

Com o tempo, no entanto, o XBox One sofreu diversas melhorias, e hoje é quase tão compacto quanto o seu concorrente. Ainda assim, o PS4 costuma agradar mais os usuários em termos de hardware e design.

Leia também: Controle para PS4 – descubra tudo sobre o DualShock

Jogos

Esse é um dos pontos mais importantes para qualquer jogador. A oferta de jogos de um console é fundamental para conquistar o usuário. Felizmente a maior parte dos jogos multiplataforma são lançados com suporte para rodar em qualquer um dos dois modelos.

Entretanto, no quesito jogos exclusivos será que é melhor PS4 ou XBox One? A Microsoft teve perdas importantes nesse ponto, e, no mercado, desde 2013 não conseguiu atingir um nível satisfatório de títulos somente seus.

Já a Sony investiu pesado nessa área e conseguiu apresentar jogos exclusivos de alta qualidade. Se esse aspecto pesa muito para você, possivelmente o PS4 irá atender melhor à sua necessidade.

Armazenamento

Em termos de armazenamento, a avaliação dos dois consoles é muito parecida. O modelo da Sony oferece capacidade de até 1TB e o da Microsoft chega a 2TB. Os dois modelos, entretanto, suportam a expansão de memória por troca do disco rígido, desde que compatíveis com cada tecnologia.

Compatibilidade com outras gerações

A tal retrocompatibilidade tão esperada nas novas gerações de console já vem sendo consolidada pela Microsoft no XBox One, e essa é uma das vantagens desse modelo. Embora o recurso ainda tenha muitas limitações, a fabricante conseguiu executar um emulador no aparelho que roda jogos do XBox 360.

O PS4 não tem compatibilidade com gerações anteriores, porém a Sony lançou o serviço de assinatura PlayStation Now, com o qual é possível ampliar o acesso a jogos em streaming. A evolução do aparelho da Microsoft, entretanto, ainda é considera mais eficiente por especialistas da área.

Preços

No mercado brasileiro os preços do XBox One e do PS4 são relativamente similares. Em dezembro de 2019 o console da Microsoft era encontrado em lojas de varejo na internet por aproximadamente R$1.700, enquanto o aparelho da Sony saía em torno de R$1.900.

Dependendo da sua avaliação dos outros aspectos, o preço pode ser ou não um critério importante na decisão por um PS4 ou XBox One.

Vale lembrar que há outras formas de jogar: já pensou em ter um notebook gamer? Veja se vale a pena comprar o computador neste outro artigo do blog do Compara Plano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat