Proteção de dados no celular: como preservar arquivos

proteção de dados no celular

Aproximadamente 63 celulares são roubados por hora nas principais capitais brasileiras, conforme dados da empresa de cibersegurança Bitdefender. Este é um dos itens mais roubados ou furtados no país desde 2000. Com isso, é inevitável se preocupar com a proteção de dados no celular para que ninguém possa acessá-los nestes casos.

Os smartphones oferecem cada vez mais recursos que geram praticidade no dia a dia. Existe aplicativo para tudo e não tem como resistir à comodidade de poder acessar informações e realizar tarefas cotidianas com um simples desbloquear de tela. No entanto, você já parou para pensar na quantidade de dados pessoais armazenados nesse aparelho que nos acompanha todo o tempo?

Buscar a proteção de dados no celular é fundamental se você não quer correr o risco de ter suas informações expostas.

Aproveite essa oportunidade!

▶️ Você merece mais desconto para começar bem 2022. Na Descomplica, são mais de 100 cursos em diversas áreas, com bolsas de até 70%
Garantir desconto!

A melhor solução para não ter que se preocupar com esse risco é prevenir. Neste artigo vamos te mostrar algumas das alternativas para proteger seus dados.

Leia também: Seguro para celular: veja como funciona e se vale a pena fazer

Formas de proteger dados no celular

Mais que fotos dos seus momentos, músicas, contatos de amigos e familiares, o seu smartphone possivelmente guarda informações importantes como conversas confidenciais, e-mails, documentos e dados de contas bancárias.

É inevitável para qualquer pessoa hoje em dia estar exposto a isso, temos toda a vida no celular.

Porém, com algumas ações simples você pode aumentar a proteção de dados no celular e estar mais seguro.

Bloqueio de tela

Bloquear a tela do celular vai muito além de manter a privacidade e pode ser um importante aliado na proteção das suas informações pessoais em caso de perda ou roubo do aparelho.

Essa é uma das medidas de segurança mais simples e ás vezes passa batida apesar de ser tão fácil de ativar.

Inicialmente os smartphones vinham com as opções de bloqueio por PIN, senha com dígitos numéricos, ou uma senha deslizante.

Aparelhos mais modernos já possuem a opção de desbloquear a tela com digital cadastrada e até reconhecimento facial.

Não importa o método que o seu celular ofereça e qual você escolha, o importante é ter um bloqueio.

Para evitar o incômodo de estar desbloqueando o aparelho a todo momento, você pode ativar a proteção sempre que for sair de casa ou estiver na rua.

Assim pode mantê-la desativada quando sentir que está em um ambiente seguro.

Alguns smartphones também oferecem a possibilidade de autodestruição dos dados armazenados após um número determinado de tentativas de desbloqueio da tela.

Isso evita que encontrem maneiras de acessar as suas informações. Porém, certifique-se de que não vá perder seus dados acidentalmente.

Proteção de aplicativos

Os principais aplicativos de celular possuem seu próprio sistema de segurança.

A maioria deles utiliza o recurso de autenticação em duas etapas, que pede um e-mail ou número de telefone alternativos.

O método utiliza esse contato extra para confirmar o seu acesso por dispositivos que não são habituais ou qualquer tentativa de acesso que pareça suspeita.

De modo geral, você precisa ativar essa forma de autenticação. Também esteja atento para que tenha facilmente acesso ao contato alternativo informado para login.

Outro recurso que costuma ser oferecido pelos aplicativos de celular é a possibilidade de logout remoto. Ou seja, se você tiver o celular roubado ou perdido poderá solicitar que o seu login seja desfeito em todos os dispositivos em que estiver ativo.

Depois basta trocar a senha e voltar a fazer o login nos aparelhos em que ainda esteja utilizando. Isso iá garantir que o seu perfil não esteja aberto no celular a qual você não tem mais acesso.

Recursos remotos

Nesta categoria, um dos recursos mais utilizados é a localização remota de aparelho.

Com esse método você pode saber onde está o celular perdido ou roubado acessando o site do aplicativo utilizado.

Nos celulares da Apple basta você ativar o app Buscar Meu iPhone fazendo login na página do iCloud a partir de qualquer computador.

Já nos smartphones com sistema Android a busca pode ser feita pelo gerenciador de dispositivos do Google que também permite o acesso de qualquer navegador.

Nos dois casos, através deste método de segurança é possível, além de localizar telefone, solicitar o bloqueio do celular.

Ainda há a alternativa de apagar remotamente todos os dados armazenados. Essas duas opções são aconselhadas para as situações em que a recuperação do aparelho está totalmente descartada.

Certifique-se de ter sempre um backup para poder recuperar os dados e arquivos apagados.

Criptografia para a proteção de dados no celular

A palavra criptografia talvez assuste em um primeiro momento, mas proteger seus dados com esse sistema pode não ser tão complicado.

Além do mais, este é um dos métodos mais eficientes de segurança para smartphones.

Para você ter uma ideia, em muitos casos este recurso é capaz de inibir a ação de hackers. Por isso, esse método de proteção de dados no celular é um dos mais recomendado para quem troca e armazena informações de grande importância no aparelho.

De maneira bem resumida, a criptografia é um sistema de segurança que cria desordem em mensagens transformando-as em códigos inelegíveis.

Embora inicialmente este fosse um método considerado bastante avançado, é cada vez mais comum no mundo digital e já está presente em muitos dos principais aplicativos de smartphone.

Um bom exemplo disso são os apps de bancos e de e-mail, como Gmail e Hotmail. Aplicativos de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, também estão adotando o recurso.

Como configurar a criptografia

Em celulares Apple com sistema operacional iOS, a criptografia é feita automaticamente assim que você configura um código para o dispositivo.

Para isso é necessário acessar configurações de reconhecimento facial ou identificação por touch e passcode no aparelho e seguir os passos indicados.

Nos aparelhos com sistema Android, você deve entrar na seção Segurança em configurações e buscar pela opção para codificar telefone.

O processo de criptografia costuma demorar um pouco, mas em seguida você poderá seguir usando o telefone normalmente.

Uma observação importante é que a criptografia só pode ser desfeita através de uma formatação total do telefone.

Se estiver pensando em usar a criptografia como recurso de segurança, tenha em conta que também há desvantagem.

A principal é que o sistema do telefone, em geral, fica um pouco mais lento em algumas operações. Isso se dá pelo tempo necessário para que algumas mensagens sejam descodificadas para o acesso.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Backup para proteção de dados no celular

Mais do que ser uma proteção de dados no celular, este recurso garante que você não perca suas informações.

O backup não evita que acessem os seus arquivos, mas permite que você ative com tranquilidade alguns recursos de segurança como a autodestruição dos dados citada anteriormente.

Manter uma cópia dos seus arquivos em um local fora da memória do dispositivo também é útil no caso de ter algum problema técnico com o aparelho. Por isso, este método é bastante utilizado pelos usuários e um serviço cada vez mais facilitado pelos sistemas operacionais dos smartphones.

Tanto a Apple, no seu sistema iOS, quanto o Google, no Android, oferecem opções simples de backup manual ou automático dos dados.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

No Android, você pode armazenar na nuvem, Google Drive, todos os seus vídeos, fotos, contatos e senhas de rede, além de preferências de configuração, aplicativos e outros recursos.

Para ativar a proteção neste sistema operacional basta ir a seção Backup e Restauração em configurações.

Com os dispositivos Apple é o mesmo, você pode configurar o seu armazenamento no iCloud e recuperar seus arquivos sempre que precisar.

Para isso, você deve buscar por Armazenamento e Backup nas configurações gerais e ativar as opções que preferir. Além da possibilidade de realizar backup através dos sistemas operacionais, alguns fabricantes de celular já oferecem este serviço. Aplicativos de armazenamento em nuvem também podem ser uma boa opção.

Gosta de ler notícias e curiosidades sobre tecnologia? Acompanhe o nosso blog!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *