Portabilidade TIM: saiba como trazer seu número para a TIM

A TIM é, atualmente, a maior operadora do Brasil, quando falamos de cobertura 4G. Portanto, se você é daquelas pessoas que não gosta de ficar nenhum minuto desconectada, ela pode ser a sua melhor escolha. Além disso, a operadora oferece diversos planos a preços bastante acessíveis e atrativos que se adaptam às necessidades de cada usuário. Por isso, muitos estão fazendo a portabilidade TIM.

Você está pensando em migrar para TIM e não quer ter de trocar seu número de telefone? Só de pensar em ter que avisar todos os seus contatos sobre uma troca de número e você já imagina o transtorno, não é mesmo? 

Então, fique tranquilo, pois fazer a portabilidade TIM pode ser muito mais fácil do que você imagina. Com ela, você pode fazer a migração via SMS, ligação ou online. Quer saber como? Continue a leitura e descubra!

Leia mais: TIM Ultrafibra, internet residencial de até 2GB: conhece?

Ao trocar de operadora preciso trocar de número?

Essa é uma dúvida bastante comum e a sua resposta é bastante simples: não, você pode manter o seu número antigo sem nenhum problema.

O termo portabilidade para linhas telefônicas, na verdade, se refere à Resolução nº 460/2007 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo ela “o consumidor tem direito à portabilidade de seu número para outro plano de serviço ou outra prestadora”. Ou seja, manter o seu número ao trocar de operadora é um direito seu que está previsto na legislação.

E, se você vai mudar de Estado e deseja alterar seu DDD, saiba que a portabilidade também se encaixa na hora de manter o número antigo e trocar apenas o código de área.

Outra informação importante é que a portabilidade pode ser realizada quantas vezes você desejar, não havendo um número limite. Bacana, não é mesmo?

Você também pode até desistir da portabilidade caso se arrependa. De acordo com a lei, o cliente tem até dois dias úteis para desistir da troca de operadora.

Leia também: TIM Games: conheça o serviço de assinatura de games da TIM

Como posso fazer a portabilidade TIM?

Faz dez anos que a portabilidade de número foi regulamentada pela Anatel. Ma,s no início, era possível somente fazer a migração via ligação telefônica, ao falar com um atendente ou indo até uma loja física da operadora. Então, você pode imaginar que esse processo levava muitas horas e até mesmo dias para ser concluído.

Porém, a partir de 2016 já foi possível fazer a mudança por meio de SMS e, hoje, com a segurança digital dando saltos em qualidade, também é possível fazer a portabilidade via Internet.

Como funciona a portabilidade TIM?

Independentemente do motivo, seja insatisfação com o serviço ou com cobranças abusivas, se você está insatisfeito com o serviço da sua operadora, é possível levar seu número para a TIM por meio da portabilidade. Assim, você pode aproveitar as vantagens dos planos TIM sem precisar mudar de número.

Embora a Anatel permita que a nova operadora cobre pelo serviço, a portabilidade TIM, especificamente, não possui nenhum custo.

Já o processo de migração é bem simples, e você tem três diferentes opções para fazê-la, podendo escolher qual é a mais prática para você. Independentemente de qual forma você escolher, a troca é feita em até três dias úteis. Além disso, todo o processo pode ser acompanhado acessando o site da TIM.

Veja o passo a passo completo para fazer a portabilidade TIM de três formas diferentes:

Portabilidade TIM Online

Essa é, sem dúvidas, a forma mais prática de fazer a sua portabilidade TIM. Confira o passo a passo para fazer a solicitação no portal online da operadora:

  1. Entre no site da TIM;
  2. No canto inferior direito você irá encontrar um círculo azul com dois balões. Clique sobre ele para acessar o chat e, em seguida, selecione a opção “atendimento e informações”;
  3. Feito isso, para dar  início ao atendimento, o site irá solicitar algumas informações básicas como seu CPF, telefone e tipo de plano. Após inseri-las, basta clicar na opção “acessar o chat” para falar com o atendente virtual;
  4. Solicite a sua portabilidade.

A atendente virtual da TIM irá explicar todos os procedimentos necessários para a realização da portabilidade, facilitando ainda mais a sua vida.

Portabilidade TIM por SMS

  1. Insira o seu novo chip TIM no celular e, após ligá-lo, envie um SMS com a palavra MANTER para o número 4441;
  2. Dentro de alguns instantes você irá receber a mensagem solicitando o número que deseja manter. Então, basta inserir o DDD (código de área) sem nenhum 0 e o número de telefone. Lembre de digitar os números todos juntos, sem espaços. Por exemplo: 21998833221.;
  3. Para essa etapa, é necessário ter um aparelho com o chip da operadora antiga em funcionamento. Se o seu celular é um dual chip, é possível realizar o processo com os dois chips instalados ao mesmo tempo. Caso contrário, basta usar dois aparelhos ou, ainda, retirar o chip da TIM e inserir o antigo novamente. Nele, você irá receber uma nova mensagem informando o código para a realização da transferência de operadora;
  4. Por fim, novamente utilizando o chip da TIM, você deverá responder o SMS recebido anteriormente informando o código que recebeu.
  5. Pronto, a portabilidade TIM já foi solicitada!

Assim, se tudo ocorrer dentro do esperado, você irá receber em instantes uma mensagem de confirmação que informará a data e a hora que a portabilidade será concluída.

Portabilidade na loja fisíca

Caso você tenha um plano pós-pago ou controle, basta ir até uma loja da TIM levando seu documento de identidade, CPF, comprovante de residência e uma fatura da sua operadora atual.

Na loja será feita a ativação da linha e, a partir da data agendada, o número da operadora atual irá substituir o número TIM, mantendo o plano e os serviços contratados pelo cliente.

Já nos casos de planos pré-pago, basta somente ir até a loja e fazer a solicitação.

Para fazer a solicitação da portabilidade para pessoa jurídica, procure um representante TIM ou ligue para 08007410041 e marque uma visita.

Como posso acompanhar meu pedido de portabilidade TIM?

O andamento de todo o processo pode ser consultado na hora em que você desejar, por meio do site da TIM.

Para isso, basta clicar em “acompanhar o processo de portabilidade” e inserir as informações solicitadas na sua tela.

Como evitar multas ao fazer a portabilidade TIM

Quando a migração for completamente realizada, o plano com a outra operadora será cancelado automaticamente. Porém, atenção: procure ter a certeza de que as cobranças da operadora antiga deixarão de ser feitas, especialmente se você possui o débito automático das faturas agendado.

Infelizmente, nesses casos, é bastante comum a cobrança por serviços que não estão mais sendo prestados. Fique atento! 

Além disso, antes de realizar a portabilidade, é importante verificar se seu plano controle ou pós-pago na operadora antiga não está no período de fidelidade.

Geralmente, esse tempo costuma ser de doze meses a partir da assinatura do plano. Caso você decida fazer a migração, encerrando o contrato antes disso, a operadora atual pode cobrar uma multa parcial. Isso também significa que, quanto mais longe do fim da fidelidade, maior será a taxa cobrada.

Por isso, recomendamos a consulta do valor da multa junto à operadora de origem. Assim, você evitará surpresas no final no mês. 

Agora, se o seu plano for pré-pago, não é necessário se preocupar com nada disso, pois basta seguir o passo a passo acima que mais lhe agradar e pedir a sua portabilidade TIM.

Já na TIM, feita a portabilidade, o plano será aquele indicado no momento da compra do chip, mas ele pode ser facilmente alterado para outro plano pré ou pós-pago por meio dos canais de atendimento da TIM.

E aí, gostou de saber como funciona a portabilidade TIM? Esperamos que nossas informações sejam úteis para que você consiga realizar a sua migração da melhor forma possível. 

Leia maisTIM Music: conheça o streaming de música da TIM

Se você quer saber mais sobre smartphones e as últimas novidades em tecnologia, então não deixe de conferir nosso blog. Isso, pois lá você encontra tudo sobre as últimas tendências do mercado tecnológico, sobre smartphones, games, internet e muito mais.

One response to “Portabilidade TIM: saiba como trazer seu número para a TIM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat