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Polêmicas em redes sociais: saiba como evitá-las

polêmicas em redes sociais

Nós usamos as mídias sociais mais vezes no dia do que gostamos de admitir. Pensa só, se você está numa fila de banco, esperando o dentista, no táxi, ou em qualquer lugar só parado, com certeza você dá pelo menos uma olhadinha nelas, não é mesmo?! Tudo bem, não faz mal, nós estamos mesmo viciados. E, por conta disso, às vezes, postamos até demais sobre os acontecimentos do dia a dia. Por isso, vamos falar sobre como evitar polêmicas em redes sociais.

Acontece que é normal querer falar sobre um assunto que aconteceu com você, ou que você viu acontecer. Porém, nem tudo deve ser postado nas redes. Isso, pois, algumas vezes, o que pode ser uma exceção na vida de uma pessoa, pode ser o cotidiano de outra, e, assim, podemos pisar em calos alheios. Mas, calma! Vamos explicar tudo isso certinho. Confere aí!

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Dicas para evitar polêmicas em redes sociais

As redes sociais são um ótimo canal para socializar, conversar com pessoas queridas que moram longe, ver memes. Enfim, se distrair. Há até quem goste para ler portais de notícias ou colunistas, ver a coleção da loja de que gosta, entre tantas outras coisas possíveis.

Mas, elas também podem ser um perigo para todos nós. Pessoas físicas que se envolvem em assuntos polêmicos, podem até ser demitidas. E todo mundo já ouviu um caso de alguém que foi demitido após falar mal do chefe no Facebook e o ele ter tomado conhecimento, não é mesmo?

E, para empresas, estar em meio a polêmicas em redes sociais pode ser o fim da marca. Isso acontece, pois o alcance que as mídias têm hoje em dia é muito maior do que podemos imaginar.

O mundo inteiro tem acesso a tudo que é postado. Isso pode causar um grande desconforto, por pressão da sociedade. Sabendo desse alcance tão amplo, devemos, então, usar as redes sociais para construir uma boa imagem da nossa marca.

A popularização da internet modificou nossas relações com as pessoas, uma vez que todos podem ler o que publicamos ou compartilhamos. Nesse contexto, gerar uma opinião sobre nós, boa ou ruim, pode acontecer num piscar de olhos.

Por isso, é muito importante evitar entrar em polêmicas em redes sociais, além de tomar muito cuidado com a mensagem que você passa. Lembre-se: evitar assuntos polêmicos não é se abster de ser um cidadão consciente e humano. Devemos, sim, defender todos que sofrem algum tipo de preconceito.

Para que isso nunca aconteça com você, nem com sua empresa, conheça nossas dicas!

Não esqueça que todos podem ler

Essa é uma dica fundamental para evitar as polêmicas em redes sociais. Sempre, antes de publicar algo, lembre-se de que não são apenas seus amigos que vão ler a publicação. Praticamente, todas as pessoas podem ter acesso ao seu perfil, e, consequentemente, ver o que você diz por lá.

Imagine que você poste sobre seu chefe, ou sobre a empresa em que trabalha, com uma conotação negativa. Se algum de seus colegas vir isso, é bem possível que a mensagem chegue até ele, e corre o risco de você ser demitido. A regra básica aqui seria: se você não falaria ao vivo para a pessoa, não coloque nas redes sociais.

Outro exemplo é postar tudo sobre sua vida: tenha cuidado com esse comportamento. Há pessoas mal-intencionadas em todos lugares, que podem saber cada passo que você dá, pelo conteúdo que você publica. São os famosos stalkers.

Agora, se você é a pessoa responsável por gerenciar as redes sociais da empresa, deve sempre ter cuidado ao publicar algo da vida pessoal. Ainda mais, para aqueles que utilizam o celular pessoal para entrar na conta da marca, e, assim, acabam postando sobre a própria vida no perfil da empresa. Uma ótima dica para evitar isso é utilizar automação para mídias sociais.

Cuidado com excessos

Seja empresa ou pessoa física, postar demais pode causar uma má impressão da imagem que você está passando. Querer publicar sobre tudo o que acontece pode não ser uma boa ideia, pois, assim como na primeira dica, qualquer um pode ler o que você escreve.

Não precisa dar sua opinião sobre todos assuntos que circularam recentemente. Especialmente para as empresas, que terão um feed lotado de postagens, a maioria não será relevante para o consumidor.

Cuidado com a má interpretação

Publicar algo que pode ter duplo sentido não é uma boa ideia. De novo, seja para uma marca ou para uma pessoa física, evitar as polêmicas em redes sociais é, principalmente, evitar assuntos ambíguos. 

Por isso, antes de postar algo, sempre releia o que você está escrevendo. Se possível, explique melhor sua ideia ou utilize outras palavras. Caso você trabalhe numa empresa, como social media, peça para algum de seus colegas ler o que você pensa antes de publicar. Assim, você evita ser mal interpretado e causar alguma polêmica inadvertidamente.

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Assuntos polêmicos em redes sociais

Uma velha regra é a de evitar falar sobre religião, polícia e esportes. Claro que cada um tem sua opinião sobre isso. Mas, se você publicar xingando um outro time, uma outra crença, com certeza você gerará uma polêmica.

Essa dica é especialmente para empresas. Se esses assuntos não são do ramo do negócio, não devem ser citadas de forma alguma. É preciso ter cuidado para não ofender ninguém.

Há uma linha muito tênue entre dar sua opinião e ser ofensivo com alguma pessoa ou instituição. Claro que você pode ter suas convicções, mas não precisa publicar sobre elas, pois, com isso, você pode insultar alguém. O que nos leva à próxima dica.

Coloque-se no lugar do outro

Ter empatia com o próximo é algo fundamental. Antes de postar algo sobre alguém ou uma instituição, pense como o outro receberia essa informação. Não custa nada ser mais solidário com as outras pessoas.

Ser mais humano, com seu colega ou cliente, só trará bons resultados. Para as empresas, essa é uma reflexão de ouro: “o que meu cliente pensaria ao ver isso?”. Assim, você se coloca no lugar de consumir e tomador de decisões, e veria o que faz ele escolher sua marca. Com certeza, não é porque você tem uma opinião forte, que chega a ser rude, com certos assuntos.

Como evitar polêmicas em redes sociais

Você se lembra da Copa do Mundo de 2018, que aconteceu na Rússia, em que alguns brasileiros fizeram vídeos de mal gosto com estrangeiros? Esse comportamento mancha a imagem do nosso país lá fora. Leve esse exemplo para tudo o que você for publicar nas redes sociais, seja pessoa física ou empresa. E, como já falamos aqui no texto, a internet tem um alcance muito maior do que imaginamos.

Não serão apenas seus amigos – que possivelmente têm a mesma opinião sobre os assuntos que você, pois ‘diga-me com quem andas e eu te direi quem és’ – que lerão as suas publicações. Qualquer um terá acesso a elas, e, se houver algo de ofensivo, você poderá, inclusive, ser preso por preconceito, injúria, calúnia ou difamação.

E, mesmo que você não publique algo ofensivo por propósito, tome cuidado com as palavras de duplo sentido. Na rede, você acaba se tornando responsável por aquilo que escreveu, mesmo quando não havia intenção de ofender alguém. E essa responsabilidade é, aparentemente, relevada por alguns usuários.

Se você é uma pessoa pública, suas redes sociais são mais acessadas do que as de um cidadão “comum”. Por isso, o que você escrever ali ficará atrelado à sua imagem para sempre. E, sabemos, esses deslizes podem causar a perda de alguns contratos.

Para as empresas, esses riscos também são grandes. Pense que tudo o que a marca publica, será considerado como o posicionamento dela para determinado assunto. Relembre a história do Facebook, por exemplo, e quantas polêmicas a empresa está enfrentando. Leia nosso artigo aqui

Conclusão

Tenha, sempre, bom senso e empatia com o próximo. E, lembre-se, acima de tudo, de respeitar o próximo. Levando nossas dicas em consideração, você conseguirá se sair bem tanto na vida privada quanto na profissional.

Se você gostou do nosso conteúdo, continue acompanhando o blog Compara Plano. Temos diversos artigos publicados diariamente.

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