Por que os podcasts fazem tanto sucesso entre os jovens?

Faça um teste. Pergunte a um jovem o que é rádio e o que é podcast. É bem possível que você vá ouvir a segunda resposta primeiro. Em outras palavras, o fenômeno dos podcasts está mais em alta do que nunca e mudando a forma como se comunica com esse público. Por meio de programas curtos em áudio hospedados em populares plataformas de streaming, esse tipo de mídia é a febre do momento.

Diferente do rádio tradicional, os podcasts entram no ritmo da nova geração, que agora tem poder de escolha. Ou seja, com essa tecnologia é possível optar qual programa e em qual horário e local assistir. Enquanto a TV aberta ou por assinatura concorre com plataformas como a Netflix, o rádio disputa espaço com os podcasts, em apps com Spotify e Deezer, da qual operadoras como a TIM têm até parcerias.

Até a poderosa Rede Globo curvou-se recentemente ao alcance dos podcasts. A emissora lançou vários programas nesse formato. O fato é que há podcasts de tudo e para todos os gostos: para estudar, para investir, para fazer exercícios físicos, para cozinhar, sobre games, sobre livros, etc

Em suma, há podcasts para todas as tribos. E a facilidade no acesso e a liberdade de escolha são os principais motivos do sucesso dessa mídia entre os jovens e também públicos mais experientes. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre essa tendência.

Ah, temos que lembrar também que ter uma internet de qualidade é fundamental para acessar seus podcats. Para isso, a Claro e a TIM podem ajudar com planos de qualidade. Confira!

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

O que são os podcasts?

Já demos a dica no início do post. Um podcast nada mais é do que uma plataforma de transmissão de conteúdo em áudio sob demanda pela internet. Ou seja, o público escolhe o quê, quando e onde ouvir, tudo pela internet. A maneira mais comum de ter acesso aos podcats são em plataformas de streaming como Spotify, Deezer, Anchor, entre outras. Em outras palavras, é como se fosse o Netflix ou a Amazon Prime, só que em áudio.

O prefixo pod, em podcast, vem da expressão “personal on demand”. Em português, significa conteúdo sob demanda. Com os podcasts, o público pode acompanhar os programas quando quiser, o que confere mais controle da programação. E, muitas vezes, sem comerciais.

Um dos diferenciais do podcast que atraem tantos jovens é a facilidade de produção de programas. Ou seja, qualquer pessoa pode ter um podcast para chamar de seu e começar a atrair ouvintes e seguidores. O tema a ser abordado é livre, distribuídos em episódios, como se fosse uma novela ou série.

Outra vantagem dos podcasts e de a maioria ser totalmente gratuitos e distribuídos na web para interessados no mundo todo. Além disso, por ser um conteúdo em áudio, você pode dividir a atenção com outra tarefa, diferente das telas.

Algumas plataformas para pesquisar e ouvir podcasts direto do seu smartphone:

  • Spotify
  • Apple Podcasts
  • Google Podcasts
  • Player FM
  • Castbox
  • Anchor

Leia também: 7 podcasts sobre tecnologia para quem curte o tema

A razão do sucesso dos podcasts entre os jovens

Para você ter uma ideia, no Brasil, a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) garante que milhares de pessoas escutam todos os dias conteúdo nessa mídia. Já nos Estados Unidos, por exemplo, a estimativa é que esse mercado já movimente algo em torno de U$ 200 milhões de dólares por ano.

Entre jovens, já há uma espécie de “universo podcaster”, Tanto que os primeiros podcasts criados no Brasil eram em geral de música, humorísticos ou de cultura “nerd”. Outra grande característica desse tipo de mídia é que a segmentação de público é levada ao extremo. Quem produz um podcast quer atrair usuários dentro da sua “bolha”, que tornam-se fiéis.

O podcast está sempre muito acessível. Basta um toque na tela em um smartphone. São várias as pesquisas que apontam os podcasts como a mídia de conteúdo favorita entre jovens do Ensino Fundamental e Médio, por exemplo.

Na verdade, educadores de todo o mundo estão reconhecendo o potencial dos podcasts até para a educação dos jovens. Pois é uma mídia que estimula a criatividade, é de fácil produção e tem baixo custo. Além disso, é uma forma de utilizar a tecnologia em torno do jovem à favor da educação, como atividade cultural e intelectual. É uma forma, por exemplo, de explorar habilidades de comunicação.

Tanto que professores de várias disciplinas básicas como Matemática, Física e Química já se renderam aos podcats, produzindo seus próprios programas a quem se interessar.

Oportunidade para novos negócios

Para muitos profissionais, os podcasts já viraram uma importante fonte de renda. As previsões da consultoria Deloitte para esse ano dão conta que essa mídia vai movimentar mais de US$ 1 bilhão no mundo todo. São mais de 700 mil séries de podcasts catalogados pela consultoria. O crescimento anual dos podcasts é de 30%, enquanto o da mídia e entretenimento é de 4%.

Por essa razão, além de criar oportunidades para pessoas “comuns” produzirem conteúdo e ganhar dinheiro, o mercado publicitário também está bastante atento para aproximar os podcasts das marcas mais famosas.

Uma pesquisa do Ibope no Brasil, realizada em maio de 2019, verificou que 40% dos brasileiros das classes A, B e C já ouviram podcasts. Já o streaming Deezer identificou que 25% dos usuários desse tipo de mídia no Brasil o fazem por mais de uma hora por dia. Incrível, não?

Segundo o mesmo levantamento da Deezer, quase metade dos consumidores de podcasts têm a idade entre 24 e 35 anos. Isso aponta que não apenas jovens em idade escolar, por exemplo, são exclusivamente o público mais adepto aos podcasts.

Leia também: Como fazer um podcast profissional? Confira o passo a passo!

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Garanta uma internet de qualidade para ouvir

Se você é um usuário assíduo dos podcasts, é importante contar com um plano de internet móvel que atenda a sua demanda de entretenimento. A TIM e a Claro, por exemplo, ofertam excelentes opções, inclusive, com parcerias entre as principais plataformas de streaming de áudio do mundo.

Vale a pena conferir e garantir que seus programas vão rodar sem problemas com pacote de dados!

Podcasts: qual o seu preferido?

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre os podcasts, que tal conferir os melhores sites para baixar música de graça?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat