Pular para o conteúdo

Pocophone F1: veja quais são os prós e contras do celular da Xiaomi

Pocophone F1

Um dos aparelhos da Xiaomi que mais se destacou em 2019 foi o Pocophone F1. O celular tem um processador potente, vem com alta memória RAM e uma bateria que promete deixar o usuário longe da tomada por até 48 horas.

Lançado no Brasil em março de 2019, o Pocophone F1 foi projetado pela Pocophone, uma empresa subsidiária da fabricante chinesa Xiaomi. A Pocophone foi criada especialmente para atuar na fabricação de aparelhos de telefonia celular dotados de elevada tecnologia, porém com custos de revenda no mercado relativamente baixos. Inclusive, o Pocophone F1 foi o primeiro produto a ser lançado pela Pocophone.

O celular é considerado um dos smartphones do sistema operacional Android mais avançados e completos que existe no mercado. Como a aceitação foi tanta, há especulações de que, em 2020, seja lançado um modelo posterior ao Pocophone F1.

Enquanto a nova versão não chega, vamos destacar os diferenciais desse dispositivo móvel que oferece muito a um preço considerado, por muitos, bem justo!

Leia mais: Os melhores smartwatches de 2019

Características do Pocophone F1

Um das características do Pocophone F1 é o LiquidCool, um sistema de refrigeração especial, líquida, criado para melhorar o desempenho de seus processadores.

Além disso, ele oferece uma função exclusiva de reconhecimento facial infravermelho, capaz de desbloquear o aparelho até mesmo em ambientes escuros. Também suporta 2 chips no mesmo aparelho.

Confira outras características pertinentes ao smartphone.

Tela

A tela do Pocophone F1 é de 6,18″, contendo a tecnologia IPS bem como a proteção Gorilla Glass 3, o que lhe garante mais resistência do vidro contra quedas e possíveis arranhões.

Além do tamanho significativo da tela, a resolução das imagens é em Full HD+ (2246×1080 pixels), sendo o formato no tamanho 18,7:9, com o recorte na parte superior do painel. 

Processador

O desempenho desse smartphone é considerado muito alto. Tudo devido ao processador Snapdragon 845, da Qualcomm, o qual possui oito núcleos e velocidade de até 2,8GHz.

Memória

Já a memória RAM do Pocophone F1 é de até 8GB.  E a memória interna pode chegar a, no máximo, 256GB.

Inclusive, existem três combinações de memória de armazenamento + memória RAM, ou seja, 256GB + 8GB, 128GB + 6GB ou 64GB + 6GB.

Câmeras

O gadget vem com uma câmera frontal e mais duas traseiras. A câmera frontal do Pocophone F1 é de 20MP, garantindo as melhores selfies.

Enquanto que a câmera traseira é dupla, sendo de 12MP e 5MP, com aberturas de f/1.9 e f/2, respectivamente. O interessante é que a câmera secundária traseira possui a função de autofoco mesmo em ambientes com luminosidade baixa. Isso permite explorar a profundidade dos ambientes, valorizando as capturas. 

Ainda, é possível realizar gravações de vídeo em 4K, superando a expectativa de fotos de alta qualidade. Afinal, o conjunto possibilita gravar vídeos em uma resolução de 4K, com 30 quadros por segundo (qps).

Leia mais: Xiaomi Mi Note 10 promete a melhor câmera do mundo

Bateria

A bateria de 4.000mAh foi projetada para oferecer a maior duração possível, sem deixar de aproveitar o máximo de autonomia e eficácia do aparelho. Para facilitar ainda mais, o Pocophone F1 vem com um sistema de recarga rápida. 

Conforme divulgado pela Xiaomi, a bateria fornecida é suficiente para aguentar até 30 horas de chamadas ou, então, 146 horas de reprodução de áudio com uma única carga.

Além disso, o Pocophone F1 é considerado um dos celulares mais resistentes da Xiaomi, principalmente depois de ter sido testado pelo canal Jerry Rig Everything, famoso por usar estiletes para riscar a tela, dobrar o aparelho com as mãos, entre outros testes desafiadores.

Após várias tentativas, mesmo com a parte traseira e a lateral lascadas, ele ainda continuou funcionando, inclusive sob o calor do fogo que tocou a tela, acendido por um esqueiro.

Aspectos a desejar do Pocophone F1

Há quem critique o Pocophone F1 por ser praticamente todo revestido por plástico, sendo somente a divisão central do notch metalizada, a qual possui uma chapa de metal que protege o alto-falante principal do aparelho.

No entanto, a proposta da Xiaomi é justamente oferecer mais capacidade técnica do que estética, sendo que o fato de o celular ser de plástico pode até oferecer uma maior resistência, se comparado a outros tipos de material disponíveis no mercado.

Falando em proteção, todas as câmeras do dispositivo são protegidas por uma película de vidro, o que garante uma proteção bem maior em caso de arranhões.

No entanto, o aparelho não é à prova d´ água. Também não tem aquele design sofisticado, com acabamento em vidro, tela curva e sem bordas, assim como não é capaz de realizar nenhuma gravação em super câmera lenta.

Outro aspecto é a falta de NFC, utilizado para a realização de pagamentos por aproximação em lojas físicas, em serviços como o Google Pay, por exemplo.

E, diferente de outros celulares premium, o Pocophone F1 não possui o display AMOLED, famoso por oferecer cores vivas e um melhor contraste na imagem.

Ficha técnica do Pocophone F1

Através das especificações técnicas abaixo é possível obter um resumão com as principais características do celular Pocophone F1.

Veja a ficha técnica:

  • Cores: Graphite Black (grafite), Steel Blue (azul aço), Rosso Red (vermelho) e Armored Edition (carbono). A última citada, apresenta um revestimento em fibra sintética, sendo, assim, mais resistente e leve.
  • Tamanho da tela: 6,18 polegadas;
  • Resolução da tela: Full HD + (2246 × 1080 pixels);
  • Câmera principal: dupla de 12MP e 5MP;
  • Câmera frontal (selfie): 20MP;
  • Sistema: Android 8 (Oreo);
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 845;
  • Memória RAM: 6 GB ou 8 GB;
  • Armazenamento (memória interna): 64 GB, 128 GB ou 256 GB;
  • Cartão microSD: compatível até 256 GB;
  • Capacidade da bateria: 4.000 mAh de capacidade;
  • Dual SIM: sim;
  • Telefonia: LTE;
  • Peso: 182 gramas sendo 8,8 mm de espessura.

Conclusão

Para conhecimento, no Brasil, os celulares da Xaiomi são importados pela DL Eletrônicos. A empresa brasileira oferece garantia de um ano em todo o território nacional.

Os smartphones também estão disponíveis na rede de lojas físicas do varejista Ricardo Eletro, apesar de os modelos não aparecerem em pesquisas no e-commerce da revendedora. E também podem ser obtidos pelo e-commerce de outros marketplaces.

Atualmente, o preço sugerido para o Pocophone F1 com 128GB de memória interna e 6GB de memória RAM é de R$2.500. Mas, nada como uma boa pesquisa para encontrar a melhor opção, e, se possível, adquiri-lo fora do Brasil, pois isso poderá fazer um grande diferença no bolso do brasileiro.

Leia mais: TIM: a maior cobertura nacional tem planos atraentes

Gostou desse artigo? Quer conferir outros posts sobre celulares? Então, confira outros artigos no blog Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *