Planos de internet fixa: como escolher o melhor

Ter um plano de internet fixa que atenda às suas exigências é o desejo de todo cliente. Para entender como funciona a assinatura de planos de internet fixa, vamos apresentar algumas dicas de como analisar as ofertas das operadoras de internet fixa no Brasil. Para tanto, listamos 4 dicas abaixo para você escolher a internet perfeita para sua casa ou empresa.

Antes de conhecer nossas dicas, saiba que em nosso blog Compara Plano você encontra algumas avaliações das principais operadoras de telecomunicação no país. Além de internet banda larga, você também pode encontrar artigos explicando as ofertas de internet com as operadoras de celulares.

Abaixo, confira quatro dicas para melhorar sua escolha de internet fixa.

Entenda suas necessidades

O primeiro passo para encontrar a melhor internet fixa é entender suas necessidades. Existem muitos planos de internet ofertados pelas prestadoras de serviço de telecomunicações no país.  Porém, só adianta eles serem assinados se estiverem de acordo com aquilo de que você precisa para otimizar sua experiência. 

Se a internet é para sua residência, você deve buscar, além de valores mais em conta, a internet que funcione melhor em sua localidade. Para tanto, é possível fazer uma pesquisa de campo da internet que funciona na sua cidade e região. No site de cada prestadora de serviço, você pode realizar essa pesquisa de maneira personalizada.

Outra questão importante é verificar a disponibilidade de acesso do serviço. Não vale a pena comprar um serviço que esteja sempre indisponível, com muitas quedas de conexão e, principalmente, no qual a conexão seja lenta para downloads de arquivos.

Você pode analisar esses problemas com uma busca da operadora através do Google pesquisa, avaliando a popularidade do serviço em canais como Reclame Aqui

Leia maisO que é e como funciona o TIM Live Ultrafibra

Como definir o plano ideal

 

Para definir o plano ideal, analise que tipo de conexão você espera receber, qual o valor deseja pagar pelo serviço e como você pretende consumir sua internet. Existem planos e pacotes de internet que são realizados em conjunto com a assinatura de TV e de telefone fixo. Então, vale a pena avaliar se esses combos compensam para sua casa.

Antes de iniciar uma assinatura, é primordial que você adquira um produto que atenda às suas necessidades e atividades diárias. Em caso de plano empresarial, você deve verificar se o serviço oferece outras vantagens de conexão que garantam estabilidade para toda a equipe da empresa. Confira aqui alguns planos para empresas.

Caso seu consumo seja mais individual, por smartphone, é bom saber quais as melhores operadoras de telefonia. Por exemplo, em 2017 e 2018, a Claro foi escolhida pela Anatel como a melhor operadora de telefonia do país. Em 2019, o resultado permaneceui.

 

Conexão e velocidade são diferenciais

Antes de mais nada, é importante avaliar qual tipo de internet você espera para sua casa ou empresa. Dependendo de qual internet você escolher, terá maiores área de cobertura e qualidade de sinal.  Por isso, escolha uma internet que disponha de maior velocidade de conexão, tanto de download quanto de upload. 

Ou seja, os planos de internet fixa mais badalados do momento são aqueles em que se transferem arquivos de um computador a outro mais rapidamente. Sobretudo na era das ultravelocidades. Além do mais, porque um plano que ofereça velocidades elevadas permite ao usuário baixar arquivos da internet como programas, filmes, fotos ou vídeos diversos em tempo menor. 

Caso você não avalie isso antes de escolher o plano certo, pode ter prejuízos no seu dia a dia com uma conexão comprometida.

Além disso, outra opção é escolher uma conexão que seja de fibra ótica, que tem maior abrangência e menor interferência de sinal, como acontece nos serviços de internet por cabo, rádio ou satélite. Para entender melhor como funciona cada uma, continue a leitura!

Leia maisVivo Fibra: qual a diferença para a internet convencional?

Verifique a estrutura disponível na sua região: cabo ou fibra

 

A fim de entender como funcionam os tipos de internet: fibra ótica ou a cabo? Você sabe qual a diferença entre elas e qual é a melhor para suas necessidades? Embora existam outros tipos de conexões, essas são as mais utilizadas pelas empresas de telecomunicações. 

Por isso, vamos esclarecer como funciona cada uma delas e explicar seus prós e contras, para você estar bem informado na hora em que fizer uma assinatura. 

Internet por fibra ótica

A internet de fibra ótica foi uma invenção criada por Narinder Singh Kapany, um físico indiano. Atualmente, ela permite que os sistemas de transmissão de dados sejam velozes e com uma cobertura maior de banda larga.

Por isso, ela é uma boa opção para empresas e para os usuários que necessitam de uma internet veloz e sem interferências contínuas ou lags.

Em outras palavras, quer dizer que é o melhor investimento para clientes que querem ter a otimização da conectividade e, principalmente, dos downloads e envios de dados.

Em seu material de composição, a internet de fibra ótica é constituída de filamentos de vidro ou polímeros. Possui uma tecnologia que transforma energia luminosa em energia elétrica, bem como em sonora. Além disso, se trata de uma prestação de serviços de fácil instalação no local do destinatário.

Por isso, em comparação à internet a cabo, a fibra ótica tem uma vantagem bem grande, que é a não perda de qualidade de sinal, com frequência. 

Por fim, esse modelo de internet tem substituído a conexão via cabo de cobre, que é a internet a cabo UTP. Essa internet UTP perde bastante sinal por não conseguir abranger coberturas tão amplas. Além disso, ela costuma sofrer com a deterioração precoce de seu material ao longo do tempo, o que vitima o cliente da prestação de serviço.

Internet via cabo

Apesar de ter surgido no início da década de 90, a internet a cabo ainda é bastante utilizada pelos usuários, e seu material de composição é o cobre.

O cabo coaxial (ou cabo trançado de cobre) é utilizado para transmitir os dados da operadora, desde a conexão fora da residência ou empresa do cliente, até chegar ao local final. Para poder se conectar, o usuário precisa de um modem com conexão de velocidade entre entre 70 kbps e 150 Mbps. Esses valores ficam bem abaixo da rede por fibra ótica, a qual atualmente alcança até 2GB nos planos mais modernos da TIM

Em vista do preço, algumas operadoras oferecem o serviço de TV por assinatura a cabo em conjunto com a internet a cabo, os famosos combo. Para isso, basta que o cliente utilize um cabo para transmitir todos os serviços adquiridos por sua assinatura. 

Analise planos e preços de acordo com sua necessidade

Nada mais importante do que pagar um preço justo pelo serviço. Ao escolher um dos planos de internet fixa disponíveis, verifique sempre os valores das ofertas dos pacotes. Se eles estão adequados ao que você deseja investir ou se entregam de fato o serviço ofertado na sua localidade.

Veja, também, se os planos não possuem cobrança por período de adesão ou multa em razão de cancelamento. Nós explicamos em um artigo sobre os direitos dos consumidores como cancelar o serviço com problemas. Você sabia que pode não pagar multa por ele? Saiba quando isso é um direito do cliente, no Compara Plano.

Compare promoções das operadoras nos planos internet fixa

Por fim, faça um comparativo dos melhores planos de internet fixa oferecidos pelas empresas de telecomunicações no país. Se eles ofertam pacotes combos com TV por assinatura, telefone fixo e internet e se eles não são mais vantajosos para o que você pretende contratar.

Além disso, esteja atento aos períodos com descontos promocionais. Ao entrar em um site de ofertas das empresas mais famosas do segmento, é bastante comum haver um preço bem atrativo aparecendo em letras garrafais. Porém, ao ler as letrinhas miúdas, é possível que você descubra que esse valor só vale para dois meses, ou seis. Por isso, é importante ler com atenção a descrição da oferta que te interessa e entender se ela é realmente tão atraente.

Gostou do nosso artigo sobre planos de internet fixa? Em nosso blog você encontra sugestões sobre essas operadoras e sobre empresas de internet. 

One response to “Planos de internet fixa: como escolher o melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat