Pular para o conteúdo

Aprenda como fazer uma planilha no celular com o Excel

Todos sabemos que o celular faz parte do dia a dia de muita gente, inclusive nas demandas de trabalho. Por isso, vamos te mostrar o passo a passo para fazer uma planilha no celular com o Excel. Afinal, isso pode trazer muitas facilidades, sem precisar recorrer sempre a um computador, por exemplo.

Editor de planilhas do pacote Office, da Microsoft, o Excel serve para controlar e organizar as informações, sendo um excelente aliado no cumprimento das rotinas, no melhor aproveitamento do tempo e no controle do financeiro.

Embora seja um pouco limitado em relação aos softwares de desktop ou notebook, é possível realizar diversas atividades no aplicativo, pois é super intuitivo. Então vamos aprender como fazer uma planilha no celular com Excel?

Acompanhe a seguir!

Leia também: Como trabalhar pelo celular? 8 ótimas alternativas

Passo a passo para criar uma planilha no celular com o Excel

Criar uma planilha no celular parece ser uma tarefa difícil quando imaginamos uma tela tão pequena, mas é possível com o app Office Mobile.

[maxbutton id=”1″]

Disponível para smartphones Android e iPhone (iOS), o aplicativo gratuito permite, além de criar um novo documento, também escanear planilhas impressas, criar arquivos em branco ou editar modelos prontos.

O conteúdo é salvo automaticamente no OneDrive, mas pode ser exportado para envio por e-mail ou WhatsApp, por exemplo.

Confira como fazer:

  1. Baixe o aplicativo Office Mobile. Ao abri-lo pela primeira vez, toque em “Vamos começar”, depois pressione “Conectar sua conta” e faça o login;
  2. Ao clicar sobre o botão “+” e selecionar “Documento”, você pode escolher criar um novo arquivo do Word, do Excel ou do PowerPoint. Porém, nesse caso, vamos clicar em Excel;
  3. Selecione “Pasta de trabalho em branco” para criar um arquivo em branco e pressione duas vezes sobre uma célula para editá-la. Após terminar, você deve tocar na marca de seleção verde.

Você também pode procurar por alguns modelos prontos que fazem mais sentido com o seu trabalho ou necessidade do momento, assim você economiza seu tempo ao invés de criar uma planilha do zero.

Leia também: Qual o melhor celular da Samsung?

Mais funções do app do Excel e como usar

  • Menu do Excel: pressione o ícone da letra A com um lápis para ter acesso ao menu, assim como no computador ou notebook;
  • Fórmulas: você pode aplicar fórmulas tocando sobre o botão “ƒ𝑥”. Após selecionar a fórmula desejada, pressione o botão verde indicado;
  • Página Inicial: no canto esquerdo embaixo, você tem acesso à “Página Inicial”, onde é possível formatar o texto, alterar a cor de preenchimento, mudar o alinhamento, aplicar bordas, mesclar células e mais;

[maxbutton id=”7″]

  • Inserir: também na parte debaixo do canto esquerdo, o inserir te permite adicionar tabelas, fotos, escanear planilhas impressas, inserir formas, ícones, caixas de texto, gráficos, comentários, etc;
  • Desenho: no menu “Desenho” é possível ativar a seleção de células e objetos e inserir escritas à mão livre;
  • Dados: aqui é possível classificar os itens da planilha no celular em ordem crescente ou decrescente, usar filtros e mais;
  • Corrigir: acesse o menu “Corrigir” para adicionar comentários ou também exibir os já existentes na planilha no celular;
  • Exibir: aqui é possível alterar as configurações de exibição do Excel, como barras, linhas, títulos, ajustar o zoom e mais.

Leia também: iPhone 13 vs iPhone 12: quais as principais diferenças?

Como salvar a minha planilha no celular com o Excel?

Como dissemos, as alterações são salvas em tempo real no OneDrive. Contudo, para mudar a pasta ou adicionar a planilha a um diretório compartilhado com outras pessoas, pressione o botão de compartilhamento, no canto superior direito da tela.

Escolha a pasta em “Local” ou toque em “Enviar uma Cópia” para abrir o menu de compartilhamento do sistema e enviar o arquivo por e-mail ou WhatsApp.

Quais as diferenças do app para o Excel no computador?

Os recursos são similares à versão para desktop, porém o Excel para celular possui algumas limitações nessa versão.

O objetivo não é realizar tudo o que sua versão original tem capacidade de fazer, mas sim realizar funções a qualquer momento, em situações que você esteja sem computador. Você consegue revisar arquivos em qualquer dispositivo, além de editar os dados e atualizar listas de tarefas de qualquer lugar.

As pastas de trabalho são simplificadas e modeladas para se ajustarem ao app. Assim, quando você for criar novas planilhas, automaticamente já são indicados alguns modelos específicos compatíveis com o seu smartphone.

As opções de formatação e os recursos avançados facilitam a leitura, além do mais, o uso das pastas de trabalho é modificado para melhor se ajustar ao tamanho da tela do seu dispositivo.

Simplificando: o ideal é que você faça uma previamente e depois utilize sua planilha do Excel no celular para modificações urgentes.

Aprenda mais sobre Excel e como fazer uma planilha no celular!

Você está cansado de conhecer apenas ferramentas simples no Excel e de também perder oportunidades incríveis de carreira por não dominar as planilhas?

Pois então saiba que o aplicativo criado pela Microsoft está presente em diversas áreas, além da financeira, podendo te ajudar na organização de informações e rotinas da sua empresa, por exemplo.

Nesse curso online você aprende tudo sobre o Excel e como ele pode facilitar a sua vida. Assim, você estará preparado para resolver problemas complexos de forma ágil, trabalhando com planilhas automatizadas, dinâmicas, interativas e com um visual incrível!

[maxbutton id=”2″]

Viu como é fácil fazer uma planilha no celular com o Excel? Se gostou dessa dica, compartilhe com os seus amigos essas informações e acesse outros conteúdos no blog do Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *