Pular para o conteúdo

4 passos para personalizar toque do celular

  • por

Um dos atrativos dos smartphones é que eles são altamente personalizáveis: mesmo os modelos mais simples permitem que você troque fontes, imagens e sons para deixar o aparelho exatamente do seu jeito. Acontece que muita gente desconhece o passo a passo para implementar esses recursos de personalização. Por isso, trazemos aqui os 4 passos para personalizar o toque do seu celular Android ou iOS (iPhone).

Além disso, apresentamos algumas dicas preciosas para personalizar os toques no WhatsApp nesses dois sistemas operacionais. Mas, antes de mergulharmos no passo a passo, vamos entender para que servem esses tipos de personalização.

Leia mais: Saiba como ativar a navegação por gestos no seu celular

Por que personalizar o toque do celular?

Em primeiro lugar, nem sempre os toques que vêm com o celular agradam. Mas, personalizar o som das chamadas não serve só pra deixar seu aparelho tocando o refrão daquela música de que você gosta toda vez que alguém liga.

Ao atribuir toques diferentes para os seus principais contatos, você pode saber quem está ligando sem nem mesmo ter que olhar para a tela do aparelho.

Então, confira abaixo como personalizar o toque do celular!

Como personalizar toque de celular Android

Celulares com Android contam com inúmeros apps que customizam e criam toques para serem usados em chamadas e mensagens. Uma das opções mais completas e mais fáceis de usar é o Zedge.

Além de ringtones, o Zedge oferece papéis de parede estáticos e dinâmicos, pacotes de imagens criadas por artistas e até protetores de tela. Saiba como usá-lo:

  1. Baixe e instale o Zedge gratuitamente no Google Play. Abra o aplicativo e faça o login usando sua conta do Google.
  2. Clique no menu que fica no canto superior esquerdo da tela, que tem três traços empilhados, e selecione “Toques de celular”.
    Na tela seguinte, use a guia “Home” para ver os toques mais baixados, a seção “Categoria” para navegar por gêneros musicais ou a lupa na parte de cima da tela para buscar um toque.
  3. Aperte o ícone de ‘play’ para ouvir uma prévia da canção. Se você gostar dela e quiser defini-la como toque padrão do seu celular, basta selecionar “Definir” para que o Zedge faça a configuração automática pra você.
  4. Para voltar ao padrão anterior, vá em “Configurações do Sistema” e selecione “Sons”. Nessa tela, clique em “Toque” e, depois, selecione “Chamadas”.
    Então, role a lista e selecione o toque desejado.

Como personalizar toque de celular iPhone

No sistema operacional iOS, você pode personalizar o toque das chamadas, o som das mensagens, o som de alerta de um novo email e outros tipos de notificações sonoras. Há vários sons já disponíveis no iPhone, no iPad e no iPod touch, mas você também pode usar a sua música favorita.

Porém, antes de pensar na música, vamos ver como mudar o toque do iPhone:

  1. No iOS, acesse “Ajustes” > “Sons e Tato”.
  2. Na seção “Padrões de sons e vibrações”, toque no alerta que você quer alterar. Você pode escolher entre as opções “Toque”, “Som de Mensagem”, som de “Novo E-mail”, “Alertas do Calendário”, etc.
  3. Toque no nome de um toque ou de um som de alerta para reproduzi-lo.
  4. Se gostar, defina-o como o novo som.

Entretanto, você vai notar que não aparecem músicas entre as opções disponíveis.

Para acrescentá-las, você pode usar o iTunes. Isso vai funcionar se você tiver um toque ou som personalizado no iTunes (seja no Mac ou no PC com Windows) e movê-lo para o dispositivo iOS, manualmente, usando o iTunes.

Como personalizar toque de celular iPhone com música

Para colocar uma música como toque no iPhone, siga os passos abaixo:

  1. Conecte o seu iPhone ao seu computador com iTunes.
  2. No iTunes, encontre o toque ou a música que deseja usar no iPhone. Observe que, se o toque ou o som tiver aparecido anteriormente na biblioteca do iTunes, você poderá encontrá-lo na pasta “Toques” da pasta iTunes Media. Se você criou um toque no GarageBand e compartilhou no iTunes, está em “Importar”.
  3. Selecione a música que você deseja adicionar ao dispositivo e copie-a.
  4. Volte para o iTunes e acesse a aba “Biblioteca”, em “Música”.
  5. Na barra lateral esquerda, clique no iPhone e, depois, clique em “Toques”.
  6. Cole esse arquivo de música lá, usando o mouse ou o teclado.
  7. A sua música deve, agora, aparecer em “Toques” dentro do iPhone e você poderá usá-la.

Você também pode arrastar e soltar o arquivo sobre o nome do iPhone no iTunes. Note que, para apagar um toque que não quer usar, basta fazer o processo contrário.

Outras opções para personalizar toque no iPhone

A Apple recomenda o aplicativo Garageband como a melhor opção para que o usuário possa criar toques personalizados para o iPhone. Acontece que, com ele, você irá criar um toque do zero, usando teclados, baterias e saxofone virtuais. Nada prático, caso você não seja uma pessoa do universo da música.

O melhor app para você encontrar um toque customizado é o Ringtone Maker. Ele funciona como uma biblioteca de toques, e com ele você pode baixar inúmeras músicas e instalá-las no iPhone para serem usadas como toque do celular para ligações. O Ringtone Maker também está disponível para Android.

  1. Baixe e instale o Ringtone Maker gratuitamente na App Store. Depois, abra o aplicativo e clique na opção ao centro “Continuar com anúncios”. Isso irá liberar a versão gratuita do aplicativo.
  2. Clique em “Catálogo de toques” e busque pela música que você deseja definir como toque. Selecione a música e, ao abrir o menu com opções, escolha “Instalar Toque”.
  3. Para definir o toque como padrão do iPhone, abra o menu de “Ajustes”, selecione “Sons e tato” e, depois, vá até a opção “Toque”. Role a lista até encontrar o toque que você instalou.

Personalizar toque no WhatsApp

Embora pouca gente saiba, também é possível mudar o toque do WhatsApp e escolher os sons que são tocados quando você recebe uma mensagem. Além disso, você também pode personalizar o toque de acordo com os seus contatos. Assim, pode saber de quem é a mensagem sem ter que checar a tela ou abrir o aplicativo.

Tanto os novos toques quanto as notificações personalizadas no WhatsApp são fáceis de configurar. No entanto, vale ressaltar que, para celulares iPhone, embora seja possível personalizar os sons de acordo com cada contato, somente os áudios dentro do aplicativo estão disponíveis para uso.

Leia também: Conheça planos de celular com WhatsApp ilimitado

WhatsApp no Android

Caso você utilize um smartphone Android e queira mudar o toque do WhatsApp, é possível baixar qualquer som e utilizá-lo no aplicativo de mensagens. Ou seja, você pode colocar qualquer música como toque ao receber chamadas de áudio ou vídeo.

  1. Primeiro, abra o WhatsApp no seu dispositivo.
  2. Depois, pressione o ícone “menu”, localizado no canto superior direito da tela e, em seguida, “configurações”.
  3. Escolha a opção “som de notificação”. O aplicativo irá lhe mostrar os sons que estão ativados. Você poderá escolher tanto “armazenamento de mídia” ou “selecione toque”. A primeira opção abrirá a biblioteca multimídia do seu smartphone, para que você escolhe um áudio personalizado. A segunda, arquivos de áudio pré-instalados dentro do próprio WhatsApp.
  4. Uma vez que você tenha escolhido o toque desejado, basta pressionar “OK”.

Você pode selecionar diferentes toques do WhatsApp para mensagens, grupos e ligações de seus contatos.

WhatsApp no iPhone

  1. Caso você esteja utilizando um iPhone, basta selecionar o contato para o qual você deseja personalizar um toque do WhatsApp e clicar sobre ele.
  2. Depois, role a tela até identificar a opção “Personalizar Toque”.

Como era no passado

No passado, usar toques personalizados no celular era uma tarefa complicada e até, muitas vezes, cara, visto que algumas operadoras vendiam ringtones com canções específicas. Os smartphones chegaram para mudar isso ao oferecerem uma gama de aplicativos que contam com bibliotecas de toques e até mesmo editores de áudio embutidos.

Os primeiros celulares vendidos em larga escala no Brasil ainda vinham com toques simples, chamados de toques monofônicos (ou ringtones monofônicos). Aos poucos, modelos melhores começaram a oferecer sons melhores, chamados de polifônicos, com maior variação de tons.

Por algum tempo, essa característica era diferencial de um celular para outro. Usuários inclusive costumavam comprar toques da operadora. A própria Apple vendia muitos toques para as versões iniciais do iPhone. Aos poucos, porém, os telefones começaram a decodificar áudio de alta qualidade.

Com vimos, os ringtones de hoje são bem mais sofisticados e podem ser baixados de graça em apps da App Store ou Google Play Store.

Um adendo: toda essa história é bem interessante, e você pode lê-la no post que fizemos sobre a evolução do celular ao longo do tempo. Vale dizer, pois, que ela é bem interessante, e (spoiler) contém alguns dados de que – provavelmente – você nem fazia ideia! Sobretudo se não tiver chegado aos 30 anos.

Saiba mais: Sabia que a claro está oferecendo 240MB de internet fixa por R$99,99? Acabaram-se os tempos de internet lenta e vacas magras!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Compara Plano, pois estamos muito satisfeitos em te ver por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *