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Saiba como entrar em contato com a Ouvidoria TIM

Este post é voltado para quem possui alguma conta TIM e tem um tipo de pendência para resolver. Neste espaço, vamos te ajudar a falar com a Ouvidoria TIM para que seu problema seja resolvido da melhor maneira.

Pois, quem possui um plano de celular com alguma operadora sabe que normalmente acontece alguma coisa fora da ordem. Seja no sinal, na cobrança, no serviço prestado, enfim, quase sempre há algum item que precisamos acertar com a operadora.

E é sempre muito desconfortável ficar sem ter resposta ou tentando solucionar algum problema e não conseguir falar com a empresa contratada. Ainda bem que hoje em dia existem muitos canais de contato, e isso facilita a comunicação.

Leia mais: Veja planos da TIM, a maior cobertura nacional.

Não há Ouvidoria TIM específica

Um detalhe importante é saber que, ao contrário de outras operadoras, a TIM não possui um canal exclusivo para ouvidoria. Mas, nós vamos lhe mostrar o caminho para chegar no canal certo.

Antes de entrar direto na Ouvidoria TIM, o cliente pode passar por outras etapas de atendimento para tentar solucionar sua questão. Vejamos abaixo.

Atendimento TIM Online

O chat online geralmente é uma opção muito boa para quem prefere solucionar suas dúvidas de maneira rápida e prática.

Disponível no site da TIM em qualquer página em que você estiver navegando, o atendimento online TIM é a opção ideal caso você esteja pesquisando algum produto e não consiga compreender direito aquela oferta.

Central de Atendimento TIM

Se depois de consultar o Meu TIM (veremos a plataforma mais à frente) e o Chat Online o seu problema ou dúvida persistir, o melhor a se fazer é consultar um atendente. Para isso, basta ligar para:

  • *144 do seu celular
  • 1056 do seu telefone fixo
  • 0800 501 9919 para contratar TIM Live
  • 103 41 para falar do TIM Live

Saiba quais são os horários de atendimento

Em qualquer um dos números acima, o atendimento está disponível 24h por dia, 7 dias por semana. Ou seja, o atendimento estará sempre disponível para você.

Atendimento via rede social

É claro que uma grande operadora, que oferece serviços de comunicação, não poderia ficar fora das redes sociais. Então, se você é daqueles que não gosta de falar no telefone e está super familiarizado com as redes sociais, fique tranquilo, pois a TIM também oferece atendimento nessa plataforma. A operadora atende em quatro redes sociais: Twitter, Instagram, YouTube e também Facebook.

O Twitter é o @TIM_ajuda. Para falar sobre o serviço TIM Live especificamente é necessário acrescentar a hashtag #LIVETIM no tweet publicado.

No Facebook basta acessar o perfil oficial TIM Live e enviar uma mensagem, e o atendimento fica disponível de segunda à sexta, das 08h às 20h20, exceto em feriados.

No Instagram da TIM basta procurar por @timbrasil. Já o YouTube da TIM é só buscar por “TIM”.

Aplicativo Meu TIM

Seguindo nessa levada digital, os clientes TIM Live passaram também a ter acesso ao Meu TIM, plataforma de autoatendimento da operadora. Por meio desse canal é possível conferir a sua fatura, conseguir segunda via dela, acompanhar os seus gastos e mapear o uso dos serviços contratados.

Para acessar o App da TIM, você precisar ser cliente pré-pago ou pós-pago (voz, fixo ou internet). Se você faz parte de algum desses planos, basta entrar com o número de telefone TIM como login e senha (inicialmente são os 4 primeiros dígitos do PUK registrado no cartão do seu TIM chip).

Ouvidoria TIM através do SAC

Agora, caso o seu problema não tenha sido resolvido nas etapas anteriores, chegou o momento de entender como funciona a Ouvidoria TIM.

A Ouvidoria TIM pode ser acionada pelo consumidor após a tentativa de solução de seu problema através do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Somente com o número do protocolo de atendimento do SAC será possível acionar a ouvidoria.

O SAC tem como objetivo oferecer atendimento de qualidade ao consumidor, para que ele possa fazer reclamações, esclarecer dúvidas e solicitar serviços.

Ouvidoria TIM via telefone

Seguindo os passos apresentados abaixo, o cliente irá conseguir contato com a Ouvidoria TIM pelo telefone:

Ligue em algum dos números abaixo:

  • *144 para ligações do seu celular TIM.
  • 1056 para ligações de telefones fixos ou móveis
  • 0800 741 2580 para atendimento a deficientes auditivos.
  • 103 41 para TIM Live, TIM Fixo ou TIM Casa Internet.

Depois disso, escolha a opção falar com um atendente.

Ao ser atendido, informe que assunto precisa ser resolvido pela Ouvidoria TIM. É fundamental ter em mãos o protocolo de atendimento do problema que não foi resolvido no SAC, seus documentos pessoais e demais informações sobre o caso.

A partir dessa etapa, o atendente te informará o procedimento necessário para solucionar sua questão.

Ouvidoria TIM pelo Chat

Também é possível entrar em contato com o serviço de ouvidoria através do chat TIM. Para isso, você precisar seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o Chat da TIM
  2. Preencha o formulário de contato com dados solicitados
  3. Clique em Enviar
  4. Uma nova caixa de diálogo será aberta
  5. Escolha falar com um assistente
  6. Informe que precisa falar com a Ouvidoria TIM
  7. Tenha em mãos o protocolo de atendimento do SAC, documentos pessoais e informações sobre o problema

Internacional

Se você está no exterior ou pretende fazer uma viagem internacional, atenção. Em todos os casos de troca de TIM Chip o serviço de Roaming Internacional é desativado. Para ativar novamente o serviço basta ligar para *144 ou acessar o Meu TIM.

No exterior é possível também ligar grátis do seu TIM para a central especializada em roaming internacional +55 11 2847-6144.

Como cancelar plano da TIM

Para quem quer apenas cancelar um plano ou promoção da TIM, mas não vai sair da operadora, o processo é bem simples. O ideal é que você já tenha um novo plano em mente, para não ficar dias sem usar o serviço. Siga o passo a passo abaixo:

  • Número para cancelar plano da TIM
    • Ligue para o número *144, o telefone de atendimento da TIM.
    • Selecione a opção “9”, de cancelamento, e siga as orientações.
    • Nesse número, o cliente consegue cancelar qualquer promoção da operadora ou solicitar a mudança de plano TIM.
    • Deficientes auditivos podem ligar para 0800 741 2580.

Cancelando o TIM Pós-pago

Se você está descontente com o serviço que adquiriu do TIM Pós-pago, saiba que existe uma maneira rápida de cancelamento.

Para cancelar o TIM Pós-pago ligue para a TIM através dos seguintes números:

  • *144 do seu aparelho móvel da TIM
  • 1056 de qualquer telefone (móvel ou fixo)
  • 0800 741 2580 para atendimento ao deficiente auditivo

Lojas: a Ouvidoria TIM presencial

As lojas físicas TIM não servem apenas para realizar compras e testar aparelhos. Elas também são uma fonte para tirar dúvidas e resolver os seus problemas. Algumas pessoas preferem falar cara a cara, então os pontos de venda são uma ótima opção para você.

Deficientes Auditivos

A TIM também tem o canal de atendimento para deficientes auditivos. Ele funciona 24h todos os dias da semana, e é feito a partir do TDD (Telephone Device for Deaf – Dispositivo Telefônico para Surdos).

Basta ligar para o número 0800 741 2580. O atendimento da TIM também pode ser feito via torpedo, para o número 2580.

Site da TIM

Antes de qualquer coisa, uma dica importante é olhar o site da TIM. Lá, você pode encontrar todas as informações básicas sobre os planos que a operadora oferece, os serviços e as vantagens.

Além disso, vale sempre a pena conferir a sessão de perguntas frequentes disponíveis no site. Quem sabe por ali mesmo você não consegue tirar sua dúvida ou até mesmo resolver um problema que está te incomodando bastante.

Outro estágio

Agora, se o seu problema não foi resolvido na Ouvidoria TIM, saiba que você pode reclamar na Anatel. Basta seguir os seguintes passos:

Tenha o número de protocolo fornecido pela TIM quando tentou acessar o atendimento;

Entre em contato com a Anatel e registre sua reclamação;

Depois disso basta monitorar o processo pelo canal de atendimento da própria Anatel.

Leia mais: Quais os planos de internet da TIM?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

4 comentários em “Saiba como entrar em contato com a Ouvidoria TIM”

  1. Boa Tarde!

    Em Março fiz uma mudança de pacote de pre-pago para tim controlede 9g de internet e 3 meses de bonus de 4G, no valor de 54,99.
    A fatura foram pagas mes março, abril comecei a ter problemas, nao navego com o giga fornecido, além de um video que vejo no youtube ja fala que atingi os dados de consumo, como? se tenho 3 meses de 4g gratuito?
    ALem de pagar a fatura de 54,99 por esses 3 meses coloquei credito de 20,00 reais ou seja 60,00 paro contratar o pacote adicional e poder navegar, no domingo dia 16/05/2020 liguei na tim, conversei com a atendente informando que tinha contratado o pacote adicional porem continuava sem navegação, pedi a mesma que voltasse para o meu pacote pré- pago uma vez que não estava cumprindo com o a propaganda ela disse que tinha que pagar 84,00 + 64,00 de multa, oras vcs estoquem o meu dinheiro e ainda tneho que pagar multa??? que nem ontem eu vi um video e ja atingi o pacote a 80% como assim… solicito reversão urgente do ocorrido para pre-pago o meu pacote, para que nao tenha que tomar medidas mais drasticas uma vez que estamos em plena pandemia,.

    grata flavia

    1. Oi, Flavia.

      Neste caso, o ideal é abrir uma reclamação na ANATEL.

      A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h, é só ligar para 1331!

  2. Boa noite!!!
    Por favor, fiz portabilidade para outra operadora e veio a cobrança no meu número de um valor, fora do que eu costumava pagar… Na Anatel precisa fazer uma notificação para a operadora que fez a cobrança indevida… Por isso peço a revisão ou a explicação deste valor neste Número: 43-99210956

    1. Oi, Erica.

      Sugerimos que entre em contato com a TIM através do número *144. A TIM deve resolver sua solicitação e oferecer um desconto proporcional à cobrança na próxima fatura.

      Abraços.

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