Qual a internet mais rápida do mundo? Descubra aqui!

Para falar sobre a internet mais rápida do mundo, é preciso entender como é o funcionamento da tecnologia, e onde o Brasil está em relação a isso. Com velocidade de 178,08 Terabits por segundo, a conexão mais rápida de internet ainda é testada em laboratório, mas pode beneficiar usuários.

Na Inglaterra, pesquisadores da University College London desenvolveram uma técnica que aumenta a capacidade de transmissão de dados em fibra óptica. Para que a transmissão de múltiplos sinais em uma única fibra aconteça, são usados vários comprimentos de onda.

Liderada por Lidia Galdino, a equipe utilizou uma gama ainda maior de comprimentos de onda para conseguir mais canais de transmissão dentro da fibra. E o sinal ainda foi otimizado de acordo com as características específicas de cada canal.

O experimento permitiu atingir 660 canais e alcançar uma velocidade de transmissão de 178,08 Terabits (22,26 Terabytes) por segundo. Assim, realizando um “loop” de fibra com comprimento de 40 km dentro do laboratório. 

Leia também: Qual a melhor internet fibra? Veja o comparativo e comprove!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Internet mais rápida do mundo: novas possibilidades

Com essa velocidade, é possível transferir em um segundo, o conteúdo de 222 discos Ultra HD Blu-Ray, que armazena 100 GB cada. Ou, para dar um exemplo mais simples, todo o catálogo da Netflix.

É importante lembrar que essa velocidade foi obtida em condições de laboratório. Porém, diversos fatores em um cenário real, como a velocidade com que os dados podem ser lidos na origem e gravados no destino, equipamentos no meio do caminho e comprimento do cabo, podem levar a uma queda no desempenho.

A tecnologia que permite a internet mais rápida do mundo ser alcançada não deve chegar tão cedo aos nossos lares. No entanto, pode ser útil na transmissão de dados entre data centers, ou na construção das redes de fibra óptica que suportam nossas redes de dados em 4G ou 5G. Dessa forma, beneficiando indiretamente a experiência do usuário final.

Descubra: qual país tem a internet mais rápida do mundo?

Para entender onde o Brasil está em relação a outros países, consultamos o Speedtest, um site que compara a velocidade de internet de 122 países. Periodicamente, realiza pesquisas relacionadas à conexão de dados ao redor do mundo.

Existe um ranking com as maiores velocidades de internet móvel e banda larga, onde os resultados mostraram que a internet mais rápida pode chegar ao usuário com mais de 170 mega por segundo.

É uma velocidade e tanto! Porém, esse número não é para os usuários de qualquer lugar. Este tipo de conexão você só encontra na Ásia e na Europa.

Confira a lista de países e suas velocidades:

Internet banda larga mais rápida:

  • Singapura – 170,99 Mbps;
  • Islândia – 155,25 Mbps;
  • Hong Kong – 141,43 Mbps;
  • Coréia do Sul – 117,62 Mbps;
  • Romênia – 109,26 Mbps.

Internet móvel mais rápida

  • Noruega – 62,70 Mbps;
  • Catar – 59,81 Mbps;
  • Islândia – 58,57 Mbps;
  • Singapura – 54,96 Mbps;
  • Emirados Árabes – 54,18 Mbps.

Apesar dos Estados Unidos serem uma potência e gerarem certa expectativa sobre esse tipo de dado, o país ocupa surpreendentemente a 47ª posição do ranking. Além disso, a velocidade média de internet banda larga no país é de 27,76 Mbps, pouco maior do que a do Brasil.

Porém, quando se fala em internet móvel, o desempenho apresentado é bem melhor. Onde a velocidade de download chega a 92,66 Mbps, ocupando assim a 9ª posição.

E a velocidade da internet no Brasil?

O Brasil está na 73ª posição no ranking mundial de velocidade de internet banda larga, apresentando-se bem abaixo da média global.

Ao avaliar os dados do Speedtest, é possível verificar que a velocidade média de download da internet banda larga no Brasil é de 22,09 Mbps. Já a média global é de 45,48 Mbps.

Quando testa-se a média de download da internet móvel, chegamos a 18,52 Mpbs, enquanto a global é 23,57 Mbps. 

Quando se fala em banda larga, a internet mais rápida do mundo é quase 8 vezes maior que a do Brasil. Já a internet móvel aqui é três vezes menor.

Leia também: O que é ping e como interfere na velocidade da sua internet?

Cidades com internet mais rápida no Brasil

Ao analisar o site “Minha conexão”, que mede a velocidade de internet em todo o Brasil, a internet banda larga mais rápida do país está em Viamão, no Rio Grande do Sul. A média chega a 49,7 Mbps. O segundo lugar também está em outra cidade do Rio Grande do Sul, Osório, com velocidade de 49,6 Mbps.

Ao analisar as capitais com maior velocidade de conexão, chegamos ao seguinte resultado: 

  • São Paulo, com 19,3 Mbps;
  • Porto Alegre, com 18,6 Mbps;
  • Curitiba, com 17,4 Mbps.

Já quando se trata de internet móvel no país, São Paulo se mantém em primeiro lugar, como mostra abaixo:

  • São Paulo, com 9,8 Mbps;
  • Florianópolis, com 9,7 Mbps;
  • Porto Alegre, com 9,6 Mbps.

E a operadora com a internet mais rápida?

Também utilizando o site “Minha conexão” para fazer essa análise, foi constatado que o  provedor de internet banda larga com a internet mais rápida do Brasil é o One Center. Apresenta a velocidade de 165.1 Mbps, e opera em Avaré (a cidade com maior velocidade), no estado de São Paulo.

Quando se trata das operadoras mais conhecidas do país, a Vivo Fibra destaca-se como a primeira, porém, só aparece no 223º lugar, com 42.6 Mbps. Em seguida, está a TIM Live com  39.5 Mbps.

No caso da internet móvel, a Claro é a operadora com maior velocidade, com 9,2 Mbps, seguida da TIM, com 8,7 Mbps.

Saiba qual a operadora com a melhor qualidade de internet

Além da velocidade da internet, existem diversos fatores que interferem na satisfação com a conexão. A área de cobertura, estabilidade e preço por mega ou giga estão entre eles. Ou seja, o Brasil não é um país que oferece uma alta velocidade de internet banda larga ou móvel, porém, pode compensar nos demais quesitos.

A Anatel realiza todo ano a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, tendo como objetivo avaliar as operadoras de acordo com a opinião de seus consumidores. No último relatório divulgado, o ranking nacional de satisfação geral mostrou as 5 melhores operadoras:

  • Unifique – 8,02 pontos;
  • Copel – 7,97 pontos;
  • Brisanet – 7,47 pontos;
  • TIM – 6,96 pontos;
  • Algar – 6,86 pontos.

Para contratar os planos com uma internet de qualidade, é preciso comparar e entender os detalhes de cada operadora. E isso você pode fazer no Compara Plano!

Leia também: Mega e Giga: o que são, como funcionam e qual a diferença?

QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM! 

E aí, tiramos suas dúvidas sobre a internet mais rápida do mundo?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *