Pular para o conteúdo

Oi Velox: Entenda os detalhes da mudança no plano

oi velox

Contratar um serviço de banda larga de qualidade virou uma prioridade para as famílias brasileiras. Ainda mais em tempos de pandemia de novo coronavírus, que forçou as pessoas a ficarem mais em casa e na dependência da internet. São muitas as opções de planos oferecidas. Uma das quatro grandes operadoras, a Oi, por exemplo, passou a oferecer somente planos da linha Oi Fibra e descontinuou as vendas do conhecido Oi Velox. Vamos explicar em detalhes o por quê.

Até recentemente, a Oi ofertava internet fixa em duas modalidades. A primeira é a Oi Velox, que em resumo utilizava ainda uma tecnologia inferior de cabos para fornecer o sinal da rede. A segunda é a Oi Fibra, que apareceu no mercado junto com a popularização do uso de cabos de fibra ótica para transporte de dados.

O fato é que a internet por fibra ótica ainda tem abrangência limitada, por ser uma tecnologia razoavelmente nova. É mais comum em grandes centros urbanos ou capitais. Nesse sentido, a Oi resolveu apostar restritamente na linha Oi Fibra para ofertar seus pacotes de internet banda larga com alta velocidade e toda a qualidade desse tipo de ligação.

Neste post, vamos descrever todos os planos disponíveis do Oi Fibra, os benefícios dos pacotes e também explicar mais detalhes sobre as mudanças ocorridas no Oi Velox.

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Oi Velox deu lugar exclusivamente ao Oi Fibra

O fato é que sem muito alardear, a operadora Oi descontinuou a comercialização da internet banda larga por rede de telefonia, a partir de cabos de cobre, mais precisamente a Oi Velox. Com isso, no site oficial da empresa estão disponíveis apenas planos de internet Oi Fibra, a partir de 200 MB de velocidade até 400 MB.

Ou seja, mesmo que um usuário more em uma localidade ainda sem cobertura de internet de ultravelocidade. Quem já era cliente Oi Velox seguem recebendo o serviço normalmente.

Esse movimento significa que a empresa está focada agora na oferta de internet por fibra ótica. O que, na verdade, é um caminho sem volta para a transmissão de sinal de internet de qualidade no Brasil e no mundo. Para você ter uma ideia, a Oi tem mais de 5 milhões de clientes de internet banda larga fixa. Desses, mais de 1 milhão já recebem o serviço por cabo de fibra ótica.

Leia também: Home office: a qualidade da internet é fundamental

As diferenças do Oi Velox e do Oi Fibra

Para facilitar o entendimento, vamos detalhar as diferenças que existiam entre o Oi Velox e o Oi Fibra.

Oi Velox: o tradicional ADSL

Na prática, o Oi Velox era conhecido por utilizar o mesmo cabeamento da rede de telefonia, ou seja, com pares metálicos de bronze (ADSL e VDSL). Essa é uma das principais características que poderia deixar a conexão com uma latência mais alta e, consequentemente, com velocidade de internet mais baixa e instável.

Em outras palavras, era um serviço que podia trazer limitações como o desempenho da conexão e dificuldade em utilizar a rede por muitos dispositivos ao mesmo tempo. Poderia afetar, inclusive, o acesso a plataformas de streaming de vídeo de forma adequada. Quanto mais distante a central da cada do cliente, mais perda no sinal poderia ocorrer.

No entanto, por muito tempo, a tecnologia utilizada no Oi Velox era considerada a mais avançada. Até a chegada da fibra óptica. Aí, o cenário mudou completamente e a fibra atropelou o antigo cabo.

Oi Fibra: a evolução

É aí que entrou a Oi Fibra. Nesse caso, a banda larga fixa utiliza padrão FTTH, ou seja, quando a fibra faz ligação direta entre a central da operadora e a casa do cliente, garantindo uma baixa latência, alta velocidade e mais estabilidade no sinal. Em outras palavras, é outro mundo.

Tanto que essa tecnologia permite a conexão de vários dispositivos em uma única rede sem muitos solavancos. Além disso, é possível baixar arquivos mais pesados e assistir a conteúdos em vídeo de forma bem mais tranquila sem travar. Para quem gosta de jogar online, a fibra ótica foi a salvação.

Essa tecnologia também foi um passo importante para o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT).

Leia também: 5 verdades e 1 mentira sobre a internet fibra ótica

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Oi Fibra: quais os planos oferecidos

Os planos Oi Fibra banda larga internet fixa oferecem duas opções: 200 MB e 400 MB de velocidade.

A mais básica tem o valor de R$ 99 ao mês para pagamento do débito em conta ou conta digital. Segundo a operadora, é ideal para 7 a 10 dispositivos conectados à rede. Nessa oferta estão inclusos modem WiFi Up, instalação grátis, 60 Mega de upload e Oi Play (plataforma de vídeos da Oi).

Já o plano mais completo custa R$ 149,90 ao mês do débito em conta ou conta digital. Entrega melhor experiência de conexão e superestabilidade para utilizar a rede quando quiser e por 10 ou mais dispositivos simultaneamente. Também inclui modem WiFi Up, instalação grátis, 200 Mega de upload e Oi Play, além do serviço Oi Expert (especialistas disponíveis 24h para dar suporte técnico).

Lembrando que para contratar o Oi Fibra é preciso verificar a cobertura do serviço na sua região. Infelizmente, a fibra ótica ainda não atingiu todas as cidades brasileiras.

Leia também: O que os celulares 5G tem de diferencial no mercado?

Oi Play: atração à parte

Um dos serviços atrativos na contratação do Oi Fibra é o Oi Play, uma plataforma de streaming de vídeo exclusiva operadora. No app é possível assistir online filmes, séries e desenhos no seu celular, tablet ou notebook. Com os Plays, a moeda do Oi Play, você troca os conteúdos do seu plano por outros da sua escolha.

É possível contratar o Oi Play em três modalidades: smart (5 Plays), avançado (35 plays) e top (85 plays). Você pode assistir à HBO Go, por exemplo, por 50 Plays. Ou ainda a ESPN Watch por 10 Plays. São muitos canais disponíveis.

Para cancelar o Oi Velox

Caso você queira cancelar o plano Oi Velox, um dos caminhos é falar com a operadora pelo número 103 31 e solicitar o encerramento do contrato. Também é possível fazer a operação por meio do app Minha Oi.

É preciso ressaltar que, apesar da reformulação que descontinuou a Oi Velox para novos clientes, os usuários atuais seguem tendo acesso ao serviço, como informamos mais acima. Agora, se você tem interesse em contratar o Oi Fibra, é preciso verificar a disponibilidade e cobertura na sua região junto à operadora.

Leia também: Minha Oi: saiba tudo sobre o atendimento digital da Oi

Oi Velox: entendeu a diferença?

Agora que você já conhece a mudança que ocorreu com o Oi Velox, que tal conferir o que é melhor para a sua casa: banda larga ou internet móvel?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *