Oi corporativo: de olho neste mercado empresa reinventa ofertas

A operadora Oi anunciou um novo pacote com ofertas específicas para clientes do setor empresarial como organizações de grande porte e eventos nacionais. O lançamento da Oi corporativo, chamado de Oi Soluções, é uma estratégia para recuperar mercado e prestígio, uma vez que a própria companhia divulgou recentemente dados que representavam prejuízos.

Neste artigo vamos falar sobre essa nova área de atuação de uma das principais marcas de telecomunicações do país e explicar como serão as ofertas. Confira!

Leia maisPlano de celular para empresas – descubra os melhores planos

Oi corporativo aposta em mercado B2B

B2B é a sigla do termo em inglês Business to Business, que representa um segmento próprio de relações comerciais entre empresas sem intermediários. Como uma forma de recuperar prejuízos expostos nos últimos tempos, a operadora Oi decidiu apostar nesse mercado.

Prejuízo crescente

Após anunciar prejuízos no segundo trimestre de 2019, a Oi voltou a anunciar resultados negativos no último período do ano. Dessa vez, entretanto, a perda foi ainda maior e aumentou 3,6 vezes em relação ao trimestre anterior e 4,3 vezes se comparado ao balanço do último período de 2018.

Dessa forma, o registro líquido do prejuízo da empresa ultrapassou os R$5,7 bilhões. Conforme dados econômicos divulgados oficialmente, o lucro também apresentou queda, assim como outros números. Com isso, a Oi encerrou o ano de 2019 com uma dívida líquida de aproximadamente R$14 bilhões.

Nova estratégia em soluções empresariais

Dentro desse contexto a Oi começou a trabalhar em possíveis estratégias para voltar a recuperar as contas e a autoridade no setor. Afinal, estamos falando de uma das quatro maiores empresas que dominam o mercado de telecomunicações brasileiro.

Assim, surgiu a ideia de reformular os planos Oi corporativo e lançar um novo leque de ofertas com foco claro em grandes empresas. A estratégia foi apresentada durante um evento para convidados e a imprensa na cidade de São Paulo.

Segundo a companhia, o lançamento da Oi Soluções representa um reposicionamento da marca, voltado para a industria de soluções empresarias. O novo projeto será dirigido pela mesma gestora responsável pela área de B2B, que agora ganhou um novo destaque.

Investimentos na Oi Corporativo busca liderança

Com o grande número de ofertas de fibra ótica existente hoje no mercado brasileiro, a operadora decidiu apostar no Oi corporativo. Um dos principais objetivos dessa estratégia é retomar seu espaço e buscar a liderança no ramo de infraestrutura de internet no país.

O reposicionamento foi baseado em números positivos desse segmento, divulgados no evento de lançamento das ofertas do Oi Soluções. Atualmente, os serviços empresarias da companhia constituem um dos principais negócios da empresa, junto ao fornecimento de banda larga, telefonia fixa residencial e TV por assinatura.

Números positivos

Para começar essa nova fase de investimentos e serviços, a Oi divulgou alguns números positivos que estiveram na contramão dos demais resultados. Entre os meses de janeiro e outubro de 2019, as soluções em TI tiveram um crescimento de receita de quase 30% em relação ao ano anterior. Além disso, o número de clientes na área cresceu mais de 2%.

Os bons resultados são atribuídos, entre outras coisas, ao trabalho de mais de 1,5 mil profissionais que estão atuando exclusivamente no atendimento a essa demanda. Mediante esse trabalho, o segmento de serviços empresariais fechou o ano com aproximadamente 57 mil clientes. Tudo isso agora estará a cargo do Oi Soluções.

Soluções Oi corporativo

Segundo a empresa, todo o trabalho voltado para a sua recuperação de mercado também busca transformar digitalmente a estrutura dos clientes para os quais presta serviços.

Para concretizar o projeto de novas ofertas Oi corporativo a companhia investiu em preparar uma estrutura de ponta e especializada. Dessa forma foram tomadas algumas medidas importantes, coma a formação de uma equipe de inovação para o desenvolvimento de produtos e serviços específicos do Oi Soluções.

Ademais disso, foram realizadas inúmeras parcerias estratégicas e houve a estruturação de núcleos para aceleração de startups, labs de cocriação com os próprios clientes e a formação de um hub de empreendedorismo.

Confira alguns dos serviços anunciados pela Oi corporativo dentro do reposicionamento da marca.

  • Segurança digital
  • Internet das Coisas (IoT)
  • Conexão de fibra óptica
  • Projetos de gestão tecnológica e interface
  • Análise de dados (Analytics)
  • Computação em nuvem (cloud computing)
  • Produtos de conectividade e voz
  • Data Center

Serviços de conectividade, segurança e TI exclusivos e customizados

A primeira grande novidade dentro do portfólio da nova divisão Oi Soluções foi apresentada no evento de lançamento. O produto, chamado Gestão Digital 360º, oferece um serviço exclusivo de conectividade, segurança e TI customizados para cada cliente.

O produto contou com um case importante, que teve uma infraestrutura de conexão totalmente customizada pela Oi. Foi a Comic Con Experience (CCXP) 2019, uma das maiores feiras de cultura pop do mundo, que aconteceu em dezembro de 2019 em São Paulo.

Conforme a empresa, a ideia de lançar um produto completamente adaptável e flexível à demanda do cliente surgiu dentro da própria empresa, uma vez que houve uma demanda interna de melhorar a arquitetura de TI da companhia. Os resultados foram acima do que era esperado e geraram uma mudança na forma de gestão da Oi.

Oi corporativo anuncia primeira oferta da nova divisão

Pouco mais de um mês depois de oficializar o novo posicionamento Oi corporativo, a empresa anunciou o Oi Smart Cloud 4.0. A oferta de serviço de nuvem inaugurou a atualização de portfólio da marca Soluções.

A Oi já oferecia ao mercado uma plataforma de nuvem, porém esta estrutura foi completamente reformulada para atender as demandas consideradas mais importantes do setor.

Nuvem híbrida

O Smart Coud 4.0 é um serviço de nuvem híbrida que possibilita a criação de arquiteturas de TI com alta exigência de capacidade de processamento em tempo real e baixa latência. Essas características são típicas, por exemplo, da Internet das Coisas (IoT) e representam uma das maiores tendências do futuro tecnológico.

Outro grande diferencial é que a plataforma está baseada em ferramentas com código aberto que permitem a utilização de modelos de cloud tanto privados quanto públicos. Ou seja, o Oi está lançando uma nuvem híbrida que permite inclusive a gestão redes de edge computing.

A nova solução está adaptada para funcionar como um complemento a estruturas de gigantes do mercado da tecnologia, como Azure, Google e AWS. Isso foi pensado pela companhia com a visão a longo prazo de atender a grandes clientes do mercado como governos e setores financeiro e varejista.

Crescimento no serviço de nuvem

A Oi começou 2020 com cerca de 200 clientes no segmento de serviços de nuvem para empresas. Com o lançamento da divisão Oi Soluções e, em seguida, o Smart Cloud 4.0, a empresa espera crescer pelo menos 50% até 2022.

Para atingir essa meta a operadora aposta no espaço de mercado que já está comprovado pela demanda atendida pelos serviços de telecom. Afinal, são mais de 50 mil clientes empresariais atendidos nessa área e que podem contratar os novos serviços corporativos.

Neste outro artigo mostramos quais são os melhores planos de telefone fixo para empresas. Também quer conhecer os principais planos das operadoras e escolher o melhor para sua casa ou sua empresa? Então, não perca o conteúdo do blog do Compara Plano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *