O que significa MB? Entenda os detalhes da sigla!

o que significa MB

Todos já devem ter se deparado com a sigla MB, seja em extensões de fotos, vídeos, pdfs, ou qualquer outro arquivo virtual. Na verdade, é um nome que está em toda parte se você navega na internet ou lida diariamente com diferentes tipos de arquivos. Mas você já parou para se perguntar o que significa MB?

Essas letras são a sigla para megabyte. Mas qual é realmente o sentido delas? Há outras? Para você ter uma ideia, entender o significado dessas siglas também é importante na hora de contratar um plano de celular, internet ou telefone móvel. 

Para responder a todas essas perguntas, continue lendo esse artigo!

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

O que significa MB?

Como dissemos na abertura do post, MB significa megabyte. Isso nada mais é do que a sigla para a medida do tamanho dos arquivos presentes no computador, celular, tablet ou TV. Uma simples foto, um vídeo no YouTube e até aquele relatório enorme de milhares de páginas, todos eles têm um tamanho diferentes. Pode ser de 5 mb, 100 mb, ou até 1000 mb. 

Assim como temos medidas de coisas físicas, como arroz, bolsas, celulares, os documentos virtuais também têm seus pesos. Definem o tamanho, a capacidade de armazenamento ou processamento de dados digitais de um dispositivo, ou outro equipamento eletrônico.

Essa unidade se refere a medida de informação que o aparelho consegue armazenar ou o tamanho do documento.

História do MB

O conceito teve início por volta dos anos 60, quando a gigante empresa IBM optou por padronizar todas as medidas de arquivos, já que os computadores estavam começando a se popularizar.

Antigamente, 1 megabyte era considerado uma enorme quantidade de memória. Os antiquados disquetes são um bom exemplo disso, uma vez que só suportavam 1,44 MB. Isso equivale, mais ou menos, a um livro pequeno. Já os CDs armazenam até 700 megabytes.

Pode parecer um pouco confuso para quem está entrando nesse mundo agora. Mas entender o que significa MB é muito simples e vai te ajudar em muitos processos pela internet. Por exemplo, para publicar um vídeo numa rede social, que sempre tem uma limitação de MB para isso.

Além do megabytes, tem também tem as siglas bite, byte, kilobyte (KB), gigabyte (GB) e terabyte (TB). Mas não se preocupe. Vamos te explicar certinho o que cada um dele significa, e como eles estão relacionados.

Leia também: Cabo HDMI: o que é e para que serve essa tecnologia?

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Outras extensões de arquivos além do MB

No mundo da informática e computadores, há outras extensões de arquivos. É importante você conhecer todas  elas, veja abaixo.

Bit

O bit é a menor unidade de memória que um computador utiliza. Representa apenas dois números, que são o 0 e o 1, os números binários. Sua abreviação é com a letra “b”. 

Ele pode ter a variação “megabits”, que pode significar a velocidade da sua conexão de internet. Quando você contrata um plano com alguma operadora, as opções que lhe serão fornecidas sempre estarão em megabits por segundo, e sua sigla é a Mbps.

E o Byte?

Seu significado é o mesmo do megabytes. A diferença aqui é que o segundo recebe o sufixo “mega” indicando 1.000.000 bytes. Outra conversão é que 1 byte equivale a 8 bits.

Para essa última, há uma brincadeirinha para entender melhor. Cada letra digitada em um computador é equivalente a 8 bits ou 1 byte. Então, se você escrever a palavra “amor”, estará usando 32 bits, ou 4 bytes. Como a palavra tem 4 letras, fica:

4 letras x 8 bits = 32 bits ou 4 letras x 1 byte = 4 bytes

Kilobyte 

Kilobyte é a próxima nomenclatura. Ele equivale a 1024 bytes, ou arredondando para 1000 bytes. Sua abreviação é pela sigla KB, e é a unidade menos utilizada hoje em dia.

Gigabyte 

Para entender o que significa MB, é muito importante também saber o conceito de gigabyte. 

Um gigabyte equivale a 1024 megabyte. Hoje em dia é a unidade de medida mais utilizada, por exemplo, nos HD dos computadores. Uma vez que as medidas são 500 GB ou 250 GB. Ele está presente também nos DVDs, que geralmente armazenam até 4,7 GB (ou 4700 megabytes).

É uma unidade de medida muito grande, e para se ter uma noção, em apenas 1 GB cabe quase 16 horas de música. Ou até mais de 300 fotos em alta qualidade.

Terabyte 

Um terabyte é igual a 1024 gigabytes. Atualmente, muitos notebooks e drives em nuvens já possuem armazenamento de 1 ou até 2 terabytes. Ele consegue armazenar muitos arquivos em alta qualidade.

Resumindo todas as siglas que vimos até aqui, podemos montar uma tabela para facilitar a conversão:

  • kilobyte = 1.000 bytes
  • megabyte = 1.000.000 bytes
  • gigabyte = 1.000.000.000 bytes
  • terabyte = 1.000.000.000.000 bytes

Leia também: Idosos e tecnologia: pandemia acelerou a inclusão digital

E o que significam Mbps e Kbps?

Essas duas siglas têm relação com o que significa MB, mas como já dissemos mais acima no post, são unidades utilizadas para medir a velocidade da internet. Mbps significa megabit por segundo, ou só mega. É a abreviatura usada na banda larga das nossas residências, como, por exemplo, 10 Mega, 25 Mega e até 50 Mega. 

E o Kbps, ou kilobits por segundo, é menos utilizado – já foi mais utilizado, mas hoje em dia, perdeu espaço para o Mbps. 

A importância de saber as siglas

Entender o que significa MB, GB, TB, Mbps ajudará você a prestar mais atenção na hora de escolher um computador, celular, HD externo e até contratar o plano da sua internet. Dessa forma, você poderá comprar aquele aparelho que tem o espaço que lhe ajudará a salvar seus arquivos e programas. 

Mas também – e principalmente – a entender melhor os planos de internet para sua casa ou móvel. Além de saber porque um download de um plano de internet de 10MB/s acontece a uma taxa de 1,25MB/s aproximadamente.

Isso porque, quando vamos procurar os planos eles aparecem como “50 Mbps”. E estamos acostumados a ver Mbps como megabytes, mas, na verdade, essa sigla está como megabits por segundo.

Por isso, normalmente recebemos menos velocidade do que estamos esperando. Essa confusão acontece porque usamos os prefixos kilo, mega e giga tanto para bits quanto para bytes. 

Leia tambémPlanos Vivo Controle: Conheça todas as suas opções!

Como entender a velocidade

Para entender melhor, vamos dar um exemplo. Uma velocidade de 50 Mbps (megabits) de download você divide os 50 por 8. Assim, a velocidade máxima de download de arquivos seria de 6,25 megabytes por segundo. 

E para a velocidade de upload é só fazer o mesmo cálculo. Por exemplo, se ela for de 25 Mbps, dividido por 8, daria 3,125 megabytes por segundo.

Hoje em dia há sites especiais para calcular a sua velocidade de download e upload. Dessa forma, você pode cobrar da sua operadora se os valores que está pagando é o mesmo que está recebendo. 

Desde o final de 2020, as operadoras foram obrigadas pela Analtel a garantir 80% do contrato. Ou seja, se você paga por 10 megabits, você receberá 8 Mbps. Antes dessa nova norma, em 2012, o limite da velocidade média era de 60% e, em 2013 passou a ser de 70%.

E ainda, antes disso, as operadoras eram obrigadas a disponibilizar apenas 10% da velocidade de internet contratada pelos clientes.

O que é upload e download?

Lembrando que upload é o processo onde você envia um arquivo para outro dispositivo através da internet. Por exemplo, quando você sobe um vídeo no YouTube, ou adiciona uma foto no Instagram.

Já o download é baixar, ou receber, algum arquivo através da internet. Como baixar um programa, ou uma música.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

O que significa MB: entendeu agora?

Dessa forma, entender o que significa MB é muito importante para auxiliar nos processos relacionados a essa tecnologia. Como saber quantos arquivos cabem no seu HD externo, por exemplo.

Ou entender melhor como funciona a velocidade de download e upload da sua internet (residencial, empresarial ou móvel).

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.