O que é streaming e como ganhar dinheiro com essa tecnologia?

o que é streaming

Você faz downloads gigantescos para poder ver um filme no seu computador? Ou Armazena suas playlists de músicas em MP3 em um pendrive? Sinto informar, mas isso tudo já faz parte de um planeta do passado. Em outras palavras, quando você conhecer o que é streaming, um novo universo se abrirá. O streaming é o imediatismo de ter o conteúdo sempre na mão, a qualquer hora. E ainda com a possibilidade de ganhar dinheiro com isso.

Para você ter uma ideia, essa tecnologia veio para aposentar de vez a necessidade de mídias físicas (CDs, DVDs, etc) ou de downloads para assistir filmes, séries ou ouvir músicas. Na verdade, o streaming aproveita todo o potencial da internet para entregar conteúdo quase que de forma simultânea ao acesso. Sem a necessidade de armazenamento de dados no seu dispositivo.

É a partir do streaming, por exemplo, que é possível realizar lives (gravações com transmissão ao vivo) pelo Youtube, Facebook ou Instragram. Ou ainda jogar games pela internet sem precisar de um CD ou DVD. Por essa razão, além de facilitar o consumo de conteúdo na web de várias maneiras, essa tecnologia abriu caminho para pessoas comuns ganharem dinheiro com suas gravações.

Ficou interessado para saber um pouco mais sobre o que é streaming? Gostou também da parte sobre ganhar dinheiro com isso? Acompanhe então esse post para descobrir as respostas. E já garanta um bom plano de internet, como os da Claro e da TIM.

Boa leitura.

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Conteúdo

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

O que é streaming?

Resumidamente, estamos falando em uma palavra: praticidade. Os serviços que utilizam essa tecnologia permite a transmissão de conteúdos pela web sem a necessidade de download. Quando falamos em conteúdo, entram aí filmes, séries, documentários, músicas, livros, entre outros.

Outra característica marcante é que não é preciso aguardar o carregamento total do conteúdo. Ou seja, enquanto a plataforma carrega o arquivo, você já pode ir assistindo ao filme ou curtindo a música de forma instantânea, em tempo real. Ou seja, bem diferente dos antiquados downloads, quando era preciso aguardar receber todo o arquivo.

Os serviços também possibilitam baixar conteúdos para acessar de modo offline, sem internet. Em outras palavras, o streaming revolucionou o modo de consumir conteúdo na web. Isso em qualquer tipo de dispositivo, como celulares, tablets, notebooks, smartTVs, consoles, etc. Essas plataformas podem ser utilizadas com qualquer tipo de internet, seja banda larga ou até 3G ou 4G.

No entanto, de preferência, é preciso ter uma internet de qualidade para usufruir da experiência sem incomodação.

Leia também: Qual a velocidade ideal da internet para streaming?

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Exemplos do uso dessa tecnologia

Na verdade, o streaming está presente em quase tudo o que a gente consome na internet. Plataformas populares como a Netflix, Amazon Prime TV, Looke, Apple TV, Globo Play, NOW, entre outras, todas utilizam essa tecnologia para transmissão de filmes, séries e documentários em tempo real.

Vamos falar de música. Há pouco tempo, a moda era carregar um MP3 Player com um fone de ouvido para curtir suas faixas favoritas. Mas, para isso, era preciso fazer o download das músicas em um computador e passar para o HD do dispositivo. Nesse processo, era com um encontrar um vírus pelo caminho e o entretenimento virava dor de cabeça.

o que é streaming

Agora, as plataformas de streaming de música como Spotity, Deezer, Amazon Music e Claro Música, por exemplo, entregam um catálogo gigantesco de faixas a qualquer hora do dia. Basta fazer uma busca e apertar o play. Além disso, essa tecnologia popularizou os podcasts. Vamos falar sobre eles mais abaixo.

Leia também: Amazon Prime TV, Apple TV ou Netflix: como escolher o melhor serviço de streaming?

Nova geração de games

Outra evolução drástica causada pela tecnologia foi nos games. Agora, a partir de um console (Playstation, Xbox, etc), pelo computador ou outro dispositivo ligado à internet, é possível jogar games online sem a necessidade de comprar a mídia física. Em outras palavras, não é preciso nem fazer o download do título. O jogo está disponível inteiro na internet, em nuvem, em algum datacenter.

Leia também: Plataformas de streaming para jogos: qual é a melhor?

Mas como ganhar dinheiro com isso?

Como falamos anteriormente, o streaming facilitou e muito o acesso a conteúdo em vídeo e áudio pela internet. Tirou dos usuários o peso dos incômodos downloads que enxiam a memória de armazenamento do seu computador ou dispositivo. Além disso, a tecnologia possibilitou as populares lives.

As lives são vídeos com transmissão ao vivo em redes sociais como Instagram, Facebook e o próprio Youtube. Desde o início da pandemia, o número de lives aumentou exponencialmente por conta das restrições de aglomeração de pessoas. E também tornaram-se uma oportunidade para artistas mostrarem sua música, professores suas aulas e profissionais suas habilidades.

Resumidamente, as lives são uma poderosa ferramenta para você se conectar com o seu público, assim vendedores e empresas.

As próprias redes sociais criaram mecanismos para “premiar” streamers mais avançados. Por exemplo, permitir a veiculação de anúncio da plataforma em meio a uma live. Mas isso apenas em contas com mais de 50 mil seguidores e já ter alcançado mais de 300 expectadores simultâneos.

O Youtube também permite a inserção de anúncios em meio a transmissões ao vivo. O pagamento da plataforma ao perfil streamer vai depender de quantas pessoas veem o vídeo.

Pagar para ver e patrocínios

Outro modelo interessante é inserir conteúdo nessas plataformas e liberá-los após o pagamento de uma taxa ou mensalidade. Algumas plataformas de streaming já permitem fazer esse tipo de operação. Nesse caso, o conteúdo deve ser ainda mais qualificado e exclusivo.

Outra forma de ganhar dinheiro com as lives é fazer gravações ao vivo patrocinadas. Ou seja, vender alguns segundos ou minutos da sua live para apresentar um produto ou mesmo apenas utilizar ou produto ou serviço durante a gravação. Tal qual um programa de auditório, por exemplo.

Uma dica crucial para quem quer ganhar dinheiro com o streaming é ficar dentro do seu nicho. Ou seja, definir muito bem o público ao qual está falando. Além disso, criar uma espécie de “comunidade fiel” em torno do seu assunto. E, para finalizar, fazer com que seu perfil o página tenha muitos, mas muitos seguidores.

Em suma, para isso acontecer, poste sempre conteúdo autêntico, de qualidade, e que fale a língua do seu público.

Streaming é o presente e o futuro

Agora que você já conhece detalhes sobre streaming e como se beneficiar dessa tecnologia, que tal conferir qual a melhor operadora para assistir séries e filmes pelo celular?

Para acompanhar o conteúdo em plataformas de streaming sem se incomodar com a internet, vale a pena olhar as opções de planos que a Claro e a TIM oferecem.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *